O candidato a prefeito na cidade de Marco pelo Partido Liberal, José Grijalma Rocha Silva, o Paredão, que já administrou a cidade por dois mandatos, teve seu registro de candidatura indeferido pela 96ª Zona Eleitoral, com sede em Bela cruz, e que também responde por Marco.
O Ministério Público informou que o requerente teve as suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União no ano de 2016, relativas ao exercício do cargo de Prefeito do Município de Marco/CE, alegando que o órgão responsável pela desaprovação das contas do impugnado ostenta competência para esse julgamento, vez que a citada desaprovação de contas decorre de irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa.
O Ministério Público juntou documentação referente ao julgamento das contas pelo TCU com a informação de trânsito em julgado da decisão em 04/05/2016, pugnando ao fim pelo indeferimento do presente requerimento de registro de candidatura.
Em sua defesa, o requerente alega, embora reconheça a existência da decisão de reprovação das contas pelo TCU, responsabilizando por irregularidades na Licitação Tomada de Preços 02/20080009, o julgamento do TCU teria sido nitidamente injustificado, tendo em vista que não há qualquer ato ou ação do candidato que tenha concorrido para o cometimento do vício que fundamentou na rejeição das contas.
Afirma ainda que o candidato impugnado não teve qualquer envolvimento com a assinatura do Convênio SIAFI 620510 (PGE 39/2007), ocorrido no exercício de 2007, bem como na realização da licitação Tomada de Preços 02/2008 -0009, ocorrido no exercício de 2008, cuja Corte de Contas atribuiu como única irregularidade.
No entanto, o Juiz \Eleitoral Janailson Pereira Ludujero, jugou procedente a impugnação ao cargo de prefeito de Marco, indeferindo o registro de candidatura para referido cargo formulado por José Grijalma Rocha Silva, o Paredão, mas sem prejuízo de eventual substituição do candidato a prefeito.
Paredão tem como vice na sua chapa, a sua filha Maria Izabel Jovino Silva Donato Chaves, médica de 27 anos de idade, também do Partido Liberal. Seu principal opositor, o prefeito Roger Guiar (PDT), teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral, e está apto a concorrer a reeleição.
Marco tbm é dominada pelo coronelismo, mas não tem um candidato que possa brigar contra o coronelismo. Convenhamos : pai prefeito e filha vice , tenha paciência né gente .
ResponderExcluir