A diocese de Itapipoca terá um novo bispo após o Papa Francisco ter aceito o pedido de renúncia do atual, dom Antônio Roberto Cavuto. O pedido foi feito no ano passado, por motivo de idade. Ao completar 75 anos, bispos, arcebispos e cardeais da igreja Católica têm a obrigação de apresentar renúncia ao papa. É a aposentadoria compulsória por idade, segundo norma do direito canônico.
Nesta quarta-feira, 07, dom Rosalvo Cordeiro de Lima, que atualmente é auxiliar na arquidiocese de Fortaleza, foi nomeado bispo pelo Papa. A diocese de Itapipoca já definiu a data de posse para 5 dezembro em solenidade litúrgica a partir das 9 horas, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês. Após a nomeação papal, corre o prazo máximo de 60 dias, para o bispo ser empossado, segundo o direito canônico.
O Ceará tem oito dioceses com sedes nas seguintes cidades: Crato, Sobral, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Crateús, Tianguá e Itapipoca, além da Arquidiocese de Fortaleza.
A diocese de Itapipoca foi criada em março de 1971 e instalada em agosto daquele ano. O primeiro bispo foi dom Paulo Eduardo de Andrade Ponte, que foi transferido e nomeado arcebispo de São Luís (MA) em 1984. Em maio de 1985 assumiu a diocese, o bispo dom Benedito Albuquerque (emérito). O atual, dom Antônio Cavuto, foi empossado em 2005 cujo pastoreio durou 15 anos. Agora está prevista para dezembro próximo a posse do quarto bispo, dom Rosalvo.
São 18 municípios que integram a diocese de Itapipoca: Itapajé, Trairi, Amontada, Itarema, Pentecoste, Uruburetama, Tururu, Umirim, Paraipaba, Miraíma, Paracuru, Irauçuba, Tejuçuoca, São Luís do Curu, Apuiarés, Mundaú, Itapipoca, General Sampaio, além do Distrito de Juritianha, em Acaraú.
Com Informações do Diário do Nordeste
0 comentários:
Postar um comentário