A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, informa aos moradores de Acaraú a interrupção no abastecimento de água na cidade ocorrida desta última quinta-feira, 27/12, desde às 5:00hs por motivo de roubos dos cabos dos dois poços no Bairro Sítio Buriti. O PT 03 que fica na Rua Santos Moura, e o PT 04 que fica próximo a Rua Professora Tereza de Jesus Silva.
A previsão é que o serviço volte a normalidade nesta quarta-feira, 02/01/2018, às 17:00hs, quando a distribuição de água será retomada imediatamente. A estatal informa ainda que em áreas mais elevadas ou mais distantes da estação de tratamento de água, o equilíbrio total do sistema poderá ocorrer até as 17:00hs de sexta-feira, 04/01/2018.
Durante a suspensão do abastecimento, o órgão orienta a população que a água reservada seja consumida com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.
Bairros afetados:
Centro; Sítio Buriti; Morada do Olimpo; Vila Verde; Loteamento Morada dos Ventos - Morada Nova; Loteamento São Felipe; Paulo VI; Pedrinhas; Saguim; Mongubas; São Geraldo; Piranhas; Bailarina; Perseguida; Campo de Aviação; Loteamento Monsenhor Edson Magalhães; Açude Novo e Cerâmica.
Roubos
Na quinta-feira, 27, os meliantes roubaram os cabos durante a madrugada no poço PT 03, uma equipe da Cagece veio para Acaraú realizar o conserto. Após passar o dia consertando, no final da tarde, foi verificado que roubaram os cabos do poço PT 04. A equipe continuou em Acaraú e na sexta consertou os cabos do PT 04, finalizando o serviço ao meio dia.
Já na tarde de sexta-feira, verificou-se novamente que haviam roubado os cabos novamente. Os representantes da Cagece de Acaraú foram na delegacia onde já registraram 06 (seis) Boletins de Ocorrência. Neste domingo, 30/12, a equipe da Cagece realizou novamente a manutenção e deixou os poços 03 e 04 funcionando, no entanto nesta segunda, 31/12, por volta das 6:00 horas, o operador verificou que os cabos haviam novamente sido furtados.
A Cegece informou que há outros poços, no entanto, como os dois do Sitio Buriti são de grande vazão, quando um para acabada prejudicando o abastecimento da cidade. A Cagece já aumentou o muro e colocou os cabos por dentro de um tudo em uma vala de quase um metro, e mesmo assim o elemento consegue furtar os cabos.
A polícia já tem a identificação do elemento, no entanto ainda não conseguiu capturar o mesmo, que tem desmanchado os cabos para retirar o cobre e oferecer principalmente em reciclagens na cidade de Acaraú e cidades vizinhas. A polícia pede ajuda da população para denunciar a localização do elemento, e informa que quem comprar o cobre também estará cometendo um crime e responderá processo criminal.
A Cagece informa ainda a população, que está novamente realizando os serviços necessários para normalizar o abastecimento de água da cidade.