domingo, 23 de dezembro de 2018

Vídeo mostra enxurrrada na rua principal de Jericoacoara

Lixos, areia e objetos aparecem indo na direção do mar levados pela forte correnteza criada na rua principal

Com a chuva que atingiu o litoral do Ceará neste domingo, 23, a rua principal de Jericoacoara ficou alagada nas primeiras horas da manhã. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a correnteza da água levando sacolas de lixo, bancos e outros objetos em direção ao mar. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para os próximos dias é de chuva e tempo nublado na cidade conhecida pelas praias e pontos turísticos, que se prepara para uma grande festa de Reveillón.

Presidente da Associação dos Condutores de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, Rodrigo de Moura, relata que a chuva começou por volta de 6h30min e durou até as 10 horas. Foi o bastante para que as ruas ficassem esburacadas, com bueiros e fiação de energia subterrânea visíveis. Ele explica que, após a enxurrada, o local não costuma ficar alagado, pois não fica localizado em uma “baixa” no terreno.

No Litoral Norte, onde a cidade está localizada, pelo menos cinco municípios registraram chuvas de sábado, 22, para domingo, 23. Acaraú registrou 46.4 mm (Posto de Aranaú), e Camocim, município vizinho de Jijoca, apresentou 40 mm de precipitações. As chuvas atingiram todos os municípios do Litoral Norte.

A nove dias do fim do mês, este dezembro é o mais chuvoso dos últimos oito anos, com 81 milímetros (mm) de média de precipitações observadas em todo o Estado. O número é 156,4% maior do que a média histórica para o período, que é de apenas 31,6 mm. Em 2010, a média do Ceará foi de 88,2 mm, e desde então nenhum mês derradeiro do ano fechou atingindo nem mesmo a média de chuvas. Ainda assim, não é sinal de boas precipitações para a quadra chuvosa, compreendida entre fevereiro e maio.



Com informações do O POVO Online

0 comentários:

Postar um comentário