sábado, 22 de outubro de 2011

3º Festival do Camarão em Acaraú

O município de Acaraú, a 255 quilômetros de Fortaleza, se prepara para sediar, de 11 a 13 de novembro próximo, mais uma edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra e do Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o evento objetiva incentivar a produção e o consumo do camarão ao mesmo tempo em que possibilita a troca de experiências entre chefs brasileiros e internacionais.



A ideia dos organizadores é resgatar os sabores marinhos como base da culinária cearense e mostrar que o camarão é ingrediente importante na preparação dos mais variados pratos, desde sofisticados crepes ao tradicional alho e óleo, passando por outras opções culinárias, como o bobó de camarão, o arroz de camarão e o peixe ao molho de camarão, dentre outros.

Da programação constam rodada de negócios, palestras e oficinas, cursos, workshops, aulas práticas e festival gastronômico, além de shows musicais com bandas e artistas locais e nacionais. Paralelamente, acontecerão a reunião da Câmara Setorial do Camarão e a entrega de troféus aos homenageados e aos chefs vencedores da competição de culinária.

Este ano, estarão presentes ao workshop gastronômico nomes da culinária internacional como os chefs Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi; Patrick Martin, vice-presidente internacional Le Cordon Bleu; Bruno Stippe, presidente no Brasil da Federazione Italiana Cuochi; Carlos Soares, secretário geral no Brasil da Federazione Italiana Cuochi.

Foram cadastrados como restaurantes oficiais do evento, o Moana e o Vila Alexandrini. Como restaurantes do festival, com os respectivos chefs, estarão: Camila Câmara - Fashion Gourmet (Fortaleza-CE), Bia Leitão - Lautrec (Fortaleza), Liliane Pereira - Vila Mango (Icaraí de Amontada-CE), Thassia Godoi - empresa De Tommaso (Natal-RN), Valdemir Segundo (conhecido como Pará) - Medit (Fortaleza), Stênio Machado - Maee (Fortaleza).

Já o Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste pretende criar ambiente favorável ao desenvolvimento do setor, mediante intercâmbio de conhecimentos que permita aprimorar experiências e descobrir oportunidades e novas tecnologias.

O evento discutirá inovações em procedimentos, como o manejo na larvicultura, engorda e indústria de processamento, que compõem a cadeia produtiva do camarão, voltada para o Arranjo Produtivo Local.

MAIS INFORMAÇÕES
3º Festival Internacional do Camarão e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste
Data: 11 a 13 de novembro
Local: Fazenda Cacimbas, Acaraú-CE


Fonte: Diario do Nordeste

Image and video hosting by TinyPic

0 comentários:

Postar um comentário