quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Assaltantes matam professor do IFCE que trabalhava no Campus de Sobral

Ladrões exigiram do educador a L-200. Ao tentar tirar sua esposa de dentro do veículo, ele foi baleado e morreu na hora

O corpo de Vicente de Paulo Miranda Leitão ficou estendido no meio da rua,
após ele ser baleado. Os assassinos roubaram sua caminhonete e
fugiram em direção à Avenida 13 de Maio

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Ifce - e pesquisador Vicente de Paulo Miranda Leitão, 46, foi assassinado, no começo da tarde de ontem, por assaltantes que exigiram sua caminhonete L-200 de cor preta.

Vicente tinha acabado de parar o veículo na Praça da Gentilândia, bairro do Benfica, quando foi surpreendido por dois jovens a pé, armados de revólver. Segundo testemunhas, os bandidos exigiram que a vítima entregasse as chaves do automóvel e todos os seus objetos pessoais. Vicente tentou tirar a esposa que estava na caminhonete, quando um dos assaltantes disparou um tiro, atingindo a cabeça do educador. O professor morreu na hora.

Fuga
A dupla de bandidos fugiu em direção à Avenida 13 de Maio levando a caminhonete e os pertences da vítima. Populares cercaram o corpo de Vicente e chamaram uma ambulância. Quando a unidade de socorro do Samu chegou ao local, o professor estava morto. Pouco tempo depois, diversas viaturas da Polícia Militar foram acionadas e saíram em perseguição aos assaltantes.

Segundo o major Teófilo Gomes, comandante da 5ª Companhia do 5º BPM (Centro), logo foram descobertos os nomes de dois suspeitos.

Os familiares e amigos do professor entraram em desespero após o crime

Apreendido
No começo da noite, agentes do Serviço de Inteligência do 5º BPM e da 5ª Companhia do 5º BPM conseguiram apreender um dos acusados do crime. Trata-se de um adolescente de 16 anos, localizado na esquina das avenidas Duque de Caxias e Imperador, no Centro.

Segundo o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Francisco Souto, o acusado foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e, prontamente, reconhecido pela esposa do professor e demais testemunhas do crime.

O adolescente é irmão gêmeo do segundo acusado. O rapaz que ainda está foragido teria fugido para o Município de Mombaça (a 296Km de Fortaleza) levando a caminhonete. Por volta das 20 horas, a Polícia localizou o barraco onde os irmãos moravam, nas proximidades do local do crime, e ali encontraram as roupas que eles usavam no momento do assalto. As testemunhas também reconheceram as vestimentas.

Flagrante
Diante dos reconhecimentos e demais evidências de autoria, a delegada plantonista da DCA, Rosicleide de Castro, lavrou o auto de apreensão, em flagrante, do acusado, por latrocínio.

Vicente possuía Curso Técnico em edificações pela Escola Técnica Federal do Ceará, graduação em engenharia civil e especialização em engenharia ambiental pela Universidade de Fortaleza, mestrado em engenharia civil, recursos hídricos - saneamento ambiental - pela Universidade Federal do Ceará, e doutorado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, Vicente de Paulo Miranda Leitão trabalhava no campus do Ifce, em Sobral.

No momento em que foi assaltado, o professor iria participar de uma manifestação. Logo, o crime teve repercussão. Vários professores e alunos se digiram ao local do fato quando a notícia se espalhou. Na manifestação, ele recebeu homenagens.




Image and video hosting by TinyPic

1 comentários:

  1. Johnata, por favor, peço que você faça uma correção no título da notícia.
    O professor assassinado estava lotado no campus de Sobral e não trabalhava em Acaraú.
    Se possível, poste uma errata.
    Obrigado.

    Edson Costa
    IFCE

    ResponderExcluir