Ladrões exigiram do educador a L-200. Ao tentar tirar sua esposa de dentro do veículo, ele foi baleado e morreu na hora
O corpo de Vicente de Paulo Miranda Leitão ficou estendido no meio da rua, após ele ser baleado. Os assassinos roubaram sua caminhonete e fugiram em direção à Avenida 13 de Maio |
O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Ifce - e pesquisador Vicente de Paulo Miranda Leitão, 46, foi assassinado, no começo da tarde de ontem, por assaltantes que exigiram sua caminhonete L-200 de cor preta.
Vicente tinha acabado de parar o veículo na Praça da Gentilândia, bairro do Benfica, quando foi surpreendido por dois jovens a pé, armados de revólver. Segundo testemunhas, os bandidos exigiram que a vítima entregasse as chaves do automóvel e todos os seus objetos pessoais. Vicente tentou tirar a esposa que estava na caminhonete, quando um dos assaltantes disparou um tiro, atingindo a cabeça do educador. O professor morreu na hora.
Fuga
A dupla de bandidos fugiu em direção à Avenida 13 de Maio levando a caminhonete e os pertences da vítima. Populares cercaram o corpo de Vicente e chamaram uma ambulância. Quando a unidade de socorro do Samu chegou ao local, o professor estava morto. Pouco tempo depois, diversas viaturas da Polícia Militar foram acionadas e saíram em perseguição aos assaltantes.
A dupla de bandidos fugiu em direção à Avenida 13 de Maio levando a caminhonete e os pertences da vítima. Populares cercaram o corpo de Vicente e chamaram uma ambulância. Quando a unidade de socorro do Samu chegou ao local, o professor estava morto. Pouco tempo depois, diversas viaturas da Polícia Militar foram acionadas e saíram em perseguição aos assaltantes.
Segundo o major Teófilo Gomes, comandante da 5ª Companhia do 5º BPM (Centro), logo foram descobertos os nomes de dois suspeitos.
Apreendido
No começo da noite, agentes do Serviço de Inteligência do 5º BPM e da 5ª Companhia do 5º BPM conseguiram apreender um dos acusados do crime. Trata-se de um adolescente de 16 anos, localizado na esquina das avenidas Duque de Caxias e Imperador, no Centro.
Segundo o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Francisco Souto, o acusado foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e, prontamente, reconhecido pela esposa do professor e demais testemunhas do crime.
O adolescente é irmão gêmeo do segundo acusado. O rapaz que ainda está foragido teria fugido para o Município de Mombaça (a 296Km de Fortaleza) levando a caminhonete. Por volta das 20 horas, a Polícia localizou o barraco onde os irmãos moravam, nas proximidades do local do crime, e ali encontraram as roupas que eles usavam no momento do assalto. As testemunhas também reconheceram as vestimentas.
Flagrante
Diante dos reconhecimentos e demais evidências de autoria, a delegada plantonista da DCA, Rosicleide de Castro, lavrou o auto de apreensão, em flagrante, do acusado, por latrocínio.
Vicente possuía Curso Técnico em edificações pela Escola Técnica Federal do Ceará, graduação em engenharia civil e especialização em engenharia ambiental pela Universidade de Fortaleza, mestrado em engenharia civil, recursos hídricos - saneamento ambiental - pela Universidade Federal do Ceará, e doutorado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, Vicente de Paulo Miranda Leitão trabalhava no campus do Ifce, em Sobral.
No momento em que foi assaltado, o professor iria participar de uma manifestação. Logo, o crime teve repercussão. Vários professores e alunos se digiram ao local do fato quando a notícia se espalhou. Na manifestação, ele recebeu homenagens.
Fonte: Diario do Nordeste
Johnata, por favor, peço que você faça uma correção no título da notícia.
ResponderExcluirO professor assassinado estava lotado no campus de Sobral e não trabalhava em Acaraú.
Se possível, poste uma errata.
Obrigado.
Edson Costa
IFCE