quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ACARAÚ: Praias estão ameaçadas de sumir em dois municípios‎


Praia do Morgado

Nos próximos 100 anos, é provável que os moradores de Acaraú e Icapuí, a 222 e 202 quilômetros de Fortaleza, respectivamente, vejam parte de suas praias desaparecerem com o avanço do mar. As zonas litorâneas têm faixas de terra mais baixas que o restante da cidade. Isso significa que têm áreas mais propensas à erosão e ao avanço do mar. A explicação é do professor Luís Parente, geólogo e diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará.


Os relatos estão especificados no Estudo Erosão e Progradação(recuo) do Litoral Brasileiro, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Labomar participou da coleta de dados da pesquisa no Ceará. A partir de informações colhidas pelos estudiosos cearenses, os pesquisadores do MMA compararam dados mais recentes, de 2008 a 2010, com dados das últimas duas décadas. O estudo foi realizado em todo o litoral brasileiro para avaliar as consequências o avanço e recuo do mar.

A tendência da invasão do mar sobre as praias de Acaraú e Icapuí pode ser amenizada. Um monitoramento das áreas que podem ser afetadas já deve ser pensada pelo Estado, segundo Parente. O tipo de prevenção ainda precisa ser estudado, mas o pesquisador do Labomar indica algumas possíveis soluções: realizar uma contenção com rochas, à modelo da praia do Icaraí, ou remover a população das áreas que seriam mais afetadas. “É preciso haver um programa estadual para prever e mitigar as mudanças”
Image and video hosting by TinyPic

0 comentários:

Postar um comentário