Há poucas informações ainda sobre uma novidade que a presidente Dilma Roussef e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciarão nos próximos dias – um programa de irrigação para o semiárido brasileiro.
Ontem, o secretário Nacional de Irrigação do Ministério, o engenheiro agrônomo Ramon Rodrigues, que se reuniu com empresários cearenses do agronegócio, manteve o mistério, nada adiantando sobre o tema, que excita os micro, pequenos, médios e grandes produtores rurais nordestinos – os cearenses no meio.
Na tentativa de contribuir para o aprimoramento desse programa, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, transmite uma boa sugestão ao ministro Fernando Bezerra Coelho, que em resumo é a seguinte:
Hoje, a conta de energia elétrica para a irrigação tem grande desconto durante o período de 21 horas às 5 horas da manhã, quando o consumo doméstico cai extraordinariamente.
“Que tal estender esse desconto ao período compreendido entre 13 horas do sábado às 6 horas da manhã de segunda-feira, durante o qual o consumo também é muito baixo?” , propõe Pimenta.
Há outra sugestão: “Caso o Governador Cid Gomes queira dar mais incentivo à irrigação, a Constituição estadual, no artigo 323, diz que o Estado é obrigado a subsidiar a energia elétrica para os que fazem irrigação no Ceará”.
Fonte: Blog do Egidio Serpa
0 comentários:
Postar um comentário