
Nascido em Acaraú, litoral norte do Estado do Ceará em 11 de dezembro de 1945 e morador de Araguaína desde 1.981, Jauro José Studart Gurgel, professor, fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins – ACALANTO.
O ex-editor de O PROGRESSO, em Araguaína, faleceu na manhã de ontem vítima de câncer, em Fortaleza. Deixa viúva, Elineusa, e um filho, Tiago.
Jauro Gurgel, era antes de tudo, com seu estilo de crítica debochada, um otimista. Política e literatura, além da família e os amigos, construíam seu círculo entre vício e virtuose. Sua escrita e viés poético, ao delimitar as fronteiras, destacando as diferenças como busca, forma de contribuição e construção de identidade era fundamentada no regionalismo.

Jauro Gurgel viverá para sempre nos corações daqueles como eu, que tiveram o privilégio de compartilhar de sua amizade. Sua alegria contagiante deixará saudades. mas fazer o quê? Agora, Jauro se transformou numa estrela e, de lá de cima, fica brilhando, brilhando... ensinando-nos a lição de que a vida é bem mais do que os nossos olhos possam ver.
ResponderExcluir