
Dez alunos do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), dos cursos Técnicos em Pesca e em Aquicultura e de Licenciatura em Ciências Biológicas integram o Grupo de Pesquisa Ecologia de Manguezal (ECOMANGUE).
O grupo é coordenado pela professora Rafaela Camargo, da área de Biologia da unidade. Os alunos reúnem-se semanalmente com a professora para realizar o replantio de espécies vegetais em áreas de manguezal impactadas no estuário do rio Acaraú. Além disso, o grupo monitora áreas replantadas, a fim de garantir o sucesso do processo de recuperação.
O ECOMANGUE ainda dá subsídios para ampliação do projeto de reflorestamento para as demais regiões de manguezal impactadas no município. O grupo foi formado durante a I Semana do Meio Ambiente do campus, ocorrido no mês de junho deste ano.
MANGUE
O mangue é um ecossistema de vital importância para a reprodução da fauna marinha, ocorre principalmente junto à costa, nos estuários e baías.
A poluição de rios e mares em conjunto com a especulação imobiliária nas regiões litorâneas tem afetado, significativamente, os mangues, que têm diminuído.
0 comentários:
Postar um comentário