
A 27ª Vara Federal tem competência exclusiva para conciliação, processamento e julgamento das causas de até 60 salários mínimos, ligadas aos Juizados Especiais Federais (JEFs). Mais de 475 mil habitantes dos municípios de Acaraú, Amontada, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paraipaba, São Luiz do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama serão beneficiados.
Sob a titularidade da juíza federal Paula Emília Moura Brasil, a vara foi instalada nas dependências da Justiça Eleitoral em Itapipoca. Mas, de acordo com o presidente do TRF5, é por pouco tempo. “A construção da sede definitiva é uma realidade. A implantação da Vara obriga a União a colocá-la como prioridade”, afirmou.
O diretor do Foro da Seção Judiciária do Ceará, juiz federal Leonardo Resende Martins, lembrou os desafios que são superados com essa vara: a interiorização e informatização dos processos.
“Até 2004, todas as varas federais do Ceará eram em Fortaleza. Hoje, já temos oito subseções no interior do Estado. E os processos da 27ª Vara já nascem virtuais, cabendo ao ser humano o que lhe é devido: analisar, valorar e decidir”.
O prefeito de Itapipoca, João Barroso, agradeceu a chegada da 27ª Vara, pois ela vai proporcionar mais conforto aos jurisdicionados e agregar valor ao município. “É uma dádiva divina”, finalizou.
Fonte: Direitoce
0 comentários:
Postar um comentário