
Nesta quinta-feira, 03, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
A Festa em Cruz
Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.
Em Cruz, a comunidade religiosa costuma ornamentar a frente das casas no roteiro das ruas por onde vai passar o Santíssimo. Também são desenhados tapetes coloridos nos locais onde se darão as Bênçãos especiais.
PROGRAMAÇÃO DA FESTA:
Tríduo preparatório: dias 31 de maio (2ª. Feira – 19 h), dia 1º de junho (3ª. feira – 17,30 h); dia 2 de junho (quarta-feira-= 19 h ). Nestes dias haverá a celebração da Santa Missa, na Igreja Matriz, com os temas: Primeiro dia : Eucaristia: Jesus realiza o sacrifício da Nova e Eterna Aliança; Segundo dia: Eucaristia- o Banquete. Jesus é o Pão da Vida; Terceiro dia: Eucaristia: A presença de Jesus nos anima para a caridade e a volta para a Casa do Pai.
Dia 3 (quinta-feira) – A’s 17 horas – Início da Procissão do Corpus Christi, saindo da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Capela das Irmãs), passando pela Rua Celso Araújo, Praça Afonso Fontes, Rua Sete de Setembro, Rua 6 de Abril, Praça da Matriz e terminando com a Santa Missa Solene na Igreja Matriz de São Francisco. A Equipe organizadora pede aos donos de veículos para não fazerem estacionamento de seus carros ao longo destes logradouros durante o tempo da procissão. A procissão será animada pela Rádio 6 de abril com músicas religiosas que serão transmitidas por carros de som.
Locais das Bênçãos : 1ª - Praça Afonso Fontes; 2ª - Início da Rua 7 de setembro: 3ª Fim da Rua Sete de Setembro; 4ª - Patamar da Igreja Matriz.
0 comentários:
Postar um comentário