domingo, 6 de junho de 2010

Pró-Cidadania chega ao Município de Cruz

É aberta Seleção Pública para Agentes de Cidadania

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, no uso de suas atribuições legais, em consonância com a Lei Estadual nº 14.318 de 07 de abril de 2009, bem como o disposto na Lei Municipal nº 374/2010 de 15 de março de 2010, ato de delegação de competência assinado pelo Prefeito Jonas Muniz, torna pública a abertura de inscrições para a realização de Seleção Pública para a contratação temporária de 30 (trinta) “Agentes de Cidadania” no âmbito do Programa de Proteção à Cidadania (PRÓ-CIDADANIA), projeto do Governo do Estado do Ceará, desenvolvido através do convênio de cooperação firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará e o Município de Cruz.

As inscrições serão efetuadas durante o período de 07/06/2010 a 11/06/2010, das 08:00 às 17:00 horas, na sede do Palácio Municipal Jonas Muniz (prédio da Prefeitura). Na inscrição será cobrada uma taxa de R$ 20,00.

A remuneração será de R$ 550,00/mês e a quantidade de vagas poderão ser reduzidas ou ampliadas dentro do prazo de validade de 01 (um ano), renovável por igual período. Para baixar o Edital, clique no link a seguir: Edital da Seleção Pública - Agentes de Cidadania (40) - 115.5 KB.

Conheça o Pró-Cidadania
Iniciado em 2009, tem como objetivo proteger a cidadania nos municípios que não contam com o Ronda do Quarteirão. A principal figura do projeto, é o AGENTE DE CIDADANIA. Cabe ao Agente, cooperar com as autoridades municipais na preservação do patrimônio público, bem como uma ação integrada com os órgãos de segurança, por meio de informações sobre locais, pessoas ou situações que possam por em risco os bens públicos e os próprios cidadãos, além de exercerem quaisquer outras atividades de proteção à cidadania, desde que essas ações não sejam atribuições específicas e constitucionais da Polícia Civil, Polícia Militar ou das guardas municipais.

Antes de assumirem as funções, os Agentes de Cidadania passam por um curso de capacitação, dimensionado com uma carga horária de 160 horas/aula, constando de disciplinas como, Mediação de Conflitos, Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, Socorros de Urgência, Defesa Pessoal, Ética e Cidadania, Abordagem Sócio-Psicológica do Crime e Telecomunicações e Manuseio de Armas Não Letais.

O Estado fica responsável pela infraestrutura, como viaturas, fardamento, armas não-letais e capacitação, além do salário de metade do guardas municipais. A outra metade fica sob a responsabilidade da Prefeitura.

1 comentários:

  1. Muito Bom,,,se todos os gestores municipais assumisse essa responsabilidade, teiamos mais segurança em nossas cidadedes, o fato dos agente não fazerem o trabalho de policia extenssiva, mais pelo menos trabalhariam em parceria e inibiam o uso de intorpecentes nos lugares públicos, inibiam-se o vandalismo em praças , orgãos públicos e etc, no meu municipio fou uma verdadeira decepção, fizemos o concurso, mais o prefeito vetol,que vergonhoso em prefeito( Alto Santo-Ce) E é por que falam que é a cidade mais desenvolvida em termos de prefeito,cá pra nós e so faixada,Attenciosamente Candidato concursado a vaga de agente Pro-Cidadania

    ResponderExcluir