terça-feira, 17 de março de 2020

Prefeito de Itarema comemora volta de Centro Cirúrgico após ser desativado na gestão do seu irmão, o deputado Robério Monteiro

Por publicidade, Elizeu Monteiro (PDT), prefeito de Itarema, levou sua equipe para dentro do Centro Cirúrgico recém inaugurado do Hospital Natércia Rios, para acompanhar no último dia 11 o exato momento de uma cirurgia cesariana. "Conseguimos mais uma Importante conquista para nossa Itarema! Realizamos HOJE nossa primeira Cesariana depois de mais de 10 anos sem nosso Centro Cirúrgico.", comemorou Elizeu Monteiro em seu perfil no facebook.

A construção do Centro Cirúrgico teve investimento social privado da CPFL Renováveis, empresa de energia eólica que atua no município por intermédio do Programa Raízes. Foram R$ 292 mil investidos pela companhia, com o objetivo de apoiar a adequação do Hospital Natércia Rios quanto às normas e diretrizes da Portaria 371, de 7 de maio de 2014 do Ministério da Saúde, que prevê atenção integral e humanizada à mulher e ao recém-nascido no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao destacar que há 10 anos o hospital de Itarema não fazia cirurgia, Elizeu acaba mostrando que o Centro Cirúrgico havia sido desativado na gestão do seu irmão, o hoje deputado federal Robério Monteiro. Em contas rápidas, há 10 anos atrás, quem administrava o município era o seu irmão Robério Monteiro.

Após o fato, José Stênio Rios, conhecido por Dedé Rios, ex-prefeito de Itarema, ex-deputado estadual, filho de Natercia Rios, que dá nome ao hospital do município, disse em entrevista na emissora de Rádio Liberdade FM, de Itarema, que na primeira vez que foi prefeito, construiu o hospital e o Centro Cirúrgico, e que em 1988 já se operava em Itarema. Destacou que em três anos de administração (1986/1987/1988) construiu o hospital com Centro Cirúrgico, com recursos próprios.

Destacou ainda que após deixar a administração, voltou 8 anos depois após os prefeitos José Edson Rios e José Maria Monteiro, e reformou e ampliou o hospital, deixando com um novo Centro Cirúrgico, construindo uma nova cozinha e uma nova lavanderia. Disse que em 2004 quando deixou o governo, o hospital operava por exemplo de apendicite, hernia, cesária e fazia ligação.

Dedê disse ainda que o que tem em Itarema é ambulância sobrando. "Chegou doente no hospital manda para Sobral, e lá fica por conta do Deus querer. Ai coitadinho, não tem uma linha de ônibus, não tem uma toppic, o pobre coitado vai ter que vender a vaca, vender a carroça, vender uma reservazinha que tem para poder ir visitar a mãe, o pai, o filho, o irmão, o amigo, que tá lá dentro da daquele hospital que é Santa Casa de Misericórdia, que é um estado de miseria total para quem chega lá.", pontuou Dedé Rios.

1 comentários:

  1. Mas aqui em Acaraú tem centro cirúrgico???? Tem raio X ??? Quem tem telhado de vidro não pode jogar pedra no telhado dos outros!!!!

    ResponderExcluir