terça-feira, 4 de setembro de 2018

Prefeitura de Acaraú afirma que houve melhoria no índice de Educação Básica do Município

Avaliação realizada pelo Ministério da Educação em 2017 apresentou significativo avanço dos índices educacionais na cidade, com resultados de aprendizagem superiores a média nacional e do estado do Ceará. O município de Acaraú cresceu novamente no IDEB de 2017, superando pela primeira vez a meta proposta para 2022 pelo Ministério da Educação para Ensino Fundamental 1, alcançando a média 6,3.

A divulgação foi feita pelo Ministro da Educação na manhã dessa segunda-feira, 03/09. No Ensino Fundamental 2, onde o desafio se apresenta ainda maior, a média alcançada foi de 5,1 (também superior à meta projetada pelo MEC para o ano).

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. Outro destaque na cidade foi a escola João Domingues, da localidade de Almécegas, que atingiu uma média de 8,5, uma das maiores do estado do Ceará e do Brasil. O próximos IDEB será medido ano que vem, e o município está intensificando os trabalhos para melhorar a aprendizagem de seus alunos cada vez mais.

Confira ranking do Ideb 2017 por cidades no Ceará:

Ensino Fundamental Regular - anos iniciais (1º ao 5º ano)
1º Sobral - média 9,1
2º Deputado Irapuan Pinheiro - média 8,6
3º Mulhã - média 8,4
4º Ararendá - média 8,3
5º Catunda - média 8,2

Ensino Fundamental Regular - anos finais (6º ao 9º ano)
1º Sobral - média 7,2
2º Jijoca de Jericoacoara - média 6,7 
3º Milhã - média 6,6
4º Cruz - média 6,4 
5º Brejo Santo - média 6,3

Ensino Médio
1º Ararendá - média 5,3
2º Pacujá - média 5,2
3º Pacoti - média 4,8
4º Pereiro - média 4,7
5º Bela Cruz - média 4,6 

Com Informações do Blog CN Online

0 comentários:

Postar um comentário