Nesta terça-feira, 25/09, o Blog O Acaraú apresenta o perfil dos principais candidatos a deputado estadual a serem votados em Acaraú na eleição de 2018, que ocorre em 07 de outubro. O deputado estadual será o segundo voto do eleitor na urna eletrônica.
JOÃO JAIME
João Jaime Gomes Marinho de Andrade (DEM) é empresário, estreou no parlamento estadual em 2002 como o sexto deputado mais votado. Pertence a tradicional família política da região do Vale do Acaraú e desde a mocidade vem militando na política. Foi vereador em Acaraú, tendo sido presidente da Câmara.
João Jaime sempre foi dedicado aos movimentos pela preservação do meio ambiente e destacou-se na luta pela criação da APA (Área de Proteção Ambienta!) de Jericoacoara, bem como pela emancipação do município de Cruz, do então distrito de Jijoca que foi elevado à categoria de município com o nome de Jijoca de Jericoacoara.
Na Assembleia, João Jaime tem dado continuidade à sua luta pelas causas ambientalistas, sobretudo, um fiscalizador das ações do Executivo.
Teve participação ativa nos sucessivos governos do PSDB no Ceará sendo convidado, no segundo Governo Tasso Jereissati, para ocupar a Chefia de Gabinete do Governador, onde passou 8 anos. Ali cuidava principalmente daqueles assuntos que requerem contatos diretos com o Chefe do Executivo Estadual, bem como de receber deputados, prefeitos, vereadores e políticos em geral. João Jaime desincompatibilizou-se do cargo para disputar a eleição de 2002.
Na Assembleia Legislativa, João Jaime atua na defesa dos interesses dos municípios que representa, sem esquecer a ecologia e o turismo, este último considerado uma das principais alternativas geradoras de emprego e renda, base para a alavancagem da economia e desenvolvimento dos municípios, objetivando diminuir as desigualdades entre a capital e o interior.
DUQUINHA
Manoel Duca da Silveira Neto nasceu em fortaleza, mas passou sua infância e adolescência em Acaraú.
Seu avô José Filomeno Gomes foi deputado estadual e participou da constituição de 1947, passando a cadeira para seu pai Amadeu Ferreira Gomes que passou para seu Tio Coronel Ozete Ferreira Gomes. Seu avô materno, do qual herdou o nome, Manoel Duca da Silveira, foi prefeito de Acaraú, passando o cargo para seu tio Geraldo Benone da Silveira e por último seu irmão Aníbal Gomes.
Duquinha em Fortaleza, serviu ao exército e está na reserva como primeiro tenente.
Foi diretor da comissão Estadual de Planejamento Agrícola e do Banco de Crédito Imobiliário- BECRI. Estreou na política como Prefeito Municipal de Acaraú de 1977 a 1983.
Foi eleito Deputado Estadual por cinco mandatos de 1987 a 2004 , tendo participado da constituição Estadual de 1998, abdicou na metade do último mandato para assumir novamente a cadeira de prefeito no município de Acaraú em 2005.
ROMEU ALDIGUERI
Ex-prefeito de Granja, Romeu Aldigueri de Arruda Coelho, é casado, advogado, nascido em 14/09/1970 em Fortaleza, candidato a Deputado Estadual no Ceará pelo PDT - Partido Democrático Trabalhista. O ex-prefeito Romeu Aldigueri foi considerado um dos Melhores Prefeitos do Ceará nas promoções da PPE, nos últimos anos e teve patente demonstração de liderança e força política ao eleger sua sobrinha Amanda para dar continuidade ao trabalho, mesmo com poucos meses de campanha, no ano de 2016, após sua candidatura ser questionada pela procuradoria Regional Eleitoral do Ceará. O motivo: tendo assumido a prefeitura por 19 dias em 2009, a justiça então entendeu que ele estaria disputando o terceiro mandato consecutivo. O ex-prefeito de Granja também foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA. Em meio às disputas eleitorais no município de Granja, ficou dividida a família de Romeu, a Arruda Coelho, detentora do comando político de Granja há algumas décadas. Na eleição de 2008, Romeu, que tinha 38 anos, disputou a prefeitura de Granja contra seu tio Esmerino Oliveira de Arruda Coelho, já falecido, na época com 86 anos. O desentendimento na família começou por ele não mais aceitar os ´desmandos´ do tio na cidade. Já Esmerino na época disse que as declarações de Romeu se devem ao fato de ele ter sido contra sua candidatura e não ao fato de se opôr à política dele. Romeu, tenta conquistar neste pleito uma cadeira na Assembléia Legislativa.
0 comentários:
Postar um comentário