sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Jornalista do campus de Acaraú do IFCE participa de Fórum de Comunicadores na Reitoria

O jornalista Edson Costa, ligado à Coordenação de Comunicação e Eventos do Campus de Acaraú do IFCE, participou do II Fórum de Comunicadores da Instituição. Organizado pelo Departamento de Comunicação Social e contando com a parceria e a participação dos setores de Comunicação dos campi, o evento aconteceu no auditório da Reitoria do Instituto nos dias 20 e 21 de setembro. A programação deste ano foi bastante diversificada e abrangeu várias áreas de interesse dos comunicadores. Teve como palestrantes de outras instituições Claudia Oriente, diretora de Comunicação do Instituto Federal Goiano, que discorreu sobre planejamento, execução e resultados com publicidade de utilidade pública; e Edson Machado, coordenador do Núcleo de Áudio, Vídeo e Imagem do Instituto Federal da Bahia, que tratou da produção de vídeos para a internet como ferramenta de comunicação institucional. Outras palestras e exposições, além do tradicional momento das experiências exitosas, abordaram assuntos como: organização de eventos institucionais, novas possibilidades de utilização do portal do IFCE e estratégias de utilização das mídias sociais, entre outros temas.

9.211 títulos foram cancelados em Acaraú

O Ceará é o quarto estado do Brasil em número de eleitores que tiveram o título cancelado. De acordo com dados dos Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2016 e 2018, 234.487 votantes tiveram o documento suspenso por não comparecer à revisão biométrica. O Estado fica atrás apenas de Bahia, São Paulo e Paraná.

A pouco mais de uma semana do pleito, cerca de 3,3 milhões de votantes não poderão comparecer às urnas. Com o novo sistema, o eleitor fará identificação com a digital e não apenas por o documento com foto. Dados mais atualizados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) apontam que 453.131 votantes, divididos em 129 municípios, tiveram o título cancelado.

Na 30ª Zona Eleitoral, 16.864 títulos foram cancelados. Em Acaraú são 9.211 títulos cancelados, em Cruz foram 4.636 títulos cancelados e 3.017 em Jijoca de Jericoacoara. Os títulos foram cancelados por não comparecimento a Biometria, ou por ausência as urnas. Ainda são 298 títulos suspensos.

71.555 eleitores estão aptos a votar, sendo 39.795, 18.356 e 13.404, em Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, respectivamente.

Mulheres farão manifesto contra Bolsonaro em Jericoacoara

Várias manifestações contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), estão marcadas para sábado, 29/09, não acontecerão só em Fortaleza. Entidades sindicais e movimentos sociais organizam atos para várias cidades do Interior, incluindo Jijoca de Jericoacoara. O Dia do #EleNão, articulado pelo grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro, por exemplo, fará passeata em Jericoacoara, a partir das 15 horas, com concentração na praça de Jericoacoara, seguindo até a Duna do Por do Sol.

Conheça o perfil dos dois principais candidatos ao governo do estado que serão votados em Acaraú

Nesta sexta-feira, 28/09, o Blog O Acaraú apresenta o perfil dos dois principais candidatos ao governo do estado, a serem votados em Acaraú na eleição de 07 de outubro.

CAMILO SANTANA

Camilo Sobreira de Santana, nasceu no Crato em 3 de junho de 1968. É engenheiro agrônomo e professor, e governador do Ceará, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Engenheiro civil e deputado estadual em diversas legislaturas. Formado em Engenharia agrária pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade. Foi Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará no governo de Cid Gomes, além de Secretário das Cidades no mesmo governo. Servidor público federal por concurso, ocupou a superintendência adjunta do IBAMA no Ceará em 2003 e 2004. Foi o deputado estadual mais votado do Ceará em outubro de 2010, com 131.171 votos.

Camilo Santana foi eleito governador do Ceará em 26 de outubro de 2014. Em 2015, no auge da luta pela instalação do HUB da LATAM (ponte de conexões de voos internacionais) no Ceará contra os interesses do Rio Grande do Norte e Pernambuco, o governador Camilo conseguiu a façanha política de reunir os ex-governadores do Ceará em evento suprapartidário em prol da cidade de Fortaleza, destacando-se a presença de Tasso Jereissati, Ciro Gomes, Gonzaga Mota, Francisco Aguiar (Presidente do TCM na época), Adauto Bezerra e Cid Gomes, embora o ex-governador Lúcio Alcântara não tenha comparecido. Na eleição de 2016, Camilo Santana contrariou seu partido, o PT, para apoiar o candidato à reeleição Roberto Cláudio (PDT) em detrimento da candidatura da petista Luizianne Lins à prefeitura de Fortaleza.

GENERAL THEOPHILO

Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, conhecido por General Theophilo, é graduado em Processamento de Dados pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, é pós-graduado em Engenharia de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá, também no Rio de Janeiro. Tem 63 anos e ingressou na reserva em março de 2018. General Guilherme Theophilo é carioca, veio com a família para Fortaleza ainda bebê, com 3 meses de vida, e estudou no Colégio Militar da Capital e jogou bola no Náutico Atlético Cearense. Ingressou no Exército aos 21 anos e cumpriu trajetória, descrita pelos militares, como invejável, servindo em cidades como Natal, Cuiabá e Brasília. 

No Exército foi, dentre muitas funções que exerceu, Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negra; Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército; observador Militar das Nações Unidas na América Central; oficial de Inteligência da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada em Natal-RN; Chefe da Seção de Preparo e Emprego do Comando da 10ª Região Militar e Comandante do 10º Grupo de Artilharia de Campanha, em Fortaleza; Assistente do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília; Comandante da 12ª Região Militar e Comandante Militar da Amazônia, em Manaus; e por último, Comandante de Logística do Exército em Brasília.

Litoral FM 98.7 FM lança aplicativo gratuito para Android e iOS; conheça as funções

App permite ouvir a rádio ao vivo pelo celular, acessar as mídias sociais e entrar em contato com a rádio

Os ouvintes da Litoral FM 98.7 ganharam uma nova ferramenta para curtir a programação da rádio. Já está disponível para download o aplicativo gratuito da Litoral FM 98.7 nas plataformas Android e iOS (iPhone). Por meio desse novo produto digital da Sociedade de Amparo a Cultura do Vale Acaraú, é possível ouvir, em streaming ao vivo, a rádio pelo celular de maneira simples e prática.

Basta abrir o app e apertar o play. A ferramenta lhe leva ainda para o site da emissora, redes sociais, whatsapp e telefone. No intuito de incentivar a interatividade, o app tem um função rápida de ligação para a rádio, bem como de mensagem para o whatsapp, acessada no menu no canto superior esquerdo.

Final da 8ª Copa Vale do Acaraú de Futsal terá transmissão da Litoral FM 98.7

Com transmissão ao vivo da Rádio Litoral FM 98.7, Zona Sul de Acaraú e Padaria Futsal de Santana do Acaraú, decidem o titulo da 8ª Copa Vale do Acaraú de Futsal, competição realizada pela Associação das Ligas Esportivas do Vale Acaraú - ALIVA. Na primeira partida da grande final o placar foi de 3 à 3, um novo empate a decisão vai para os pênaltis, quem vencer fica com o titulo. O jogo será realizado pela no Ginásio Poliesportivo Joel Carlos de Araújo em Jijoca de Jericoacoara.

Participe da Campanha Outubro Solidário

O Grupo de Jovens Noca - Núcleo de Orientação Cultural e Artístico, realiza a Campanha "Outubro Solidário". Na campanha, o acarauense poderá doar roupas e brinquedos novas ou usadas, estando em boa situação para uso, que serão destinados a crianças carentes.

As roupas e brinquedos poderão ser depositados em coletores localizados na Escola Tomás Pompeu, no IFCE, na Escola Profissionalizante Marta Giffoni, no Liceu de Acaraú, na Churrascaria São Miguel na Travessa Mongubas e na Rádio Litoral FM.

Onda de arrombamentos volta a preocupar comerciantes e moradores de Acaraú

Uma nova onda de arrombamentos a comércios voltou a preocupar os comerciantes na cidade de Acaraú. A ação de bandidos durante a madrugada na área comercial da cidade de Acaraú volta a preocupar comerciantes pois se sentem de mãos atadas embora existam alguns mecanismos de segurança que não tem causado medo aos meliantes.

"Há uma semana, um estabelecimento onde estava mesas, cadeiras, conservadora, freezers, vasilhames de cerveja e outras objetos foi arrombado. Só estou postando pra deixar registrada minha indignação, minha revolta. Tenho 6 anos de comércio e já são 6 ocorrências entre roubos, assaltos e arrombamentos e todos com prejuízos enormes: dinheiro, mercadoria, material e os traumas que ficam. Dessa vez levaram várias cadeiras (umas 100) vasilhames de cerveja e motores de freezers.", disse um comerciante. "Da uma tristeza de ver esse tipo de situação.", finalizou.

Outros casos semelhantes ocorreram nos últimos dias no município, também foram levados as redes sociais pelas vitimas.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Em Cruz, Adauto mendes reúne multidão em apoio a Rachel Marques e Sergio Aguiar

Na noite desta quarta-feira, 26/09, a Praça Afonso Fontes, em Cruz, recebeu lideranças politicas do município e uma multidão em apoio a candidatura de Sergio Aguiar (PDT), candidato a reeleição para a Assembleia Legislativa, e de Rachel Marques (PT), candidata a deputada federal. O evento foi comandado pelo ex-prefeito do município, o petista Adauto Mendes.

Vamos apresentar hoje o perfil dos principais candidatos ao senado que serão votados em Acaraú

Nesta quinta-feira, 27/09, o Blog O Acaraú apresenta o perfil dos principais candidatos ao senado a serem votados em Acaraú na eleição que se aproxima, e que ocorre em 07 de outubro. Neste ano, o eleitor vai escolher dois senadores, que será o terceiro e quarto voto do eleitor na urna eletrônica.

CID GOMES
Cid Ferreira Gomes nasceu em Sobral no dia 27 de abril de 1963, é um engenheiro civil e atualmente é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi governador do estado do Ceará por dois mandatos. É irmão de Ciro Gomes, ex-prefeito de Fortaleza, ex-deputado estadual e federal, ex-governador do Ceará, ex-Ministro da Fazenda e da Integração Nacional e pela terceira vez candidato a presidência da republica. O outro irmão, Ivo Gomes, é ex-deputado estadual e atual Prefeito de Sobral. Ingressou na política aos 25 anos, em 1988, como vice na chapa de José Linhares Pontes, popularmente conhecido como Padre Zé, à prefeitura de Sobral, derrotados com uma pequena margem de votos pelo candidato José Parente Prado.

Foi eleito deputado estadual (1990 e 1994), prefeito de Sobral (1996 e 2000) e governador do Ceará (2006 e 2010). No começo de 2005, mudou-se para Washington D.C, nos Estados Unidos, onde exerceu a função de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em 2013, foi listado como um dos 60 nomes mais poderosos do país pelo portal IG. Em janeiro de 2015, foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Educação, compondo a base ministerial de seu segundo mandato. Em 18 de março de 2015, ao prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre declarações feitas dias antes de que "a Câmara tinha de 300 a 400 achacadores”, envolveu-se em discussão com o presidente da Casa, Eduardo Cunha e retirou-se da sessão. Posteriormente, pediu exoneração do cargo de ministro. Pela primeira vez, Cid disputa vaga no senado.

EDUARDO GIRÃO



Concorrendo pela primeira vez a um cargo público, Eduardo Girão, nascido em Fortaleza, no ano de 1972, é empresário, atuando no setor hoteleiro, de transporte de valores e na segurança privada. Há mais de uma década, atua em movimentos sociais no Brasil inteiro em defesa da vida e da família. Fundou e ajuda a manter mais de 10 institutos beneficentes, ajudando muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, com trabalhos sociais cuidam de gestantes carentes, dependentes químicos e crianças com câncer. Participa ainda de movimentos pela paz e pela vida, e foi para propagar essa mensagem de caridade e de amor para o máximo de pessoas que resolveu investir também em cinema e teatro. 

Também faz parte da sua história uma passagem como presidente do Fortaleza Esporte Clube. Assumindo o time em um momento de crise, eliminado precocemente de competições importantes, com salários atrasados e com 8 anos na 3ª divisão nacional, teve uma atuação destacada para equilibrar as finanças, unir alas dissidentes do clube e, conseguiu o tão sonhado acesso. Ao perceber que as bandeiras que defende, como a família e o direito à vida desde a concepção, passaram a correr risco, abraçou a missão de ser candidato ao Senado Federal pelo Ceará. Eduardo se filiou ao PROS Ceará este ano e ressalta que entre os motivos principais para a tomada dessa decisão de disputar o Senado está a necessidade de se reconquistar o respeito pelas pessoas, o amor ao próximo e o zelo pelo que é público. e de transformação social, e não como uma forma de concentração de poder e de enriquecimento. Girão é defensor da Lava Jato, que para ele, tem dado enorme contribuição ao restabelecimento dos princípios morais e o verdadeiro dever dos representantes eleitos pela população.

EUNÍCIO OLIVEIRA

Eunício Lopes de Oliveira nasceu em Lavras da Mangabeira em 30 de setembro de 1952, é agropecuarista e empresário filiado ao MDB. É Senador da República pelo Ceará e atual presidente do Senado Federal do Brasil. Formado em Administração de Empresas e Ciências Políticas no Centro Universitário de Brasília (CEUB), Eunício encontra-se filiado ao mesmo partido desde 1972. Deputado federal por três mandatos entre 1999 e 2011, foi líder do seu partido na Câmara dos Deputados entre 2003 e 2004. Para compor o governo Lula, licenciou-se do mandato entre 2004 e 2005, quando foi Ministro das Comunicações. Em outubro de 2010, foi eleito Senador da República pelo Ceará com 2 688 833 votos, tendo sido o candidato mais bem votado para o cargo na história do estado.

Foi eleito Presidente do Senado vencendo o concorrente José Medeiros (PSD-MT) por 61 a 10 votos. De origem humilde, enriqueceu montando empresas especializadas em vencer licitações, e hoje possui um patrimônio avaliado em quase 90 milhões de reais. Eunício saiu de casa aos 12 anos de idade para estudar na capital cearense, Fortaleza. Aos 14 anos já trabalhava numa fábrica de biscoitos, onde começou como auxiliar de estoque. Em seu primeiro emprego rapidamente assumiu o cargo de gerente. Sua primeira ligação no movimento estudantil ocorreu quando foi morar na Casa do Estudante do Ceará. Em seu segundo ano como morador, Eunício foi eleito presidente da instituição. Em 29 de junho de 2014, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) oficializou a candidatura de Eunício Oliveira ao Governo do Ceará, tendo como vice de chapa o o ex-prefeito de Maracanaú e ex-deputado federal, Roberto Pessoa (PR), quando não foi eleito. 

Em dezembro de 2016, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. De acordo as as delações de Emílio Odebrecht (um dos donos do Grupo Odebrecht) nas investigações da Operação Lava Jato, o Presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB-CE) recebeu R$ 2 milhões em propina da construtora, para facilitar aprovação de medidas provisórias favoráveis aos interesses da companhia. No sistema do "setor de propina" da Odebrecht seu nome constava com apelido de Índio. Um ex-executivo da Galvão Engenharia afirmou, em delação premiada, que pagou propina para o senador Eunício Oliveira. O delator afirmou que pagou ao menos R$ 1 milhão em propina, em 2012, ao senador Eunício Oliveira, do MDB, em troca da liberação de recursos em obras contra a seca.

DRA. MAYRA

A ex-presidente do Sindicato dos Médicos, Mayra Isabel Correia Pinheiro, nascida em 21 de novembro de 1966, em Fortaleza, é candidata ao cargo de Senador no Ceará pelo PSDB. Mãe, médica, professora e ativista. A candidata ao Senado pelo Ceará é Fundadora do Movimento "Pra Nos Socorrer" em 2013, que cobrava saúde com dignidade para profissionais e pacientes. Fundadora do Movimento Renasce em 2018, que tem como missão contribuir para a construção de um Ceará mais seguro, livre e próspero, fiscalizar, agregar e apresentar lideranças comprometidas em renovar o cenário político e propor medidas para possibilitar essa transformação.

Maioria do STF decide cancelar títulos de eleitores que não fizeram a biometria

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 26/09, rejeitar pedido de liminar feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria nas localidades que foram escolhidas pela Justiça Eleitoral. De acordo com a Justiça Eleitoral, cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão votar nas eleições de outubro porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica. 

Na ação, o PSB alegou que são inconstitucionais as resoluções do TSE que disciplinaram o cancelamento do título como penalidade ao eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório dentro do prazo, porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar. Além do PSB, também fazem parte da ação o PT e o PCdoB. Segundo as legendas, o maior número de eleitores que não poderão votar está na Região Nordeste. Para os partidos, cidadãos humildes não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade.

No estado do Ceará, quem está nessa situação é a médica Lia Gomes, irmã do presidenciável Ciro Gomes (PDT), e que está na disputa por vaga na Assembleia Legislativa. Ela não fez a biometria em seu domicílio eleitoral, Caucaia, ela teve seu registro de candidatura indeferido pelo TRE.

Eleições 2018: 30ª Zona Eleitoral divulga roteiro de transporte gratuito para eleitores

O Juiz da 30ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, Dr. Saulo Gonçalves Santos, divulgou o roteiro do transporte gratuito de eleitores, que funcionará no próximo dia 07, domingo das eleições. A Justiça eleitoral informa que nos locais que partirá o transporte, as viagens serão feitas às 8:00, 10:00, 13:00 e as 15:00 horas.

Em Apuiarés, deputado João Jaime reafirma compromisso com a população


O deputado João Jaime esteve em Apuiarés, onde participou de uma reunião politica ao lado da vereadora Silene, do ex-vice-prefeito Zezinho Peixoto, do ex-vereador Júnior Peixoto, do ex-prefeito Góis e sua esposa Zirlanda e da líder Mariinha Flor. "Reafirmo meu compromisso de trabalho e comprometimento com o município", pontuou João Jaime.

Policiais Civis do Vale Acaraú participam de Treinamento Tático Intensivo na sede do Tiro de Guerra de Acaraú

Policiais Civis atuantes na Delegacia Regional de Acaraú e nas delegacias dos municípios do Baixo Acaraú, participaram nesta última terça, 25/09, e quarta-feira, 26/09, de um treinamento com técnicas avançadas de arma longa, realizado pela UTO - Unidade Tático Operacional - Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil do Estado do Ceará

Acompanhado pelo Delegado Regional de Acaraú, Dr. Francisco Alaílton Arruda de Andrade, os policiais trabalharam técnicas de entrada tática, técnicas especiais de abordagem de pessoas e residências, vasculhamento e manuseio de arma curta e arma longa, como fuzil calibre 12 e submetralhadora 9 mm, havendo ainda a realização de tiro de espingarda Calibre 12 e pistolas calibre .40.

Ao todo participaram da atividade 20 (vinte) Policiais Civis sendo: 02 (dois) Delegados de Polícia Civil: Dr. Francisco Alaílton Arruda de Andrade e Dr. Jean Bruno Weddigen (Delegado da Polícia Civil da Cidade de Cruz), e 18 (dezoito) Inspetores e Escrivães da Polícia Civil atuantes no Vale Acaraú. A Equipe de Instrutores foi composta por quatro Inspetores da UTO. A Polícia Civil contou com a parceria do TG 10-018, onde foi realizado o treinamento.


quarta-feira, 26 de setembro de 2018

TUDO SOB CONTROLE: Moradores têm casas pichadas com mensagens de ameaça

Os moradores da rua Raimundo Ricardo, no bairro Padre Maria Júlia, em Caucaia, estão apreensivos com a onda de violência. As pichações nos muros das residências estão deixando a população com medo. Além das mensagens de intimidação, o portão de uma das casas foi alvejado por diversos disparos de armas de fogo. A equipe de reportagem do Sistema Verdes Mares conversou com um dos moradores do local, que optou por não ser identificado, e revelou que os vizinhos estão abandonados as residências.

Nessa mesma rua foi registrado um homicídio no início da tarde desta terça-feira, 25/09. Francisco Madson Almeida Dias, de 22 anos, foi assassinado à tiros em frente a um estabelecimento comercial. Não há informações se as pichações têm relação com a morte de Francisco Madson. As equipes da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense (Pefoce) estiveram no local do crime.

Delator diz que pagou R$ 1 milhão em propina ao senador Eunício Oliveira

Um ex-executivo da Galvão Engenharia afirmou, em delação premiada, que pagou propina para o senador Eunício Oliveira, do MDB, e outros três integrantes do partido. A colaboração do delator Jorge Henrique Marques Valença, ex-superintendente regional da Galvão Engenharia, já foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal, e parte do conteúdo foi revelada pelo jornal “O Globo”. 

A reportagem diz que o delator afirmou que pagou ao menos R$ 1 milhão em propina, em 2012, ao senador Eunício Oliveira, do MDB, em troca da liberação de recursos em obras contra a seca. Na época, Eunício era tesoureiro do partido e, atualmente, preside o Senado. Valença contou sobre uma conversa com o então secretário de Recursos Hídricos do Ceará, César Pinheiro, quando foi cobrar a liberação dos R$ 18 milhões para a obra da barragem Figueiredo.

O jornal reproduziu um trecho do depoimento. Valença disse que se dirigiu à sala de César Pinheiro, que lhe informou que os R$ 18 milhões não seriam liberados sem que antes ele pagasse o valor de R$ 2,5 milhões; que César Pinheiro exclamou: “O Eunício, senador Eunício Oliveira, me mata se ficar sabendo que eu autorizei um pagamento desses sem uma participação para nós. Não dá para passar um valor desses na minha secretaria sem nenhuma participação”. 

O delator contou que não tinha como pagar e diz ter ouvido de César Pinheiro: “Você que se arrume com o governador”. A obra executada pela construtora estava a cargo do DNOCS, Departamento Nacional de Obras contra as Secas. O delator diz que o DNOCS era um reduto de influência de Eunício e de outros políticos do MDB. Em outro trecho reproduzido pelo “Globo”, o delator diz que procurou, no DNOCS, o empresário Ênio Ellery; que Ellery afirmou que a prática era pagar entre 8% e 7% do valor a receber, mas que poderia abrir exceção e a construtora poderia pagar 5%. 

O delator disse que participou de reuniões com Ênio Ellery e uma pessoa chamada Cecil, e que Ellery e Cecil afirmavam que os valores arrecadados seriam partilhados num primeiro momento entre Eunício Oliveira, o ex-deputado Henrique Alves e o ex-ministro Geddel Vieira Lima; que posteriormente Ênio Ellery informou que Fernando Bezerra Coelho teria sucedido Geddel como beneficiário de seu percentual de 1,66% quando assumiu o Ministério da Integração Nacional, em janeiro de 2011.

O que dizem os citados A assessoria de Eunício Oliveira afirmou que o senador não conhece os delatores; que vai processar os acusadores que levantam falsos testemunhos contra ele; que muitas delações não possuem provas e que as doações de empresas ao MDB foram dentro da lei e declaradas ao TSE. 

A assessoria de Henrique Eduardo Alves negou que ele tenha recebido qualquer vantagem indevida decorrente das obras do DNOCS. A defesa de Fernando Bezerra Coelho disse que o senador está confiante na Justiça; que inquéritos com base apenas na palavra de colaborador são meras suposições; e que serão arquivados, como já foi decidido outras vezes pelo STF. 

O MDB afirmou que não vai comentar. O Jornal Nacional não conseguiu contato com as defesas de César Pinheiro, de Ênio Éllery e do DNOCS. O JN não teve retorno da defesa de Geddel Vieira Lima.

Lixo em frente aos Correios, comerciantes solicitam retirada e coletor

Leitor envia ao blog imagem de lixo em frente aos correios da cidade de Acaraú no inicio da manhã desta quarta-feira, 26/09. Segundo o leitor, já faz alguns dias que o lixo está ali, e mesmo os próprios comerciantes fixando uma placa de proibido jogar lixo, outros acabam colocando por falta de coletor.

Os comerciantes solicitam a coleta do lixo e a implantação de um coletor próximo.

Ainda na manhã desta quarta-feira, moradores informaram que por conta de carros estacionados irregularmente na Rua Coronel Sales, entre a José Julio e a Cel Duca, o caminhão de coleta de lixo não conseguiu passar para realizar a coleta, ou seja, além de atrapalhar o trânsito, os veículos atrapalham a coleta de lixo.

Cruz vive a festa de São Francisco

A cidade de Cruz está comemorando seu padroeiro, São Francisco. O tema deste ano é “A paz e a não violência de cristãos leigos e leigas sujeitos na Igreja em saída a serviço do Reino”. Centenas de pessoas de vários cidades do Vale Acaraú marcam presença na cerimônia de abertura, assim como na primeira novena, que acontecem na Praça da Igreja Matriz. Toda a programação vai até o dia 4 de outubro.

Neste ano, além da transmissão pela Rádio 06 de Abril, as novenas serão transmitidas pelo Facebook da Paróquia de São Francisco. Para assistir basta clicar AQUI.

Fotos: Iranildo Alves

terça-feira, 25 de setembro de 2018

PT negocia ministério para Ciro em troca de apoio do PDT no segundo turno

Após o resultado da última pesquisa, parte do PT já dá por certa a derrota do presidenciável Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno da disputa pela presidência e negocia um ministério para o pedetista em troca de seu apoio no segundo turno. O grupo pensa em anunciar a medida ainda durante a campanha, após Ciro deixar a disputa. O pedetista ainda não foi consultado, mas, na semana passada, afirmou que não apoiaria Haddad “nem a pau”. Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 24, Ciro aparece com 10% das intenções de voto, contra 23% alcançado por Haddad.

Com informações do colunista Lauro Jardim (O Globo) 

Conheça o perfil dos principais candidatos a deputado estadual que serão votados em Acaraú

Nesta terça-feira, 25/09, o Blog O Acaraú apresenta o perfil dos principais candidatos a deputado estadual a serem votados em Acaraú na eleição de 2018, que ocorre em 07 de outubro. O deputado estadual será o segundo voto do eleitor na urna eletrônica.

JOÃO JAIME

João Jaime Gomes Marinho de Andrade (DEM) é empresário, estreou no parlamento estadual em 2002 como o sexto deputado mais votado. Pertence a tradicional família política da região do Vale do Acaraú e desde a mocidade vem militando na política. Foi vereador em Acaraú, tendo sido presidente da Câmara. João Jaime sempre foi dedicado aos movimentos pela preservação do meio ambiente e destacou-se na luta pela criação da APA (Área de Proteção Ambienta!) de Jericoacoara, bem como pela emancipação do município de Cruz, do então distrito de Jijoca que foi elevado à categoria de município com o nome de Jijoca de Jericoacoara.

Na Assembleia, João Jaime tem dado continuidade à sua luta pelas causas ambientalistas, sobretudo, um fiscalizador das ações do Executivo. Teve participação ativa nos sucessivos governos do PSDB no Ceará sendo convidado, no segundo Governo Tasso Jereissati, para ocupar a Chefia de Gabinete do Governador, onde passou 8 anos. Ali cuidava principalmente daqueles assuntos que requerem contatos diretos com o Chefe do Executivo Estadual, bem como de receber deputados, prefeitos, vereadores e políticos em geral. João Jaime desincompatibilizou-se do cargo para disputar a eleição de 2002.

Na Assembleia Legislativa, João Jaime atua na defesa dos interesses dos municípios que representa, sem esquecer a ecologia e o turismo, este último considerado uma das principais alternativas geradoras de emprego e renda, base para a alavancagem da economia e desenvolvimento dos municípios, objetivando diminuir as desigualdades entre a capital e o interior.

DUQUINHA

Manoel Duca da Silveira Neto nasceu em fortaleza, mas passou sua infância e adolescência em Acaraú. Seu avô José Filomeno Gomes foi deputado estadual e participou da constituição de 1947, passando a cadeira para seu pai Amadeu Ferreira Gomes que passou para seu Tio Coronel Ozete Ferreira Gomes. Seu avô materno, do qual herdou o nome, Manoel Duca da Silveira, foi prefeito de Acaraú, passando o cargo para seu tio Geraldo Benone da Silveira e por último seu irmão Aníbal Gomes. Duquinha em Fortaleza, serviu ao exército e está na reserva como primeiro tenente. Foi diretor da comissão Estadual de Planejamento Agrícola e do Banco de Crédito Imobiliário- BECRI. Estreou na política como Prefeito Municipal de Acaraú de 1977 a 1983. Foi eleito Deputado Estadual por cinco mandatos de 1987 a 2004 , tendo participado da constituição Estadual de 1998, abdicou na metade do último mandato para assumir novamente a cadeira de prefeito no município de Acaraú em 2005.

ROMEU ALDIGUERI

Ex-prefeito de Granja, Romeu Aldigueri de Arruda Coelho, é casado, advogado, nascido em 14/09/1970 em Fortaleza, candidato a Deputado Estadual no Ceará pelo PDT - Partido Democrático Trabalhista. O ex-prefeito Romeu Aldigueri foi considerado um dos Melhores Prefeitos do Ceará nas promoções da PPE, nos últimos anos e teve patente demonstração de liderança e força política ao eleger sua sobrinha Amanda para dar continuidade ao trabalho, mesmo com poucos meses de campanha, no ano de 2016, após sua candidatura ser questionada pela procuradoria Regional Eleitoral do Ceará. O motivo: tendo assumido a prefeitura por 19 dias em 2009, a justiça então entendeu que ele estaria disputando o terceiro mandato consecutivo. O ex-prefeito de Granja também foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA. Em meio às disputas eleitorais no município de Granja, ficou dividida a família de Romeu, a Arruda Coelho, detentora do comando político de Granja há algumas décadas. Na eleição de 2008, Romeu, que tinha 38 anos, disputou a prefeitura de Granja contra seu tio Esmerino Oliveira de Arruda Coelho, já falecido, na época com 86 anos. O desentendimento na família começou por ele não mais aceitar os ´desmandos´ do tio na cidade. Já Esmerino na época disse que as declarações de Romeu se devem ao fato de ele ter sido contra sua candidatura e não ao fato de se opôr à política dele. Romeu, tenta conquistar neste pleito uma cadeira na Assembléia Legislativa.

João Jaime é recebido por apoiadores em Viçosa do Ceará e Paramoti

Neste fim de semana, a festa foi em Viçosa do Ceará e Paramoti. Recepcionado pelo prefeito do município, Zé Firmino, vereadores e secretários, o parlamentar iniciou a agenda no município neste último sábado, 22/09, no  distrito de Manhoso. Ao lado do chefe do execultivo, da primeira-dama Silvinha Arruda e lideranças, o deputado foi ouvido pela população da região. "Aqui recebi o carinho e o reconhecimento de todo trabalho que nossa parceria têm desenvolvido. Dessa forma, renovo meu compromisso para trabalhar ainda mais por todos vocês.", disse João Jaime

João Jaime encerrou a semana em Paramoti, ao lado dos vereadores Junior Sampaio, Wilsinho e Orlando, do líder Toinho das Lages e da ex-prefeita Lucia, participou de reuniões nas localidades de Jurema, Lages e Mulungo. "Uma oportunidade para renovar meu compromisso de apoio ao município", falou João Jaime.

Tiro de Guerra de Acaraú realiza a revitalização da pintura do Abrigo de Acaraú

O TG 10-018 de Acaraú, realizou nesta segunda-feira, 24/09, com o objetivo de exercitar a Mão Amiga do Exército Brasileiro e manter estreitos os laços que unem o Exército Brasileiro e a Sociedade Acarauense, o Chefe de Instrução, o 1º Sargento Gerson Khöler, e os atiradores, acompanhados pela coordenadora do Abrigo Municipal Nossa Senhora da Conceição, a Sra. Maria Vilani de Miranda Sales, realizaram a revitalização da pintura das instalações do abrigo onde estão crianças à espera de adoção ou com familiares em situação de vulnerabilidade social.


Ibope/TV Verdes Mares – Camilo lidera e ganharia logo no primeiro turno

A TV Verdes Mares e o Ibope divulgaram, nesta noite de segunda-feira, durante o CE TV 2ª edição, mais uma pesquisa para o Governo do Estado e o Senado. Camilo Santana (PT) lidera e venceria no primeiro turno. Cid e Eunicio lideram para o senado. A pesquisa foi realizada no período de 18 a 24 de setembro e foram entrevistados 1.204. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral pelo nº CE-09888/2018.

Camilo Santana (PT) 69% 
General Theophilo (PSDB) – 7% 
Hélio Góis – 2% 
Aílton Lopes (PSOL) – 1% 
Francisco Gonzaga (PSTU) – 1% 
Brancos/Nulos – 13% 
Não sabe/Não respondeu – 6% 

Disputa para o Senado

Cid Gomes (PDT) – 64% 
Eunício Oliveira (MDB) – 39% 
Eduardo Girão (Pros) – 10% 
Dra. Mayra (PSDB) – 9% 
Pastor Pedro Ribeiro (PSL) – 3% 
Pastor Simões (Psol) – 3% 
João Saraiva (Rede) – 2% 
Dr. Márcio Pinheiro (PSL) – 2% 
Anna Karina (Psol) – 2% 
Alexandre Barroso (PCO) – 1% 
Magela (PSTU) – 1% 
Robert Burns (PTC) – 1% 
Bardawil: não pontuou 
Brancos/nulos vaga 1: 12% 
Brancos/nulos vaga 2: 21% 
Não sabe, não respondeu: 29%

Rejeição dos candidatos a Governador

General Theophilo – 34% 
Gonzaga – 33% 
Aílton Lopes – 28% 
Hélio Gois – 27% 
Camilo – 13% *DETALHE – Camilo tem aprovação de 58% (otimo e bom); 29% de regular e 9% de ruim/péssimo e 5% não opinaram. *DETALHE 2– Margem de erro: três pontos percentuais para mais ou para menos Registro na Justiça Eleitoral: CE-09888/2018.

Ibope – Bolsonaro tem 28%; Haddad, 22% ; Ciro, 11%; Alckmin, 8%; e Marina, 5%

Saiu pesquisa Ibope nesta segunda-feira, 24/09. É a mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial, que ouviu 2.506 eleitores entre sábado, 22/09, e domingo, 23/09. O nível de confiança da pesquisa, encomendada pela TV Globo e O Estado de São Paulo, é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Confira:

Jair Bolsonaro (PSL): 28% 
Fernando Haddad (PT): 22% 
Ciro Gomes (PDT): 11% 
Geraldo Alckmin (PSDB): 8% 
Marina Silva (Rede): 5% 
João Amoêdo (Novo): 3% 
Alvaro Dias (Podemos): 2% 
Henrique Meirelles (MDB): 2% 
Guilherme Boulos (PSOL): 1% 
Cabo Daciolo (Patriota): 0% 
Vera Lúcia (PSTU): 0% 
João Goulart Filho (PPL): 0% 
Eymael (DC): 0% 
Branco/nulos: 12% 
Não sabe/não respondeu: 6% 

Rejeição 

Bolsonaro: 46% 
Haddad: 30% 
Marina: 25% 
Alckmin: 20% 
Ciro: 18% 
Meirelles: 11% 
Cabo Daciolo: 
11% Eymael: 11% 
Boulos: 11% 
Vera: 10% 
Alvaro Dias: 9% 
Amoêdo: 9% 
João Goulart Filho: 9% 
Poderia votar em todos: 2% 
Não sabe/não respondeu: 7% 

Simulações de segundo turno

Haddad 43% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
Ciro 46% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
Alckmin 41% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 4%)
Bolsonaro 39% x 39% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 4%)

Pesquisa Registrada no TSE: BR-06630/2018.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

VALE DO ACARAÚ: Camilo fez comício regional em Marco

O governador Camilo Santana chegou ao palco, literalmente, nos braços do povo, para o comício regional realizado na noite deste último domingo, 23, no município de Marco. Junto com ele, estiveram presentes ao ato a vice-governadora Izolda Cela e o postulante ao Senado Federal, Cid Gomes. Além deles, lideranças políticas da região, apoiadores e candidatos aliados da coligação "Por um Ceará cada vez mais forte".


Durante o discurso para a multidão presente na avenida prefeito Guido Osterno, no centro do município, Camilo Santana destacou as ações realizadas em seu governo e que beneficiaram não só o município, mas toda a região do Vale do Acaraú e o Ceará. "Nós ampliamos o programa de carteira popular para carro e o motociclista que tira carteira de motorista recebe o capacete de graça. Os agricultores familiares que são do Pronaf, não pagam um centavo nem para tirar a carteira de motorista, nem para renovar. Nós vamos voltar com o Cartão Mais Infância, pois identificamos que mais de 60 mil mães no Ceará ainda vivem em dificuldades para dar uma alimentação necessária e uma vida melhor para seus filhos. Temos que pensar no futuro e precisamos cuidar das nossas crianças", reforçou o governador.

O ex-governador e candidato ao Senado, Cid Gomes, exaltou o governador Camilo Santana e a importância de sua reeleição para o Ceará. "É muito importante que a gente reconduza ao Governo do Estado o governador Camilo Santana. Ele é uma pedra preciosa, um jovem, talentoso, competente, humilde sempre disponível para ouvir, para atender e para ajudar. O Camilo coloca nosso Estado hoje como uma referência de gestão pública para o Brasil e isso é o caminho que a gente tem para superar os desafios e as dificuldades que temos que vencer", destacou Cid Gomes.

Em Bela Cruz, prefeito Osmarzinho garante apoio a Sergio Aguiar

A campanha do deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) ganhou importante reforço com a adesão do novo prefeito de Bela Cruz, João Osmar de Araújo Filho. Osmarzinho como é conhecido, assumiu a gestão do município após o prefeito Cachimbão ser afastado pela segunda vez em seu atual mandato por irregularidades. Em Bela Cruz, corre nos bastidores que Osmarzinho rompeu com Cachimbão e teria se aliado ao grupo do ex-prefeito Carlos Antônio.

Conheça o perfil dos principais candidatos a deputado federal a serem votados em Acaraú

A partir desta segunda-feira, 24/09, o Blog O Acaraú apresenta o perfil dos principais candidatos a serem votados em Acaraú na eleição de 2018, que ocorre em 07 de outubro. Iniciaremos com os candidatos a deputado federal, os principais nomes a serem votados no município.

ROBERTO PESSOA

Roberto Soares Pessoa nasceu em Fortaleza no dia 21 de abril de 1943, é economista formado pela Universidade Federal do Ceará (1964-1969) e técnico em contabilidade, tornou-se empresário do ramo agropecuário, chegando a ser Diretor da FIEC em 1986. Iniciou sua carreira política em 1990 no PFL elegendo-se deputado estadual do Ceará. Em 1994 obtém a eleição para deputado federal, sendo reeleito em 1998 e 2002 sempre pelo PFL. Filia-se ao PL em 2003, que após fusão em 2006 tornou-se PR, filiou-se ao PSB em 2015, mas voltou ao PR alguns meses depois. Em 2004, foi eleito prefeito de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. Reelegeu-se prefeito em 2008 pelo Partido da República, tendo Firmo Camurça como vice, com mais de 87% (87.901 votos). 

Em 2014, disputou a eleição para vice-governador na chapa que lançou Eunício Oliveira pra governador e Tasso Jereissati para o Senado, porém Eunício e Roberto Pessoa foram derrotados no segundo turno na disputa contra Camilo Santana para governador e Izolda Cela para vice. Roberto Pessoa é conhecido por ser um dos principais políticos que fazem oposição ao grupo político da família Ferreira Gomes. Em 2016 se torna vice-prefeito de Maracanaú, pela chapa que reelegeu Firmo Camurça com mais de 72% dos votos válidos. É pai da deputada estadual Fernanda Pessoa. Em 2018, Roberto se filiou ao PSDB para participar das eleições deste ano, com apoio dos ex-governadores Lúcio e Tasso.

ANÍBAL GOMES

Aníbal Ferreira Gomes nasceu no Rio de Janeiro em 7 de junho de 1953, é cirurgião-dentista, agropecuarista, atualmente filiado ao Democratas (DEM). Foi prefeito de Acaraú entre 1989 e 1992 e, desde 1995 é deputado federal pelo estado do Ceará. Formado em odontologia, é agropecuarista e detém concessão de radiodifusão. Em 1981 trabalhou como cirurgião-dentista na Secretaria de Saúde do Ceará e em 1982 como odontologista da Secretaria de Segurança Pública do Ceará . É de família de políticos, tanto do lado materno como paterno. Foi deputado federal nas quatro legislaturas anteriores, pelo PMDB (1995-1999/ 2003-2007/ 2007-2011) e pelo PSDB (1999-2003). Também foi prefeito pelo PMDB do município de Acaraú (1989-1993). Foi eleito deputado federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019), pelo PMDB.

ROBÉRIO MONTEIRO

Robério Monteiro nasceu em Itarema, é empresário atuando no ramo de pesca e coco. As empresas da família, atua em diversas áreas, como pesca, agropecuária, comércio e exportação, buscando o desenvolvimento territorial local e fortalecendo as relações com a sociedade civil. Idealizou e construiu a Fundação Rogério Monteiro – Creche Arte e Sonho, em Itarema, que tem a participação da família como mantenedora. Na creche são praticadas diversas ações para as crianças na faixa etária entre 0 e 06 anos, como a interação social para a formação da criança através do Projeto Esportivo “Craque na Bola, Craque na Escola”, atividade de dança, Jiu-Jitsu, ações ambientais que trabalham a coleta de resíduos sólidos, entre outros.

Robério Monteiro foi Prefeito do Município de Itarema no período de 2005 a 2008 e reeleito para o quadriênio de 2009 a 2012. Sua visão empreendedora colocou o Município na lista das cidades que mais se desenvolveram no Estado do Ceará. Durante sua gestão, foram construídas mais de 1600 casas dentro do projeto de habitação, também foi construído o Centro Administrativo, dentre outros. Foi premiado 3 vezes com o Selo Unicef e 2 vezes com o Selo Verde, além do título de “Melhor Prefeito do Brasil” e mais 8 títulos consecutivos de “Melhores Prefeitos do Estado do Ceará”. Robério foi eleito reputado estadual pelo PROS com 67.018 votos no Ceará na eleição de 2014.

VAIDON OLIVEIRA

Francisco Vaidon Oliveira, conhecido no meio político como Vaidon Oliveira nasceu em Acaraú no dia 2 de abril de 1975, é comerciante, hoje filiado ao PROS, atualmente é deputado federal pelo Ceará. Já foi vereador de Fortaleza entre 2013 e 2016. Iniciou a carreira política ao ser eleito vereador de Fortaleza pelo PSDC em 2012. Em 2014, candidatou-se a deputado federal pelo PSDC, obtendo sua suplência para a 55ª legislatura (2015-2019). Com a eleição de Moroni Torgan para vice-prefeito de Fortaleza, Vaidon assumiu o mandato de deputado federal em 2 de janeiro de 2017. Vaidon, que tem suas raizes na localidade de Lagoa do Mato, na região do distrito de Aranaú, busca sua reeleição pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), o qual é comandado no estado pelo Capitão Wagner. O seu partido não faz coligação proporcional com nenhuma outra agremiação.

Tasso: “Estamos na luta contra o maior acordo e ‘esquemão’ já montados no Ceará”

O senador Tasso Jereissati (PSDB) defendeu neste final de semana, em Sobral, a eleição do General Theophilo (PSDB) ao Governo “como forma resolver o caos do Ceará”. “Estamos na luta contra o maior acordo e esquemão já montados no Ceará. São 24 partidos, força do Estado, máquina do governo Temer, Camilo. Tudo isso com o objetivo de eliminar qualquer possibilidade de alternativa para o povo. Mas nós fizemos questão de formar um grupo de resistência com o General Theophilo, um grande cearense, com grande experiência e autoridade, que vem para enfrentar esse caos que o Ceará está passando na segurança, e com a Dra. Mayra, uma médica respeitada e conhecida, para levar dignidade ao Senado”, disse.