segunda-feira, 15 de maio de 2017

Integrantes do CRAS serão capacitados

Nesta segunda-­feira, 15, estão sendo capacitadas as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de 36 municípios integrantes do PforR (Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados). Inicialmente, a ação terá foco nos técnicos que atuam nos CRAS, e deve durar uma semana.

Entre os temas abordados durante a qualificação estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de zero a seis anos; matricialidade sociofamiliar; desenvolvimento da criança; brincadeiras e jogos; inclusão e diversidade e linguagem.

Os municípios cujas equipes serão qualificadas são Aiuaba, Amontada, Ararendá, Araripe, Barroquinha, Boa Viagem, Capistrano, Choró, Croatá, Graça, Granja, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapiúna, Itarema, Itatira, Martinópole, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Novo Oriente, Pereiro, Poranga, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Trairi, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará. 

O Programa para Resultados Ceará (PforR) contempla uma operação de crédito com o Banco Mundial, contratada pelo Governo do Ceará, para garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado. A ação promove o crescimento econômico, privilegiando a inclusão social e as políticas ambientalmente sustentáveis, através dos eixos de capacitação profissional, assistência à família, qualidade da água e gestão por resultado. A STDS insere­se no PforR no eixo da Assistência à Família, executado nos CRAS, onde são atendidas pessoas que se encontram em extrema pobreza, incluindo os grupos mais vulnerabilizados.

A meta do projeto é fortalecer os vínculos familiares, assegurar maior participação e acessos dos mais pobres aos benefícios e serviços sociais prestados pelo governo, capacitando as equipes de referência dos Cras, tanto as de nível médio e superior, e do acompanhamento e monitoramento das famílias atendidas.

0 comentários:

Postar um comentário