Nesta quarta-feira, 17, pousou no Aeroporto Regional de Jericoacoara, sediado na localidade de Cajueirinho, no município de Cruz, o Legacy 500 (EMB550) completamente adaptada pela FAB (Força Aérea Brasileira) com técnicos do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que atende pela designação da Força Aérea: IU-50.
Com um laboratório de grande porte embarcado em seu interior, o avião sobrevoou a 1.000 metros de altura realizando mapeamento do entorno do Aeroporto Regional de Jericoacoara com instrumentos para aferir todo e qualquer um dos instrumentos de auxílio de voo e procedimentos de navegação aérea. Os aparelhos verificam e, quando necessário, corrigi a precisão das infraestruturas que viabilizam o voo por instrumento das grandes aeronaves.
O Grupo Especial de Inspeção em Voo testa, na prática, se os dados fornecidos pelos
equipamentos de auxílios à navegação instalados dentro e fora dos aeroportos são
confiáveis. Esses equipamentos enviam informações às aeronaves, indicando o caminho que
deve ser seguido. Eles balizam os pilotos para pousos e decolagens não só em condições
normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável.
Colaboração Raul Pará
Não percebi se há torre de controle de voos quando cheguei e quando parti num voo fretado da Gol, em 09/09/2017. Pergunto: - Há necessidade de torre nesses aeroportos com tão pouco movimento?
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