![]() |
IMAGEM: Andreza Andrade |
Aconteceu em Acaraú nesta terça-feira, 17, caminhada em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data lembra da importância do tratamento sadio de pessoas com transtornos mentais e a inclusão e respeito a elas.
A caminhada teve inicio da sede do CAPS II, percorrendo as principais ruas do centro da cidade até o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), na onde ocorreu atividades e apresentações. O evento contou com diversos pacientes com transtornos mentais.
A data lembra os avanços no tratamento dos pacientes com transtornos, que no passado eram tratados em manicômios com terapias como choques elétricos. Hoje, contam com órgãos como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que em Acaraú atua desde 2007 como unidade de saúde.
O CAPS de Acaraú tem cerca de 3900 pessoas cadastradas. Através do atendimento com médicos, enfermeiros, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, técnicos de enfermagem, recepcionista, auxiliares de serviços gerais, vigias e motorista, realizam atendimentos individuais, familiares e grupais, oficinas terapêuticas, psicoterapia, visita domiciliar, matriciamento em saúde mental, atendimento a usuários de álcool, tabagismo e outras drogas.
A caminhada foi promovida pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio da Secretaria de Assistência Social.
0 comentários:
Postar um comentário