O ministro da Saúde, Arthur Chioro, autorizou nesta sexta-feira, 31, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, a liberação de R$ 113,2 milhões para a Saúde do Ceará. O valor representa um incremento de 25% no total de repasses da União para o Estado, atualmente em torno de R$ 400 milhões. Este é o maior aporte de recursos financeiros do Governo Federal já feito para o Ceará de uma só vez.
O governador Camilo Santana (PT) ressaltou que os recursos, já esperados pelos cearenses, são um esforço conjunto dos poderes federal e estadual. "Temos feito um grande debate nos últimos meses com o Ministério da Saúde sobre a necessidade de recursos, inclusive de equipamentos e serviços, que o Ceará vem prestando há um bom tempo. Portanto, o ministro vir aqui e autorizar essa verba é um momento importante para o Estado, pois mostra o esforço da Pasta nessa ampliação da saúde pública cearense", pontuou.
O valor será destinado para o Hospital Regional do Cariri, UPA's do Conjunto Ceará e José Walter, ambulâncias do SAMU para o município de Eusébio, além do aumento dos valores, por produção, para o teto dos hospitais de Messejana, Dr. César Cals, Geral de Fortaleza, São José e Infantil Albert Sabin. Para Arthur Chioro, o compromisso de liberar a verba para o Ceará é uma obrigação do Ministério.
"Nós tínhamos um compromisso com o Ceará, que ampliou sua rede de atenção à saúde ao longo dos últimos anos, sobrecarregando profundamente os recursos estaduais. Não há aqui nenhum privilégio, mas sim o reconhecimento e uma obrigação do Ministério da Saúde com o Estado, no sentido de garantir o atendimento a sua população", comunicou. O ministro lembrou ainda que "não há descuido da atenção primária, já que o anúncio foram para as áreas de alta e média complexidade".
Aplicativo Inédito - SOS AVC
Lançado pela Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Comitê Estadual de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral, durante a solenidade, o aplicativo, inédito e pioneiro no país, vai permitir o pronto reconhecimento de pacientes com AVC e a comunicação imediata com o SAMU 192. De acordo com o ministro, a ideia deve ser compartilhada com os demais estados do País. "Esse aplicativo é uma contribuição da medicina cearense para o resto do Brasil. Portanto, vamos levar a ideia para que outros estados da Federação possam copiar", elogiou o ministro.
Muitos pacientes e familiares demoram a identificar os sintomas e sinais de um AVC, o que atrasa a chegada à unidade de saúde para o socorro e assistência. O neurologista e presidente do Comitê, João José de Carvalho, informou que somente 21% dos pacientes chegam a tempo de receber o tratamento trombolítico nas emergências, menos de 10% são conduzidos pelo SAMU 192, que é acionado em apenas 12% dos casos.
Desenvolvido nas versões android e iOS, o aplicativo com o nome SOS AVC, já está disponível para download gratuito no Google play e Apple Store. Fica fácil saber o que fazer diante de um paciente com AVC e ainda notificar um novo caso de AVC à Secretaria da Saúde do Estado, que desde 2008 desenvolve a política de controle da doença.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará - Casa Civil
0 comentários:
Postar um comentário