A instalação da nova zona eleitoral em Itarema, à 98ª Zona Eleitoral, faz com que a cidade se desmembre da 30ª Zona Eleitoral de Acaraú, que agora compreende apenas os municípios de (Acaraú, Cruz, e Jijoca de Jericoacoara). O desmembramento faz parte do processo de rezoneamento, que vem sendo implantado pelo TRE-CE, visando à melhor distribuição do eleitorado no interior do Estado. Logo após a instalação, o TRE iniciará, oficialmente, o início do recadastramento biométrico dos eleitores de Itarema, que ocorrerá de 14/01/2016 à 31/03/2016, que ficará situado ao lado do Fórum de Itarema, situado na Avenida Rios.
O processo de rezoneamento tem como objetivo a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais. Os principais critérios que nortearam o processo foram os números de eleitores por zona eleitoral, o número de municípios por zona, o acesso à sede da zona, a estrutura física do cartório eleitoral e a melhor distribuição de pessoal.
O Rezoneamento traz impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixam de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passam a ser sede de zona eleitoral.
Além dessas mudanças, Itapipoca perde a 123ª ZE (fica apenas com a 17ª ZE), para o município de Caucaia, que passa a contar com 3 zonas eleitorais (37ª, 120ª e 123ª ZEs). Todos os municípios-termo referentes a essas zonas eleitorais também estão envolvidos no processo de Rezoneamento do TRE-CE.
0 comentários:
Postar um comentário