Na última semana de julho, quatro alunos do campus de Acaraú do IFCE participaram, na cidade de São Paulo, da Semana da Imersão da Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores, projeto da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Aliança Empreendedora e o Instituto Quintessa.
A plataforma incentiva e apoia o desenvolvimento de empreendedores de periferias urbanas e rurais, incentivando jovens a gerarem e implementarem, preferencialmente com o uso de tecnologia, novas soluções e oportunidades para a transformação de suas vidas e do seu entorno.
Foram selecionadas 14 iniciativas de impacto social nas cidades de Acaraú (CE), Santarém (PA), Cabrália (BA), Codó (MA), Caicó (RN), Jequitinhonha (MG) e São Paulo (SP).
Pelo campus de Acaraú, foi selecionado o projeto ECOTRILHA, que propõe trilha ecológica pelos biomas de Acaraú, com o fim de incrementar o turismo e a conservação ecológica. A proposta é dos acadêmicos de Ciências Biológicas da unidade, Geovani Oliveira e Gilvan Santos.
O outro projeto que foi escolhido para se tornar um empreendimento foi BIKE ELÉTRICA, que objetiva implantar em Acaraú bicicletas elétricas, especialmente para atender os alunos do Instituto em relação ao deslocamento até a unidade. A proposta é dos acadêmicos Rafael Freitas, Roberta Farias e Juliana Carvalho, ambos do curso de Física.
O encontro em São Paulo foi o primeiro de três imersões presenciais, que visam trabalhar o que não se consegue virtualmente, que é atitude, mudanças de comportamento do mercado e relacionamento com os clientes. A reunião também possibilita que os empreendedores conheçam outros projetos e os assessores que trabalharão com eles ao longo dos meses.
Os jovens tiveram uma semana de atividades, brincadeiras, orientações e reuniões de planejamento. E embora tenha sido uma semana de trabalho duro, o que se via estampado no rosto deles era a perspectiva animadora de sair da incubação com um plano de negócios estruturado e com chances mais do que reais de ativar suas ideias.
Os jovens escolhidos são acompanhados ao longo de dez meses por dois assessores que prestam auxílio virtual e presencial. Eles também contam com orientação de especialistas em marketing e programação, uma bolsa para se dedicarem ao projeto, e por fim, um investimento para dar início ao negócio.
O próximo encontro está marcado para setembro deste ano. A vontade da equipe de mentores e de todos os participantes dos 14 projetos é de que, até lá, os projetos que já começaram estejam amadurecidos, e os que estão em sua fase inicial tenham seu protótipo já finalizado.
IFCE/Campus Acaraú
0 comentários:
Postar um comentário