quarta-feira, 26 de setembro de 2012

JUIZ ELEITORAL FAZ REUNIÃO COM PREFEITURAVEIS DE ACARAÚ, RÁDIOS E RADIALISTAS

O juiz da 30ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de Acaraú, Itarema, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, realizou na ultima segunda-feira, 24, reunião no fórum de Acaraú com os candidatos a prefeito de Acaraú, representantes das coligações, diretores de rádios e locutores.

A reunião foi realizada devido ao grande numero de denuncias vindas de coligações sobre o privilegio que alguns candidatos vem recebendo no rádio, e sobre as atitudes de alguns jornalistas que em seus programas atingem pessoas com vinhetas de chicotadas e denegrindo a imagem de alguns candidatos para beneficiar outro, e assim causando a revolta de familiares e população, e incentivando a violência.

No município de Acaraú existem três emissoras de rádio em funcionamento, entre comerciais e comunitária. A legislação veda aos veículos de comunicação tratamento privilegiado a candidatos, partidos e coligações, no entanto não é isso o que vem ocorrendo.

O juiz eleitoral informou, que caso a legislação seja descumprida, irá tomar as devidas providencias, inclusive poderá até fechar a emissora de rádio que descumprir. Segundo as orientações da justiça eleitoral, os locutores não podem tomar partido no rádio, as informações têm que serem dadas de forma igual para os candidatos, não podendo haver campanha fora do horário eleitoral.

A medida já surtiu efeito, e nesta terça-feira, 25, os programas das emissoras ocorreram de forma calma e pacata, apesar de algum jornalista passar todo o programa informando que foi amordaçado e passando para os ouvintes que a culpa era dos coroneis, levando a entender que fossem o adversário politico.

Com a medida o juiz eleitoral atende ao pedido de alguns candidatos que pretendem acalmar os ânimos da população, que estavam alterados devido o modo de alguns radialistas fazerem rádio.