segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vale do Acaraú poderá ganhar um polo metalmecânico


Maior do Interior do Estado, o polo metalmecânico de Tabuleiro do Norte poderá se tornar referência para o Nordeste, com a construção do polo industrial concentrando todos os segmentos da cadeia produtiva dos caminhões num mesmo lugar. O projeto está em fase de conclusão, e a execução das obras deve ocorrer por meio do Programa de Desenvolvimento dos Polos Regionais, parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Conhecida na região Nordeste como a "cidade dos caminhoneiros", Tabuleiro do Norte reúne profissionais da estrada de todo o País, que estacionaram as cargas pesadas neste fim de semana para cuidar da saúde, dos negócios e ainda se divertir. A cidade é recheada de oficinas mecânicas e fábricas de peças para esses veículos. Há 20 anos ininterruptos, o Festival dos Caminhoneiros de Tabuleiro segue até amanhã, com desfile de mais de 200 carretas.

O evento tem o apoio da TV Diário. As principais fabricantes do segmento de caminhões no Brasil fazem um verdadeiro feirão de compra, venda e financiamento de veículos pesados. Scania, Volvo, Wolksvagen e Ford esperam comercializar em todo o fim de semana até R$ 6 milhões em veículos. Interessados não faltam. Somente em Tabuleiro do Norte, são mais de mil caminhoneiros e pelo menos 650 caminhões dos próprios habitantes. As ruas pequenas ficam ainda menores com o tráfego desses veículos.

A Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte (Acatan) está concluindo projeto que, se executado, será a maior transformação no já conhecido setor metalmecânico da cidade. Em um terreno de 50 hectares da própria associação, se está planejando a criação do polo industrial que vai concentrar as diversas fábricas de peças de caminhão, oficinas mecânicas e lojas de venda de acessórios. O projeto já está em fase de conclusão, a ser enviado para equipe da Secretaria das Cidades, órgão estadual que já havia solicitado o levantamento justamente pelo potencial de investimento nesse setor pelo BID. O polo metalmecânico poderá ser um dos polos regionais que serão criados nos vales do Jaguaribe e do Acaraú, ao custo total de R$ 106 milhões.



0 comentários:

Postar um comentário