Em quatro cidades do Vale Acaraú, quatro jovens buscam pela 1ª vez uma vaga no poder executivo de seu município.
Três deles entram pela 1ª vez em uma disputa eleitoral, Pe. Lindomar Filomeno (PSD), em Jijoca de Jericoacoara, Alexandre Gomes (PMDB), em Acaraú, e Roger Aguiar (PSD), em Marco. O quarto, Erlandson Muniz (DEM) já foi Secretario de Ação Social do município de Cruz e eleito vereador para os anos de 2009/2012.
![]() |
Pe. Lindomar (PSD) |
Os nomes dos tês primeiros candidatos podem até ser novidade para os eleitores, mais os sobre nomes são bem conhecidos da população do Baixo Acaraú. O Pe. Lindomar, candidato no município de Jijoca tem o sobrenome filomeno, tradicional família politica do baixo Acaraú, e é primo do Deputado Estadual Manoel Duca "Duquinha" e do Deputado Federal Aníbal Gomes.
Já Alexandre Gomes tem a responsabilidade de representar o sobrenome da tradicional família politica de Acaraú. O seu pai, Manoel Duca "Duquinha" é Deputado Estadual por seis vezes e prefeito de Acaraú por duas vezes, já seu tio Aníbal Gomes foi prefeito do município, e já está em seu sexto mandado seguido como Deputado Federal. Outros membros da família já assumiram cargos como prefeito, vice-prefeito, e deputados.
![]() |
Roger (PSD) |
Roger Aguiar, é empresario e pela 1ª vez concorre a um cargo publico, e terá a missão de representar o nome da sua família, uma das mais influentes na politica cearense. Roger Aguiar é filho do Deputado Estadual Rogério Aguiar, e tem a missão de colocar novamente o nome de sua família a frente do município de Marco. Nas ultimas eleições o seu irmão perdeu o pleito para o atual prefeito do município.
![]() |
Erlandson Muniz (DEM) |
Erlandson Muniz, de tradicional família politica de Cruz, tenta manter o nome de sua família a frente do município. Erlandson é filho do casal Antônio Raimundo, primeiro vice-prefeito de Cruz e prefeito nos anos de 1988-1992, e de Irene Muniz, primeira mulher a presidir a Câmara Legislativa do município. Erlandson é neto de João Inês, um dos principais nomes da história cruzense, e de Miriam Muniz, atual vice-prefeita do município e sobrinho de Jonas Muniz, atual prefeito do município, e já reeleito por diversas vezes. Hoje Erlandson configura-se como uma das mais importantes figuras do cenário político cruzense, mesmo filiado ao DEM, partido quase extinto no Ceará, por seus oito anos de vida pública, quatro como Secretário de Ação Social e quatro como Vereador, quando assumiu recentemente a presidência da câmara.
0 comentários:
Postar um comentário