Nos sete municípios que formam a região de saúde de Acaraú, na macrorregião Norte, foram construídas Unidades Básicas de Saúde da Família com recursos do Governo do Estado. Nesta segunda-feira, 18, será entregue à população a UBSF de Acaraú, localizada no distrito de Curral Velho, a 10 quilômetros da sede do município. A inauguração, com a presença do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, será às 14 horas.
Pela manhã da segunda-feira, às 9h30min, outro município da macrorregião Norte inaugura Unidade Básica de Saúda da Família. Meruoca também entrega para as famílias do bairro Cohab unidade construída com recursos do Estado. É um dos 19 municípios dos 24 que integram a regional de Sobral contemplados com as novas UBSFs porque no ano de 2010 cumpriram metas de atenção básica, apresentando cobertura acima de 70% do Programa Saúde da família, realização de quatro consultas, no mínimo, às gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, utilizados pela Secretaria da Saúde do Estado e municípios na gestão das policlínicas e Centros de Especialidades regionais. Mais um município da regional de Sobral inaugura a UBSF feita nos padrões da Anvisa e com as obras custeadas pelo Estado. É Mucambo. A inauguração já será neste sábado, 16, às 16 horas. Arruda Bastos vai estar presente.
Em seguida, ele vai para Cariré, município também da regional de Sobral, onde participa às 18h30min da inauguração do Hospital Municipal, que foi ampliado e reformado. O secretário de saúde de Cariré, Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, lembra que no local funcionava um hospital filantrópico, que estava fechado há três anos e meio. “Fizemos a desapropriação da área e tranformamos o hospital, agora com 25 leitos e centro de parto humanizado”, informa.
UBSFs
Para os secretários municipais de saúde, as novas unidades ampliam e qualificam o acesso aos serviços da atenção básica. “Vamos sair de uma situação paliativa, de um imóvel inadequado e alugado, para uma estrutura planejada e organizada”, afirmou o secretário de Acaraú, João Júnior Berlezi. Lá, a unidade está funcionando desde esta sexta-feira, 16, com atendimento médico, odontológico, enfermagem, serviços de vacinação,dispensação de medicamentos para as 657 famílias de Curral Velho. Já a secretária de saúde de Meruoca, Ana Laura Aguiar, destaca as condições de trabalho e de acolhimento às famílias da nova unidade: “os profissionais vão trabalhar em condições ideais e a população será recebida em espaços mais amplos e melhor estruturados”.
As novas UBSFs têm os mesmos padrões sanitários, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e arquitetônicos. Cada uma tem área de 211 metros quadrados de construção. Em todo o interior do Estado são 150 Unidades Básicas de Saúde da Família, um investimento em obras do Governo do Estado de R$ 26,6 milhões. A acessibilidade está assegurada em todas elas, incluindo rampas e banheiros para pessoas com deficiência.
0 comentários:
Postar um comentário