domingo, 11 de dezembro de 2022

IFCE assina Acordo de Cooperação Técnica com APAE-Acaraú


O campus de Acaraú do IFCE assinou no último dia 7 de dezembro, na sala de reuniões da diretoria-geral, um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Acaraú (APAE-Acaraú), uma Organização Social sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Foi traçado um plano de trabalho a ser desenvolvido conjuntamente entre ambas as instituições com o objetivo de fortalecimento das políticas de inclusão. O trabalho será realizado em parceria entre a entidade e o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), responsável pela coordenação das atividades ligadas à inclusão e à acessibilidade.

Conforme a presidente da APAE-Acaraú, professora Nádia Gurgel, a assinatura do Acordo com o IFCE é "o começo de uma parceria muito importante, uma vez que reconhecemos a importância do Instituto para a comunidade, para a juventude, tanto para os atípicos como os ditos 'normais' e, por meio dessa parceria, poderemos programar formações, estar mais junto na divulgação das nossas ações e na formação do nosso público e dos nossos profissionais", destacou.

Professora Nádia Gurgel referenciou a importância das parcerias para o sucesso das atividades da entidade. "As parcerias são fundamentais para o bom funcionamento da instituição, pois sem parceria não conseguimos ir a lugar nenhum. Temos parceria com o Programa Mesa Brasil, do SESP, com o Governo Municipal, o Governo do Estado. E precisamos tanto da sociedade civil organizada como também do Poder Público para que possamos funcionar com mais excelência", disse.

Professor Diego Sousa, coordenador do NAPNE do campus de Acaraú, essa parceria com a APAE-Acaraú destacou a felicidade pela data "com a assinatura do nosso Acordo de Cooperação Técnica junto a esta entidade, que realiza um trabalho extraordinário em prol da inclusão. O IFCE dá um passo largo neste momento com essa parceria e temos a satisfação de poder recebê-los com sua expertise com os trabalhos e ações de Educação Inclusiva e levaremos nosso trabalho para dentro da APAE-Acaraú e trocar ricas experiências. Estamos em um momento de planejamento, mas para o ano que vem teremos a execução de várias propostas de ações e eventos, que incluirá formação profissional, especialização de pessoas que trabalham na entidade e dos membros do NAPNE e nossos servidores", explicou.

Para a Coordenadora de Extensão e Relações Empresariais do campus de Acaraú, Marcela Melo, o plano de trabalho traçado junto à entidade foi bem consolidado. "Esse plano tem sido trabalhado desde o primeiro semestre junto com o NAPNE, tendo sido realizadas visitas a entidade, eles fizeram visitas ao nosso campus, fizemos atividades em parceria e identificamos uma necessidade de um trabalho conjunto para fortalecimento do NAPNE e da APAE-Acaraú, para atuarmos em conjunto na questão da Educação Inclusiva para além do capacitismo", referenciou.

Segundo a Coordenadora, o Instituto apresenta grandes expectativas a partir do Acordo assinado."É algo inédito na nossa região e tenho certeza que vai enriquecer bastante a aprendizagem dos nossos estudantes e docentes, que terão esse contato direto com a realidade da entidade. Enfim, temos muito a ganhar com essa interface com esses profissionais que atuam na linha de frente com essas crianças e adolescentes. Assim, será bastante enriquecedor para ambas as partes", relatou.

Conforme o diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente, o momento era de satisfação pela assinatura do Acordo com a APAE-Acaraú. "Este momento é de satisfação, de alegria, felicidade em assinar o primeiro Acordo de Cooperação Técnica com esta entidade que realiza um trabalho brilhante na nossa região. Já vínhamos trabalhando com a APAE-Acaraú, mas a partir de agora, com esse Acordo, abre mais oportunidades ainda. Tudo que fizermos por eles ainda é pouco, então vamos continuar trabalhando para que esta instituição possa colaborar e juntar forças para um trabalho tão importante que é feito na área social como este realizado pela APAE-Acaraú. O IFCE mostra mais uma vez sua importância dentro da sociedade e isso é muito importante para nós", destacou.

Também estavam presentes no ato da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a intérprete de Libras Thalia Sousa, que atua no campus de Acaraú; Rute Monteiro, vice-presidente da APAE-Acaraú; e Carliane Freitas, primeira secretária da entidade.

Blog O Acaraú / IFCE Campus de Acaraú

0 comentários:

Postar um comentário