O Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, e sua equipe técnica estiveram in loco nos municípios de Sobral e Acaraú. Ambos tiveram destaque entre os municípios brasileiros de grande e médio porte, respectivamente, tendo alcançado excelentes resultados nos indicadores de desempenho do Previne Brasil.
O reconhecimento veio diante da nota do Índice Sintético Final (ISF) das duas cidades no primeiro quadrimestre de 2022. Com nota 8,65, Sobral levou o 3º lugar entre os municípios de grande porte no País, enquanto Acaraú pontuou em 4º lugar como cidade de médio porte, com nota 9,51.
Com 212.437 habitantes, Sobral garantiu mais de 100% de cadastros de sua população identificada pelo IBGE: o número é de 237.557 usuários registrados. A cidade tem 78 equipes de Saúde da Família e garantiu o atendimento da meta dos indicadores de proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV e de proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. A proporção de crianças de um 1 de idade vacinadas na atenção primária à saúde contra diversas doenças também foi atingida.
Já Acaraú conta com 28 equipes de Saúde da Família, tem 63.556 habitantes e total de 68.859 cadastros registrados, também ultrapassando 100% de cobertura de sua população identificada pelo IBGE. O município conta com 17 equipes de Saúde Bucal (SB) 40 horas na modalidade I e alcançou a meta em quatro indicadores, sendo o resultado mais alto registrado para o indicador de proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado e de proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
0 comentários:
Postar um comentário