O campus de Acaraú do IFCE realizou, na manhã da última quinta-feira, 09/6, a solenidade de inauguração do viveiro de plantas nativas da região do Baixo Acaraú. O equipamento foi financiado pela empresa de eletricidade Elecnor Brasil, mediante parceria com a Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, como medida de compensação ambiental. O viveiro ajudará no desenvolvimento de pesquisas no âmbito do Instituto, bem como na viabilização de mudas para replantio de áreas degradadas e arborização da cidade. A solenidade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Instituto.
Conforme o Secretário do Meio Ambiente de Acaraú, Tércio Tavares, a entrega do viveiro foi "fruto de um esforço grande, por meio da nossa mediação junto a uma empresa que está investindo no Município e os processos de mitigação de impacto ambiental. Processo que vem há mais de 1 ano e meio, mas conseguimos através de muita interlocução e parceria com o Instituto Federal, conseguimos concretizar este sonho", destacou.
Segundo a professora Dra. Rafaela Maia, coordenadora do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), que será responsável pelas ações no viveiro, o equipamento permitirá desenvolver diversas ações nos pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão. "A partir daqui, vamos produzir conhecimento, ver quais espécies podemos produzir, a quantidade de sol e volume de água, para maximizar o processo de produção dessas mudas. Além de podermos produzir mudas para recompor bosques de mangue, como a vegetação nativa terrestre de Acaraú", disse.
A docente frisou a qualidade da estrutura e a inovação técnica na região. "É uma estrutura que não tínhamos no Município e, assim, vermos dentro de uma Instituição como a nossa, permite que possamos alcançar voos maiores ajudando no desenvolvimento regional e à sustentabilidade ambiental, que é o que a gente busca.
Blog O Acaraú com informações do IFCE Campus Acaraú
0 comentários:
Postar um comentário