O vulcão Cumbre Vieja, que fica na Ilha Palma, um território espanhol, e esteve adormecido durante décadas, entrou em alerta amarelo na última quarta-feira, 15.
Conforme divulgado pelo MetSul Meteorologia, a região tem apresentado sinais de atividade sísmica em um nível que, embora ainda moderado, não era visto há muito tempo.
Caso uma erupção particularmente ruim ocorra, existe a possibilidade de que a encosta da ilha se desestabilize, formando um tsunami que atingiria as Américas, o Brasil incluso.
As regiões Norte e Nordeste seriam as mais afetadas, porém segundo estimativas a onda poderia chegar até mesmo ao litoral de Santa Catarina. Vale ressaltar, no entanto, que se trata apenas de uma possibilidade e não um alerta imediato.
"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", continuou o especialista.
O alerta amarelo serve para avisar as pessoas que moram nas áreas que seriam afetadas pelo fenômeno para ficarem vigilantes.
O terceiro nível de alerta, por sua vez, significa que o evento está para acontecer a qualquer momento. No quarto, ele já está em andamento.
0 comentários:
Postar um comentário