A Universidade Federal do Ceará divulgou nesta quinta-feira que as centenas de caixas misteriosas encontradas no litoral nordestino desde 2018 podem ser de um navio alemão destruído por tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), o ponto de partida para a descoberta foi uma inscrição que havia em uma das caixas ‒ encontrada em julho deste ano em uma praia de Itarema. Ela indicava que o material do navio cargueiro tinha saído da Indochina Francesa, localidade atualmente conhecida como Vietnã, Laos e Camboja. Durante a guerra, essa colônia foi dominada pelos japoneses, que, junto a alemães e italianos, formavam o Eixo.
Os dados encontrados indicariam que “esse produto era antigo, provavelmente de um naufrágio. Através dessa marcação [na caixa], fizemos uma pesquisa histórica e conseguimos identificar um cargueiro, chamado Rio Grande, que tinha uma carga de borracha com as inscrições referentes à Indochina Francesa”, explicou o Prof. Carlos Teixeira, um dos responsáveis pela pesquisa.
Tem varias na pria da ilha do rato
ResponderExcluir