A Prefeitura de Granja cancelou toda a programação de Carnaval que estava sendo organizada para pontos da cidade. A informação é dada em nota oficial pela gestão municipal, em sua página no Facebook, justificando transtornos e prejuízos provocados pelas chuvas.
Granja é o município que registra os maiores índices pluviométricos no Estado até agora.
De acordo com a Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Granja disse que "é preciso que a população entenda que construções em áreas de risco devem ser evitadas, como é o caso das moradias localizadas na área situada às margens da CE-085. Disse ainda que a Prefeitura vem informar que esse ano, excepcionalmente, não irá realizar o “Carnaval de todos”. Ao longo dos últimos seis anos o Carnaval de Granja se consolidou como um dos melhores e maiores do Estado do Ceará elogiado pela imprensa e pelo público. Porém, é preciso que se pondere que as circunstâncias atuais recomendam prudência e austeridade nos gastos públicos, para que se priorize a realização de ações preventivas que minimizam situações de riscos e vulnerabilidade da população em todo o município", disse a nota.
No entanto, o cancelamento está soando estranho no Vale do Coreaú, onde está localizada a cidade que fica nas margens do Rio Coreaú. Para os granjenses, se o motivo do cancelamento fosse as fortes chuvas, os munícipes lembram, que, somente em janeiro e fevereiro de 2018, choveu 846 milímetros na cidade, quando estradas também foram cortadas e residências foram invadidas por água e lama, deixando famílias desabrigadas. No entanto, apesar disso, o carnaval ocorreu normalmente.
"Tal cancelamento, anunciado agora nem cogitado foi à época. Em 2019 choveu menos da metade que as do mesmo período do ano passado. Segundo a Funceme, choveu, de janeiro até ontem em Granja, 492 mm", disse Tadeu Nogueira no seu Blog Camocim Online. "Desde 2013, quando mudou o formato do evento em Granja, sempre teve enchente antes da folia, causando os mesmos estragos, mas só em 2019 tomou-se essa decisão. Por quê?
Para muitos granjenses, a medida foi tomada por outro motivo e as chuvas entraram como um providencial pretexto para o maior interessado", finalizou o blogueiro.
Imagem: TVM
O Acaraú com informações do Blog Camocim Online
0 comentários:
Postar um comentário