quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A quem você está protegendo ao avisar na internet sobre locais de blitz?

Vira e mexe ouvimos acarauenses reclamando dos órgãos públicos e até de políticos sobre a bagunça que é o trânsito, a falta de segurança com assaltos a residências, a comércios, a postos de gasolina, furtos de motos, e uma série de outros crimes que ocorre em Acaraú e nas cidades do Vale.

No entanto cada vez mais essas mesmas pessoas tem usado de forma errada as páginas de redes sociais como o Facebook, o Twitter, e Whatsapp para informar os locais de blitz em Acaraú e em outras cidades do Vale, e na verdade, estão é ajudando as pessoas que cometem esses crimes a fugir por uma rota segura. Está entregando, literalmente, o ouro para os bandidos.

Está faltando é as pessoas praticarem a empatia, aquela coisa de se colocar no lugar do outro para, por alguns instantes, sentir a mesma dificuldade dele. Mas, se essa pessoa tivesse sido vitima de bandidos? Será que a mensagem não seria outra? Será que não estaria usando todos os recursos de que dispõe para reclamar do município, do estado, da união pela falta de segurança. 

Leitores, vocês fazem ideia de quantas crianças e adolescentes sem habilitação e pondo em risco a vida de terceiros dirigem os carros e motos dos pais com a permissão deles diariamente em Acaraú? Adolescentes dirigindo motos e carros é o que mais tem! Eles andam por aí trafegando sem idade, sem habilitação e sem responsabilidade na maior cara dura!

Antes de informar ao mundo pelas redes sociais aonde estão as barreiras de fiscalização nesse momento, pense que esse guri sem maturidade psicológica para dirigir pode causar um acidente, pode bater no seu carro, atropelar uma pessoa da sua família ou tão desconhecida quanto aquela que você tenta ajudar sem conhecer quando posta localização de blitz na internet.

Sabe aquele motorista embriagado, muitos nas primeiras da manhã, que mais a frente vai causar um acidente no cruzamento, numa via expressa, uma colisão traseira ou mesmo perder o controle do carro e causar uma tragédia maior? É esse cara que você está protegendo quando revela o local de uma blitz.

Sabe aquele cara que acabou de assaltar a padaria, o posto de gasolina, uma casa lotérica, uma loja, a sua casa? Pois é, não subestime os ladrões, pois vivemos na era da tecnologia em que qualquer aparelho simples de celular tem acesso à internet e a sua postagem pode estar ajudando esse cara a fugir por uma rota segura. Use seu Facebook, seu twitter, seu Whatsapp e sua inteligência para ajudar os outros e não para ajudar os criminosos a acharem a rota de fuga mais segura e mais rápida.

Aproveite e poste lá alguma mensagem positiva, um pedido para que as pessoas colaborem mais no trânsito, sejam mais cuidadosas, mais cidadãs e não divulguem as blitz. Pense que o criminoso que você protege e ajuda a fugir hoje pode ser o mesmo que vai furtar o seu carro, a sua moto, ou até lhe balear e te fazer postar mensagens desesperadas de ajuda. A tecnologia está aí, mas só traz benefícios quando é usada para o bem de todos.

É preciso saber usar com inteligência as ferramentas que se tem. Se quer usar a tecnologia e a informação para o bem, avise sobre locais de acidentes, avise sobre pontos de estrangulamento no trânsito. Avise também sobre locais com tráfego melhor para ajudar os outros motoristas. Muito ajuda quem não atrapalha.

Nas imagens acima, retiradas ontem, 15/09, e hoje 16/09, das redes sociais, enquanto o Detran/CE e a PRE (Policia Rodoviária Estadual) realizam blitz em pontos estratégicos da cidade, usuários indicavam aonde estavam os agentes, em uma das postagens, um dos internautas chegou a dizer que a informação de que a blitz estava chegando na cidade vinha de dentro do Detran (Não afirmando se o de Acaraú).

É bom lembrar que, segundo o artigo 265 do Código Penal Brasileiro, após aberto inquérito a pessoa pode ser presa e condenada de 1 a 5 anos de reclusão. Essa prática só ajuda a facilitar as ações dos criminosos e motoristas que estão irregulares. Então amigos internautas, vamos usar a internet para o bem, e não para o mal.

0 comentários:

Postar um comentário