sábado, 16 de março de 2013

Deputados conhecem de perto o Hospital Regional Norte


O Hospital Regional Norte recebeu na manhã desta sexta-feira, 15, a visita de deputados estaduais do Ceará, guiada pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. No total, 13 deputados: Zezinho Albuquerque, Antônio Carlos, José Sarto, Tomaz Holanda, Leonardo Pinheiro, Roberto Mesquita, Ferreira Aragão, Manoel Duca, Bethrose Fontenele, Rogério Aguiar, Mailson Cruz, Nenen Coelho, Silvana Oliveira.

“Estamos aqui para ver de perto a grandeza desse hospital que muda a assistência à saúde da população de 1 milhão e 600 mil habitantes de toda a macrorregião, tanto na facilidade de acesso como na qualidade dos serviços”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Zezinho Albuquerque. O deputado Ferreira Aragão destacou que “fica claro com a construção desse hospital a determinação do governo do Estado em enfrentar as dificuldades da saúde pública, com zelo de cuidar bem da população”. 

Início das cirurgias
Arruda Bastos apresentou o perfil do HRN, com números e dados, que mostram que o novo hospital é o maior do interior do Ceará e do todo o interior do Nordeste. Deu destaque ao cronograma de funcionamento. “Começam a ser feitas as cirurgias a partir desta segunda-feira, 18, seguindo rigorosamente a data definida no cronograma de funcionamento do novo hospital”, afirmou o secretário. As primeiras cirurgias, de média complexidade, estão agendadas para as 8 horas. Os pacientes que serão operados fizeram os exames laboratoriais e radiológicos de preparação para as cirurgias também no Centro de Imagem do HRN, que iniciou desde o dia 28 de fevereiro os agendamentos de exames. No hospital, construído pelo governo do Estado para atender a população dos 55 municípios da macrorregião Norte, há 17 salas cirúrgicas.

Só especialistas em cirurgia geral, são 37 médicos. Em anestesiologia, foram aprovados 34 médicos na seleção pública realizada para contratação dos 1.641 profissionais de todo o hospital. No total, são 347 médicos especialistas em 18 áreas: além de cirurgia geral, neurologia, traumatologia, clínica médica, mastologia, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, urologia, cirurgia plástica, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, hematologia, nefrologia, radiologia, infectologia,psiquiatria. Há ainda odontologia para cirurgia buco-maxilo-facial, já que uma das principais referências do HRN, é assistência em traumas, fisioterapeuta, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia e serviço social.

O HRN tem ao todo 382 leitos. São 199 leitos de internação em enfermaria. As internações, conforme cronograma de funcionamento, começarão dia 30 do próximo, data em que entra ainda em serviço o centro obstétrico, que tem 10 leitos para parto cirúrgico e 12 leitos para parto normal. Na obstetrícia há ainda 10 salas de pré, parto e pós parto. Em seguida, vem a última etapa do cronograma de funcionamento, dia 20 de maio, com o início dos atendimentos de urgência e emergência gineco-obstétrico, pediátrico, clínico (adulto) e cirúrgico geral. Na pediatria, há 30 leitos.