quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

LITORAL CEARENSE: Turismo Comunitário oferece pacotes econômicos de Carnaval

Mantidas pelos Povos do Mar, pousadas dão exemplo de sustentabilidade e economia no Ceará 
A Praia de Tatajuba, em Camocim, tem pousadas
mantidas pela própria comunidade

O Carnaval no litoral pode ser tranquilo para quem quiser ficar em meio à simplicidade dos povos do mar do Ceará. Ainda há vagas em sete pacotes para o feriado oferecidos pela Rede de Turismo Comunitário (Tucum) no Estado. São pousadas mantidas pelas próprias comunidades nos municípios de Amontada, Acaraú, Trairi, Camocim, Icapuí, Beberibe e Fortim. Além da preocupação ambiental, há uma grande estratégia dos empreendedores: reafirmar, pelo turismo, a identidade e permanência no lugar onde vivem desde as origens.

Pacotes a partir de R$ 400 para duas pessoas em quatro dias, incluindo café da manhã e passeios em trilhas ecológicas. Isso faz parte do que chamam de turismo sustentável.

O contrário disso são os destinos turísticos, também nas praias do Ceará, mas que provocam expulsão das comunidades e apropriação irregular dos espaços, tendo como prioridade o lucro financeiro. Nas pousadas da Rede Tucum, não. Só é associado se é empreendimento da própria comunidade, que, para se manter no lugar, faz questão de preservar a cultura.

Em Camocim, no Litoral Oeste, a Praia de Tatajuba tem o Chalé do Coração, cuidado por Raimundo Coração e sua esposa Francinete Pinho. Lá são dois quartos triplos. Ainda há vagas pro Carnaval. Dali se vai para a Lagoa da Torta, celeiro para prática de esportes aquáticos. Tudo entre dunas e o mar. Os pacotes, a partir de R$ 400, incluem café da manhã. Pode ter adicional para quem quiser o almoço.

Atualmente compõem a Rede Tucum as seguintes comunidades: Etnia Indígena Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Batoque (Aquiraz), Prainha do Canto Verde (Beberibe), Ponta Grossa (Icapuí), Tremembé (Icapuí), Curral Velho (Acaraú), Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto do MST (Fortaleza), Associação Mulheres em Movimento (Conjunto Palmeiras - Fortaleza), Etnia Indígena Tapeba (Caucaia), Flecheiras (Trairi), Assentamento Coqueirinho (Fortim), Caetanos de Cima (Amontada) e Tatajuba (Camocim).