sábado, 26 de janeiro de 2013

Aeroporto de jericoacoara receberá verba do governo federal

Há um mês, a presidente Dilma Rousseff lançou um pacote de medidas para alavancar o setor aeroportuário, com investimentos de R$ 7,3 bilhões para reforma e melhoria de 270 aeroportos regionais.
Construção da pista do Aeroporto Internacional de Jericoacoara
em Cruz/CE - Foto: Tide Andrade
No Ceará, as cidades de Aracati, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Jijoca, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral foram contempladas no plano que deve estar concluído até 2015, segundo estimativas da Setur. Segundo Bismarck, a medida vai ao encontro da política de estímulo à aviação regional projetada pelo Governo do Estado desde 2007, que toca os projetos de licitação dos aeroportos de Itapipoca e Canindé.

Atualmente a Setur administra os aeroportos regionais de Aracati, que recebeu investimentos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado mas ainda não opera voos regulares e Jericoacoara, que recebeu investimentos na ordem de R$ 56 milhões e possui previsão de ser inaugurado no segundo semestre de 2013.

 Os investimentos do Governo do Estado estão direcionados a 11 aeroportos regionais, localizados nas cidades de Jericoacoara, Camocim, Canindé, Itapipoca, Iguatu, Tauá, São Benedito, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Sobra e Aracati.

 O Governo Federal tem analisado medidas para reduzir os custos das companhias aéreas, levando em conta o fato de o setor ter aumentado suas despesas. As moedas estrangeiras, que sofreram aumento em 2012, ainda correspondem a 60% dos gastos na aviação, segundo o governo.