Uma pessoa que reside em Acaraú visitou a sua terra natal, Pedra Branca (CE) e, após retornar a Acaraú, nesta segunda-feira (5/12), acabou sendo internado no Hospital Municipal Dr. Moura Ferreira, no Centro de Acaraú, com suspeitas de ter contraído a gripe A, trasmitida pelo vírus H1N1. A cidade de Pedra Branca e outras cidades da região do Sertão Central têm apresentando um surto da doença. A Coordenação de Vigilância de Saúde do Município, juntamente com a equipe de Vigilância da 12ª Micro-regional de Saúde do Estado já fizeram a notificação, coleta de material e exames e o paciente já foi liberado e encontra-se em casa em observação, tendo recebido os medicamentos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Conforme Denis Moreira Gomes, coordenador do Programa da Saúde da Família (PSF) de Acaraú, tudo está sob controle no Município, tendo sido atestado apenas um caso suspeito. Os profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipe de apoio participaram de treinamentos desde o ano passado. Tem sido realizadas ações de educação e saúde, com palestras e os profissionais têm atendido cada paciente de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. Denis explica que em atestando um caso suspeito de H1N1, o paciente será devidamente encaminhado e terá o tratamento devido.
O coordenador explica que por ser uma vacina de campanha, a H1N1 não está disponível nos postos de saúde, como as vacinas de rotina. A melhor forma de prevenir a doença ainda é a higiene. Dênis orienta que a população, por medida de segurança, tenha um cuidado maior com locais fechados e um cuidado com a higiene, lavando bem as mãos, “que evita o contágio de inúmeras doenças infecciosas, dentre as quais a gripe A”.
Saiba Mais
O que é gripe A (H1N1)?
É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.
Tenho sintomas de gripe. Como posso saber se é um caso de gripe A (H1N1)?
Apenas se houver febre alta repentina (maior que 38 graus centigrados) e tosse, podendo estar acompanhas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, e dificuldade respiratória. Além disso, o doente deve ter apresentado esses sintomas até 10 dias após sair de países que reportam casos da influenza A ou ter entrado em contato próximo com uma pessoa suspeita de infecção (como alguém que esteve em uma região afetada e apresentou os sintomas até 10 dias depois.
Há tratamento para influenza A (H1N1) disponível?
Sim. Há um medicamento antiviral indicado pela OMS e disponível na rede pública de saúde que será usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O remédio sói faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas.
Devo tomar algum remédio preventivamente, mesmo sem sintomas?
Ninguém deve tomar medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus. (Portal do Mundo Vestibular)
0 comentários:
Postar um comentário