Líderes partidários do PT, PSB e PMDB tentam desenhar um cenário ideal de união para as disputais eleitorais nos municípios cearenses. A realidade de cada local, contudo, se sobrepõe a qualquer tentativa de salvar a aliança.
![]() |
| Click na Imagem para Ampliar |
Embora seja evidente que haverá conflitos entre os partidos da base aliada no Interior, o discurso hoje é de que a manutenção da união é primordial, mas somente “onde for possível”. Em Juazeiro do Norte e Acaraú, por exemplo, é tida como certa a disputa entre partidos da base aliada. Entre PT, cujos prefeitos disputam a reeleição, e PMDB. Em Sobral, reduto eleitoral do governador Cid Gomes (PSB), o ex-deputado Oman Carneiro (PRB) ameaça entrar na disputa contra o atual prefeito Clodoveu Arruda (PT). Ambos são ligados aos Ferreira Gomes.Para o deputado federal José Guimarães (PT), vice-líder do governo Dilma Rousseff (PT) na Câmara, é fundamental manter a aliança em Juazeiro do Norte e em Sobral. “O governo (do Estado) vai buscar até o último minuto a aliança”, diz Almicir Pinto, secretário-adjunto do Gabinete do Governo do Estado. “Onde tiverem dois candidatos da base, o governador não vai (apoiar nenhum). O governador não sobe em palanque contra amigo”, completa.
Segundo Joaquim Cartaxo, vice-presidente do PT estadual e coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), a aliança é prioridade. “O partido irá fazer todos os esforços para ter essa aliança na maioria dos municípios do Ceará. Onde esse arco de alianças não se concretizar, não será por tensionamento do PT.”


0 comentários:
Postar um comentário