Entre as principais ações da Coordenação de Pesquisa apresentadas, estão a formação de um grupo de pesquisa em recursos pesqueiros e aquícolas, além do projeto em execução de construção de um novo catamarã (embarcação a vela) em Acaraú, fruto do projeto aprovado pelo CNPq intitulado "Catamarã: Uma Alternativa Sustentável para Modernização da Pesca Artesanal no Nordeste do Brasil".
Além disso, o campus de Acaraú compõe o Núcleo de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura, núcleo Nordeste IX, que com a proposta de desenvolver novas tecnologias para o setor de aquicultura e pesca, beneficiando a comercialização do pescado, tem possibilitado a aprovação de inúmeros projetos por instituições como Capes, Finep e Setec/MEC, aguardando a liberação da verba para que sejam iniciadas a execução dos projetos.
O Professor João Vicente ainda destacou a participação do campus no Programa Certific, que oportuniza Certificação de saberes a redeiros (que confeccionam artefatos de pesca) e operadores de beneficiamento do pescado.
Planeja-se também a construção de um Laboratório Simulador de Navegação, no campus de Acaraú, a ser fincanciado pela Setec/MEC, em parceria com o campus do Instituto Federal em Macau (RN). Na foto à direita, reunião ocorrida no Gabinete da Direção Geral do campus de Acaraú.
O Reitor do IFCE, Prof. Cláudio Ricardo, que também é presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que congrega todos os IFs do Brasil, prometeu apoiar a execução dos projetos apresentados pela Coordenação de Pesquisa do campus. Reforçou a vocação local de Acaraú para a pesca e a aquicultura, que fizeram com que o campus do IFCE se caracterizasse por uma instituição marítimo-portuária. Ressaltou o comprometimento do IFCE na educação profissional e tecnológica de qualidade e o empenho do Governo Federal que até o final do Governo Dilma Roussef disporá de mais de 600 campi dos IFs em todo o país.
O Diretor Geral do campus de Acaraú do IFCE, Prof. Amilton Nogueira agradeceu a presença do Reitor na casa e reforçou o empenho dos servidores que tornam o campus de Acaraú uma realidade. Agradeceu ao empenho de todos e reforçou que "não serão medidos esforços para ofertar um ensino de qualidade a todo o Baixo Acaraú".
0 comentários:
Postar um comentário