sexta-feira, 27 de maio de 2011

Curta-metragem rodado em Acaraú participará do Festival de Cinema Digital de Jericoacoara‏

O documentário O Outro Lado de Curral Velho rodado em fevereiro de 2011 na praia de Arpoeiras será exibido no Festival Jeri Digital.
O filme, ainda não lançado, terá sua estreia no início do mês de junho durante a Semana do Meio Ambiente da cidade de Acaraú e será exibido em Jericoacoara entre os dias 16 a 20 do referido mês.
O documentário trata da reinvenção do fazer político de uma comunidade de pescadores e marisqueiras de Acaraú/CE frente à empreendimentos que há dez anos comprometem a continuidade de seus costumes, cultura e vivências.

O documentário é narrado através de um cordel da marisqueira Maria do Livramento Santos, a Mentinha, que relata a construção de forma lúdica e horizontal de meios que possibilitam o desenvolvimento sustentável da comunidade através de ações afirmativas como o fortalecimento da cultura tradicional, a continuidade das atividades de pesca, mariscagem e agricultura e novas alternativas de geração de emprego e renda como o turismo comunitário.

O documentário teve apoio da Secretaria de Cultura do Estado por meio do último edital de cinema e vídeo na categoria Novas Mídias.

Ficha técnica:
Título: O Outro Lado de Curral Velho.
Minutagem: 5′.
Ano: 2011.
Roteiro: Maria do Livramento Santos (Mentinha) e Philipe Ribeiro
Direção/Fotografia: Philipe Ribeiro
Direção de Produção: Laura Feitosa
Montagem/Edição: Philipe Ribeiro

O II Festival de Jericoacoara - Cinema Digital divulga filmes selecionados. De 11 a 15 de junho, evento recebe cineastas, como Silvio Tendler e Nelson Pereira dos Santos
Em sua segunda edição, o Festival de Jericoacoara - Cinema Digital selecionou um total de 50 filmes, curtas com pelo menos 15 minutos de duração, produzidos com tecnologia digital. As obras foram escolhidos num universo de 218 inscritas. O evento que acontece de 15 a 21 de junho. Além da mostra, estão previstas homenagens ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, que já confirmou presença no festival.

Premiação
Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por cinco profissionais ligadas à área do audiovisual. As premiações em dinheiro, no valor de R$ 5 mil cada, serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, experimental, documentário e animação. Também receberá prêmio de R$ 5 mil a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada "Rota das Emoções", que se inicia em Jericoacoara no Ceará, passa pelo Delta do Parnaíba no Piauí e se estende até os Lençóis Maranhenses.

O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz. A edição 2011 do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital demonstra evolução em relação à estreia do evento, que atraiu repercussão nacional, em junho de 2010, recebendo elogios de cineastas como os consagrados Silvio Tendler e Walter Lima Jr.

O festival contará com uma Mostra Especial de Cinema Ambiental e com oficinas de cinema digital. Também prestará homenagens ao cineasta Nelson Pereira dos Santos ("Vidas Secas" e "Como Era Gostoso o Meu Francês"), que tem presença confirmada no evento.

Image and video hosting by TinyPic

0 comentários:

Postar um comentário