sexta-feira, 12 de novembro de 2010

COMEÇA HOJE: Festival reúne apreciadores de camarão em Acaraú

Gastronomia, nomes internacionais da culinária e da pesquisa movimentam Festival do Camarão, em Acaraú

Acaraú. O camarão será protagonista de grande encontro de gastronomia e debate sobre inovações tecnológicas ambientais e sustentáveis para a pesca. O Ceará sedia de hoje a domingo o II Festival Internacional de Camarão da Costa Negra. Chefs de cozinha do Brasil e de outros países estarão no evento, que ainda ensejará encontro científico de abrangência internacional com oficinas, workshops, cursos e mesas redondas. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece no Município de Acaraú, Litoral Oeste do Estado. Também shows musicais todas as noites prometem movimentar o feriado dos turistas, visitantes e moradores.

Será um encontro para mostrar iguarias de camarão para a mesa e falar do trato sustentável desse alimento desde a sua produção. Alguns dos principais chefes que atuam no Brasil estarão no festival ensinando pratos: Mr. Lam, chef do empresário Eike Batista; o chef francês Alain Burnel; a renomada chef Flávia Quaresma, que tem entre seus títulos o de mulher mais influente do Brasil, na categoria Gastronomia, pela revista Forbes; e o chef Allan Vila Espejo, especialista em cozinha espanhola, com influência da cozinha italiana e oito livros publicados, dois deles premiados pelo Cookbook Awards.

Também participarão o chef Emmanuel Bassoleil, francês radicado no Brasil que fundou a Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga), e dois dos maiores chefs de cozinha do mundo: Brian Cotterrill e Gissur Gudmundsson, presidente da Federação Mundial das Associações dos Chefes de Alta Gastronomia.

Durante o Festival, seis chefs brasileiros vão apresentar três pratos inéditos cada um. Todas as noites eles serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. O que obtiver a maior pontuação, juntando as notas dos três dias, vence o festival. Os pratos serão apresentados e degustados por especialistas. Os visitantes também vão poder provar as delícias nos restaurantes na Fazenda Cacimbas.

Além de promover a qualificação dos pratos à base de camarão na gastronomia brasileira, o Festival dá ênfase à qualidade deste crustáceo produzido na região da Costa Negra, como é chamado trecho do litoral cearense que vai desde a foz do rio Aracatimirim, na localidade de Torrões, até a foz do Rio Guriú, em Jijoca de Jericoacoara. A região abrange os Municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Produção

Com uma produção média de 8.200 toneladas por ano, o camarão da Costa Negra gera cerca de 1.350 empregos diretos e é considerado diferente dos demais produzidos no Ceará. De acordo com os produtores, é o modelo de cultivo, e o crescimento dos camarões se dá a partir de alimentos naturais como principal fonte.

O cultivo de camarão no Ceará, para além da região da Costa Negra, é bastante discutido por especialistas, muitos denunciando o manejo insustentável em várias fazendas produtoras, afetando áreas de apicum, em regiões de mangues do litoral. Mas o festival se propõe a ser um dos maiores encontros científicos já realizados no Estado para discutir o manejo correto do camarão.

Paralelamente ao Festival Gastronômico haverá o II Encontro do Arranjo Produtivo Local de Carcinicultura do Litoral Oeste, cujo objetivo é apresentar e discutir as inovações tecnológicas em procedimentos de manejo no segmento de larvicultura, na engorda, e na indústria de processamento.

Shows

O Festival do Camarão será animado hoje à noite pela banda Dona Zefa e pelo cantor Sidney Magal; no sábado, terá Manolo Otero e Luciano Bruno; e o domingo terá animação de Caribbean Kings e Bete Nascimento. No centro de Acaraú acontecem vários shows.

Produção

8200 toneladas de camarão são produzidas anualmente na região da Costa Negra, que compreende os Municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste.

Fonte: Diario do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário