terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Ana Flávia anuncia mais mudanças em seu secretariado


Horas antes de tomar posse para o seu segundo mandato, a prefeita Ana Flávia (PSB), anunciou mais mudanças em seu secretariado. O ex-secretario de administração e finanças e que atualmente estava a frente da secretaria de infraestrutura, Cairo Forte, foi anunciado como novo Controlador Geral.

Outra mudança anunciada foi na Secretaria de Desporto e Juventude. A partir de 1° de janeiro terá no seu comando o suplente de vereador Diefin Batista (Podemos).

Outra mudança anunciada foi na Secretária de Turismo e Cultura. Thales Walker, está de volta ao Acaraú. Ele foi secretário da mesma pasta no início da primeira gestão de Ana Flávia, e depois coordenador de comunicação, antes de ir para Itarema assumir a Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura.

Recordista de mandatos, prefeito Jonas Muniz encerra seu 6º Mandato


Neste dia 31 de dezembro de 2024, o prefeito de Cruz, Jonas Muniz (PSB), encerra o seu 6º mandato a frente da prefeitura de Cruz. Para muitos é uma verdadeira lenda política no Ceará, respeitado por todas as classes. Prefeito pela 6ª vez, ele não apenas ajudou a emancipar a cidade de Cruz na década de 1980, mas também foi o primeiro gestor do município, inaugurando uma trajetória política marcada por liderança e resultados.

Tudo começou no início dos anos 80, quando Jonas teve participação ativa na luta pela independência de Cruz, que na época era distrito de Acaraú. O plebiscito de 1984 resultou na criação do município, oficialmente emancipado em 14 de janeiro de 1985. Jonas Muniz assumiu como primeiro prefeito de Cruz em 1986, dando início a uma carreira que atravessou gerações.

Ao longo de seus mandatos 1986-1988, 1993-1996, 2005-2008, 2009-2012, 2017-2020 e 2021-2024, Jonas consolidou sua liderança e transformou a política local, elegendo sucessores e deixando um legado de progresso. Em 2024, mais uma vez, sua influência prevaleceu com a eleição de Dery Muniz como novo prefeito de Cruz, o qual assumirá a partir dessa quarta-feira, 01/01.

Jonas Muniz é um exemplo de liderança no cenário político cearense. Além de sua trajetória como prefeito recordista, ele se destaca como um empresário de sucesso, demonstrando que é possível conciliar gestão eficiente com compromisso público, sendo uma referência de dedicação, visão estratégica e amor por Cruz, cidade que ajudou a emancipar e transformar ao longo de sua notável carreira. Aos seus 80 anos, Jonas Muniz ainda não disse se irá se aposentar de disputar mandatos.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Em encontro com o prefeito eleito, vereadores de Jijoca de Jericoacoara lançam chapa para a eleição da Câmara Municipal


O prefeito eleito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro César (PP), e o vice-prefeito Roberto Canuto, tiveram encontro com os vereadores eleitos pelo seu grupo, Daniel Souza, Maurício Freitas, Fernando Edson, Guilhermina Canuto, Natalícia Brito, Jacqueline, Cleiton Marçal e Erivan, quando foi discutido a formação da mesa diretora para o próximo biênio. "Reforçando nosso compromisso com a união e o trabalho em prol de Jijoca de Jericoacoara", destacou Leandro.

O grupo deverá ter como candidato a presidência o vereador Daniel Souza, como vice o vereador  Fernando Edson, como 1ª Secretária a atual vice prefeita Natalícia Brito, como 2ª Secretária a vereadora Jacqueline Rocha, e como Líder do Governo, a vereadora Guilhermina Canuto.

"Estamos certos de que essa composição trará ainda mais força e organização para nossa gestão, sempre priorizando os interesses do nosso povo. Seguimos juntos, com trabalho e respeito!", pontuou Leandro César.

Edilson Filho é anunciado como novo Secretário de Infraestrutura de Acaraú


A prefeita Ana Flávia (PSB), anunciou novas mudanças e manutenções em seu secretariado para o segundo mandato que inicia no próximo dia 1° de janeiro.

Na secretária de Infraestrutura sai Cairo Forte e assume a pasta o advogado Edilson Filho, filho do vereador Edilson Salgueiro. No anúncio a gestora destacou que o novo secretário além de advogado é empreiteiro e incorporador imobiliário.

A gestora anunciou ainda as manutenções da Secretária de Assistência Social, Rafaela Araújo, do Secretário de Agronegócio, Pesca, Irrigação e Desenvolvimento Econômico, Nacelio Cruz, do Secretário de Segurança e Trânsito, Alan Colares, e do Secretário de Meio Ambiente, Itamar Ferreira.

Mulher e adolescente são resgatadas de 'tribunal do crime' em Jijoca de Jericoacoara


Duas jovens foram resgatadas vivas pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira, 30/12, de um cárcere privado no município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral norte do Ceará. As jovens estavam sendo agredidas e interrogadas em uma por suspeitos que agiam como representantes de um 'tribunal do crime' de uma facção criminosa.

As vítimas, uma mulher de 27 anos e uma adolescente de 13, vivem em Fortaleza e estavam em visita ao município de Jijoca. Elas foram encontradas pela Polícia na localidade de Baixio, a pouco mais de 20 quilômetros da turística Vila de Jericoacoara.

Os policiais descobriram o local após receber uma denúncia anônima de que as vítimas estavam sendo espancadas. Conforme apuração da TV Verdes Mares, os criminosos chegaram a realizar uma transmissão ao vivo nas redes sociais do "julgamento" delas.

Quando a Polícia chegou ao cativeiro, quatro suspeitos conseguiram fugir, mas outros quatro suspeitos foram capturados, sendo dois adultos e duas adolescentes. No local, os policiais apreenderam maconha, crack e cocaína; um simulacro de pistola e quatro aparelhos celulares.

As duas jovens foram resgatadas com vida e encaminhadas para atendimento médico. Já os suspeitos detidos foram levados para a Delegacia de Jijoca de Jericoacoara.

G1

sábado, 28 de dezembro de 2024

Prefeita Ana Flávia anuncia mudanças no seu secretariado para sua segunda gestão


A prefeita Ana Flávia (PSB), iniciou a mudança em seu secretariado para o seu segundo mandato, que se inicia em 1º de janeiro de 2025. Como antecipado pelo Blog O Acaraú, a Secretaria de Educação terá como titular a professora sobralense Maiara Melo. Em Sobral, ela ocupava um cargo de chefia no governo de Ivo Gomes como Coordenadora de aprendizagem e da gestão pedagógica da secretaria de educação do município.

Outra mudança anunciada foi na Secretaria de Administração e Finanças, sai Francisco Fontenele, que assumirá a Secretaria de Administração e Finanças de Itarema, entra o professor Valdeci Santos, que era titular da Secretaria de Educação. Ana Flávia anunciou ainda a permanência de Ana Paula, na Secretaria de Saúde, e de Eliakin Silveira como chefe de gabinete.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Professor Vítor Albuquerque vai assumir a Secretaria de Educação de Itarema em 2025 a convite do Prefeito Eleito Robério Filho


O prefeito eleito de Itarema, Robério Filho começou a montagem da sua equipe para a gestão (2025 - 2028) na cidade de Itarema. A condução da educação itaremense, que amarga as últimas colocações na região nas principais avaliações educacionais, será um grande desafio para a nova gestão do prefeito eleito que, durante a campanha deste ano, colocou a educação como uma das prioridades do novo governo.

Para conduzir a pasta extremamente relevante e estratégica para a gestão do prefeito, o convite foi feito para o professor João Vítor de Albuquerque, secretário de educação de Jijoca de Jericoacoara (entre 2009 e 2012 e 2021 e 2024). Ele também conduziu a educação de Acaraú nas duas gestões do prefeito Alexandre Gomes (2014 - 2020).

João Vitor, que atualmente tem 43 anos é casado e tem dois filhos, tem vasta experiência na educação e grande respaldo na educação cearense, com dezenas de premiações conquistadas. Ele é mestre em educação, graduado em Pedagogia, Biologia e História e especialista e Psicopedagoga, Ciências da Educação e Gestão Escolar.

Com experiência como professor de ensino fundamental, médio e superior, coordenador pedagógico e técnico de secretaria está como secretário municipal nos últimos 16 anos. Neste período, obteve excelentes resultados, com destaque para SPAECE (Avaliação Estadual), e o IDEB (Avaliação Federal) além de diversos destaques individuais.

O professor também já trabalhou assessorando os municípios de Cruz e Itarema e atuou como consultor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC. Também foi professor assistente da Universidade Federal do Ceará e tutor do CAED, ligado à Universidade Federal de Juiz de Fora.

Desejamos desde já uma boa sorte e sucesso ao Prefeito Robério Filho e ao Professor João Vitor de Albuquerque na condução da educação itaremense!

Dois homens são mortos a tiros em via pública na Vila de Jericoacoara


Dois homens foram mortos a tiros em via pública na Vila de Jericoacoara, em Jijoca, a 282,91 quilômetros de Fortaleza. O duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 27, que antecede o fim de semana da véspera do Réveillon, época de grande movimentação turística na região. O crime aconteceu próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.

Conforme apuração, algumas pessoas foram a uma base policial na Vila de Jericoacoara e relataram ter escutado disparos próximos à unidade hospitalar. Ao chegar no local, os agentes constataram duas vítimas em óbito. Ainda não há informações da identificação das duas pessoas.

Esse é o segundo caso de homicídio registrado na região em menos de dez dias. Na última quarta-feira, 18, o corpo de um turista paulista de 16 anos foi encontrado na região. O adolescente teria sido morto após ter sido apontado, por integrantes do Comando Vermelho (CV) que atuam na região, como suposto membro de uma facção rival, de origem paulista.

O Povo

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Parque de dinossauros abre em Jericoacoara; saiba preços


Nesta sexta-feira, 27, em Jericoacoara, acontece a inauguração de mais um parque temático de dinossauro no Ceará. O Prehistoric Park Jeri, localizado a apenas 14km do centro de Jijoca, vai misturar a magia dos dinossauros com réplicas e cenários realistas, junto a um passeio de barco pelo Rio Guriú.

No local também vai existir a possibilidade de fazer uma trilha no Mangue Seco em Jijoca de Jericoacoara, em uma caminhada interativa que vai abordar o surgimento do rio e curiosidades. O parque também terá espaços com lojas temáticas e restaurantes.

O presidente do Grupo Alchymist, Giorgio Bonelli, afirma que a trilha é um exemplo de como o turismo pode destacar tudo o que está conectado à natureza e a necessidade de promover uma cultura baseada na preservação ambiental.


“É a primeira trilha feita nesta floresta maravilhosa, concebida com o máximo cuidado. Por isso, o caminho é todo sinuoso, pois foi planejado para não remover nenhuma árvore durante o percurso”, disse em comunicado enviado à imprensa.

Além de Jericoacoara, Caucaia também tem parque de dinossauros. Recentemente, o grupo Alchymist inaugurou em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, o maior parque de dinossauros da América Latina em quantidade de réplicas.

Os ingressos estarão disponíveis para compra a partir desta sexta-feira, 27, na bilheteria do local ou no quiosque do Alchymist em frente à praça de Jericoacoara.

Prehistoric Park Jeri - Parque de Dinossauros
• Quando: sexta, 27, das 9 horas às 17 horas
• Onde: Mangue Seco, às margens do Rio Guriú - Camocim
• Quanto: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada); crianças de até 1 metro não pagam
• Vendas: diretamente na bilheteria do parque
 
O Povo

Deputado federal elege esposa e filho em cidades vizinhas no litoral cearense


O empresário Robério Monteiro (PDT), 53 anos, natural de Itarema, no litoral Oeste do Ceará, mostrou força política mais uma vez nas eleições municipais de outubro passado.

O deputado federal, que já foi prefeito duas vezes de sua cidade natal, conseguiu emplacar o filho, Robério Filho (PSB), como prefeito de Itarema.

Ainda no litoral Oeste, na vizinha Acaraú, Robério ajudou a reeleger como prefeita a esposa, Ana Flávia Monteiro (PSB).

Robério foi titular interinamente da Secretaria de Recursos Hídricos até esta quinta-feira, 26, quando foi anunciada a substituição pelo deputado estadual Fernanda Santana (PT), Robério retorna à Câmara dos Deputados, onde exerce o segundo mandato consecutivo na Casa.

Anteriormente, Monteiro já havia se licenciado quando assumiu o cargo de Assessor Especial para Assuntos Federativos do Estado do Ceará, ainda na legislatura passada.

O Povo

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Morte de turista em Jericoacoara expõe falhas na segurança turística


Henrique Marquez de Jesus, jovem de 16 anos, que desapareceu durante uma viagem de férias com o pai à famosa Vila de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara, a galinha dos ovos de ouro do turismo cearense, e que foi encontrado morto na madrugada do dia 18 de dezembro, teve seu corpo localizado próximo à Lagoa Negra, um local afastado e deserto durante a noite. A tragédia, que gerou grande comoção, expõe preocupações sobre a segurança em um dos destinos turísticos mais populares do Brasil e destaca falhas que precisam de atenção urgente.

A localização do corpo próximo à Lagoa Negra, uma área popular durante o dia, mas deserta à noite, reforça a necessidade de maior vigilância em pontos turísticos isolados. Autoridades também investigam possíveis conexões entre o caso e atividades criminosas na região, como furtos e assaltos, que, segundo relatos de moradores, têm aumentado nos últimos anos.

Impacto na imagem de Jericoacoara como destino turístico

Jericoacoara é conhecida mundialmente por suas paisagens paradisíacas, atraindo turistas nacionais e internacionais. No entanto, o caso de Henrique expôs vulnerabilidades que podem afetar a imagem do destino. A vila, que recebe milhares de visitantes anualmente, depende do turismo como principal fonte de renda, mas a segurança é um aspecto cada vez mais questionado.

Especialistas apontam que a falta de infraestrutura de segurança e o aumento do turismo podem ter contribuído para o crescimento da criminalidade. A tragédia gerou repercussão nas redes sociais e em veículos de imprensa, com turistas relatando preocupações sobre visitar a região. Comerciantes e moradores locais também expressaram temor de que episódios como este prejudiquem o fluxo de visitantes, essencial para a economia local.

Medidas urgentes para garantir a segurança em destinos turísticos

Diante do impacto do caso, várias medidas foram sugeridas por especialistas e autoridades para aumentar a segurança em áreas turísticas:

- Instalação de câmeras de alta tecnologia: Monitoramento constante em pontos estratégicos da vila.
- Reforço no policiamento: Aumentar a presença policial, especialmente à noite e em áreas isoladas.
- Campanhas de conscientização: Informar turistas sobre locais de risco e práticas seguras.
- Iluminação pública: Melhorar a iluminação em locais afastados para reduzir a vulnerabilidade.
- Treinamento de agentes locais: Capacitar policiais e equipes de segurança para lidar com as especificidades de áreas turísticas.

Essas medidas, combinadas com a colaboração entre a comunidade local e as autoridades, são vistas como essenciais para prevenir novos casos e restaurar a confiança dos visitantes.

Moradores de Jericoacoara relataram que, apesar da fama de tranquilidade durante o dia, a vila enfrenta desafios crescentes em relação à segurança. Alguns atribuíram o aumento da criminalidade ao crescimento desordenado do turismo e à falta de planejamento urbano adequado.

Episódios de furtos e comportamentos suspeitos foram relatados por turistas, que muitas vezes desconhecem os riscos em áreas menos movimentadas. Comerciantes locais também apontaram a necessidade de políticas mais rígidas para controlar o fluxo de visitantes e garantir a segurança.

Caso Gaia 10 Anos

Há exatamente 10 (dez) anos, a turista italiana Gaia Bárbara Molinari, de 29 anos, teve o corpo sem vida encontrado na região de Serrote, também em Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Ceará, completa 10 anos hoje, 24 de dezembro. Durante essa década, o caso ainda segue em mistério, sem a prisão do assassino.

O laudo da Perícia Forense do Ceará, divulgado à época, relatou que Gaia foi espancada, teve o rosto e pulsos cortados e morreu por estrangulamento. Exames periciais não identificaram sêmen no corpo da vítima, o que sugere que ela não sofreu violência sexual.

A investigação, reaberta em 2018, já passou por nove delegados e conta com um inquérito de mais de 30 mil páginas. Nesse período, 26 pessoas foram ouvidas e duas foram presas temporariamente: a farmacêutica carioca Mirian França de Mello e o cearense Douglas Sousa.

Posteriormente, a Polícia Civil comprovou que nenhum do dois teve envolvimento com o crime. Enquanto isso, até hoje o caso segue sem ser elucidado.

Dois jovens são executados a tiros dentro de casa em Itarema


Um duplo homicídio foi registrado no Município de Itarema, no Litoral Oeste do Ceará, nesta terça-feira, 24/12. Dois jovens do sexo masculino foram assassinados a tiros dentro de uma casa, na Praia do Farol. As vítimas seriam primos.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não confirmou a identidade e o parentesco das vítimas, mas informou que "equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) estão em diligências relacionadas a um duplo homicídio ocorrido, nesta terça-feira (24), na cidade de Itarema".

A reportagem apurou que criminosos invadiram a residência da família e atiraram contra os dois jovens, na madrugada do dia 24 de dezembro, véspera do Natal. Após o crime, os assassinos fugiram.

Segundo a SSPDS, "a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada ao local. A investigação ficará a cargo da Delegacia Municipal de Itarema".

Diário do Nordeste

PCCE captura suspeito de ameaça contra ex-companheira em Itarema


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, nessa segunda-feira, 23/12, um homem investigado por crime de ameaça contra a ex-companheira, em Itarema – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

O investigado, um homem de 42 anos, com antecedentes por crime de violência doméstica, era alvo de diligências e buscas realizadas pela Delegacia Municipal de Itarema, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em razão de outro crime ocorrido no começo de dezembro de 2024. Desde então, ele permaneceu escondido na zona rural do município.

Com a prisão em flagrante pelo crime de ameaça, a Polícia Civil do Ceará representou judicialmente pela prisão preventiva do suspeito. O pedido foi deferido. A participação dele em outros crimes continuará em investigação.

Ascom Polícia Civil

Prefeito Leandro César escolhe Turismóloga para assumir a Secretária de Turismo de Jijoca de Jericoacoara


Aos poucos o prefeito eleito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cezar (PP), está anunciando os nomes que formarão seu secretariado. Na manhã desta terça-feira, 24/12, ele confirmou Rosana Barbosa Lima para a pasta do turismo.

No caso de Jijoca, não é apenas uma Secretaria, mas “A Secretaria”. Essa certeza se reflete em números. Seu maior cartão-postal, a Praia de Jeri, por exemplo, recebe anualmente pouco mais de 600 mil turistas por ano. O destino, conhecido internacionalmente, é um dos mais procurados do Brasil.

Rosana Lima, que esteve à frente do turismo de Camocim entre 2015 e 2018, é Turismóloga, Especialista em Gestão Pública pela UNIFOR e Pós graduada em Gestão Pública Municipal pela UECE.

Com 34 anos de experiência no setor, ela é vice presidente nacional da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – ABBTUR / Região Nordeste.

Além de Camocim, Rosana Lina ocupou as pastas de turismo em Aquiraz, Beberibe, Cascavel e Pindoretama.

Com informações do Camocim Online

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Empresa responsável pelo Concurso de Jijoca de Jericoacoara nega inexistência de cardo para Pessoa com Deficiência denunciada pelo MP


A Universidade Patativa do Assaré, empresa responsável pelo último Concurso Público do município de Jijoca de Jericoacoara, emiteu nota esclarecendo que o Edital cumpriu todas as exigências vigente em lei, inclusive no que se refere ao quadro de vagas reservadas para Pessoa com Deficiência - PCD.

Nesta segunda-feira, 23/12, o Ministério Público do Ceará emitiu nota informativa na qual teria entrado na Justiça para suspender convocação de aprovados em concurso da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara por falta de vagas para pessoas com deficiência.

A Ação Civil Pública, requereu que a Prefeitura e a Universidade Patativa do Assaré (UPA) suspendam o 1º Edital de Convocação dos aprovados no Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos para diversos cargos do Poder Executivo Municipal, publicado no dia 9 de dezembro de 2024.

A ACP, ingressada pela promotora de Justiça Laura de Figueiredo Uchôa, requer pagamento de multa de 10 mil reais por dia de descumprimento.

Dentre as irregularidades registradas, estão a quantidade de vagas destinadas para pessoas com deficiência. Em algumas modalidades, as vagas sequer existiam como, por exemplo, para a Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara (ADEJERI) e para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto Rural de Jijoca de Jericoacoara (SAEER).

Foi verificada também a exigência indevida de que os aprovados firmassem declaração de não acumulação ilegal de cargo público na data da nomeação do candidato, e não na de sua posse. Tal demanda, diferente do que consta na lei, tornava obrigatória a apresentação do documento antes do tempo devido, configurando o ato como coação ilegal.

Na ação, o MP do Ceará requer ainda, que pelo menos 5% das vagas sejam destinadas para pessoas com deficiência, com base na Constituição Federal. Também é requerida que a exigência de que os aprovados declarem que não ocupam cargos públicos passe a valer apenas na posse, e não mais na nomeação, assim como consta na lei.

Com informações do Ministério Público do Ceará

Concurso em Jijoca de Jericoacoara pode ser suspenso por falta de vagas para PCD


A Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara, vinculada ao Ministério Público do Ceará (MPCE), ajuizou na última quinta-feira (19/12) uma Ação Civil Pública, pedindo que sejam suspensas as convocações previstas no 1º Edital do Concurso Público de Provas e Títulos, destinado a cargos do Executivo Municipal, que foi publicado em 9 de dezembro de 2024. A promotora de Justiça Laura de Figueiredo Uchôa é responsável pela iniciativa, que também inclui a solicitação de multa diária de 10 mil reais em caso de descumprimento.

Irregularidades, como a ausência de vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), foram observadas. Em órgãos como a Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara (ADEJERI) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto Rural de Jijoca de Jericoacoara (SAEER), nenhuma vaga foi destinada a esse público, desrespeitando a legislação.

Outro ponto destacado pelo MPCE foi a exigência de entrega antecipada da declaração de não acumulação ilegal de cargo público. Contrariando o que prevê a legislação, o edital solicitava que o documento fosse apresentado na nomeação e não na posse do candidato aprovado. A promotoria classificou essa exigência como uma forma de coação ilegal.

Além da suspensão do edital, o órgão requer que ao menos 5% das vagas sejam reservadas para pessoas com deficiência, conforme a Constituição Federal. Também foi solicitado que a exigência de declaração de não ocupação de outros cargos seja ajustada para ocorrer no momento da posse, em conformidade com a lei.

As informações são do Portal A Notícia do Ceará 

Dois suspeitos de matar turista em Jericoacoara são detidos. Vitima teria sido confundido com membro de facção rival


Foram detidos dois suspeitos de envolvimento na morte de Henrique Marques de Jesus, turista paulista de 16 anos que visitava Jijoca de Jericoacoara, município do Litoral Oeste do Ceará. O governador Elmano de Freitas (PT) foi quem informou a apreensão em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 23, durante a promoção de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em seguida, o secretário de Segurança Pública, Antonio Roberto Cesário de Sá, também presente no evento, detalhou que há “um adolescente apreendido, réu confesso, pelo ato bárbaro” e também um adulto preso como mandante do crime. Ele confirmou que há relação dos suspeitos com organizações criminosas.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) já havia informado nesta sexta-feira, 20, ter identificado os suspeitos de envolvimento na morte de Henrique.

A operação que visou capturar suspeitos do homicídio do adolescente foi deflagrada na manhã desta segunda-feira, 23. Informações sobre a ação foram divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Segurança Pública.

Quem foi detido na operação?

Um adolescente de 16 anos, apreendido em Fortaleza, foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde ficará à disposição do Poder Judiciário. O adolescente já responde por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e receptação. Equipes da PCCE e da Polícia Civil do Estado do Maranhão também cumpriram um mandado de prisão preventiva em desfavor do mandante do crime, um homem de 36 anos, que se encontrava já recolhido em uma unidade prisional maranhense.

O homem tem uma extensa ficha criminal por crimes de tráfico de drogas, homicídio doloso, crime contra a administração pública e integrar grupo criminoso. A ordem judicial foi cumprida e ele encontra-se à disposição da Justiça. O adolescente e o homem são suspeitos de serem integrantes de um grupo criminoso de origem carioca, sendo o homem de 36 anos o chefe da facção no município de Jericoacoara.

Sete pessoas estão envolvidas no crime

O delegado Marcos Aurélio, diretor do departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte, informou que há sete pessoas envolvidas na morte de Henrique Marques de Jesus.

Segundo ele todos foram identificados e já foram emitidos cinco mandados de prisão. Além do adolescente já apreendido, há um segundo menor de idade envolvido. Aurélio relatou ainda que Henrique teria sido levado uma vez que os suspeitos acreditaram que ele fazia parte de uma organização criminosa paulista. O grupo também teve acesso ao celular da vítima antes de cometer o crime. Após isso, o mandante ordenou a execução.

Como foi a operação que apreendeu os dois suspeitos?

O adolescente foi apreendido no bairro Barroso, em Fortaleza, por equipes do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJ-Norte) e do Núcleo Operacional do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio do Departamento de inteligência Policial (DIP). Já o homem de 36 anos recebeu um mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado. O mandado foi cumprido por equipes da PCCE e da PCMA. Um chip foi apreendido na cela do suspeito.

"Até o fim de semana todos os suspeitos devem ser apreendidos", completou o delegado Marcos Aurélio.

Relembre o caso do adolescente morto em Jericoacoara

Henrique Marquez desapareceu entre segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, na Vila de Jericoacoara. Imagens de uma câmera de vigilância mostram o rapaz sendo carregado por um grupo de pessoas. Ele aparenta estar machucado. O jovem foi encontrado morto na quarta-feira, 18, em uma lagoa. Danilo Jesus, pai do adolescente relatou que era a primeira vez que ele e o filho viajavam para fora de São Paulo. Danilo afirma que estava com o filho se divertindo na noite da segunda-feira, 16, e que no dia seguinte ambos embarcariam em um voo de volta.

O garoto foi para a pousada onde estavam hospedados e o pai permaneceu se divertindo na noite de Jeri. Ao chegar no local de hospedagem, Danilo verificou que o filho não havia chegado. De acordo com o pai, o adolescente teria feito gestos com as mãos ao posar para uma foto e acabou sendo confundido com um integrante de facção rival àquela atuante no local. O pai de Henrique explicou, em entrevista ao O POVO, que, em São Paulo, não há represálias de organizações criminosas que vinculem gestos com apologia à facção.

O Povo

Prefeitos eleitos viram alvo de pedidos de cassação: saiba o que pode acontecer


Prefeitos eleitos em alguns municípios do Ceará ainda nem assumiram os cargos e já enfrentam verdadeiras “batalhas” na Justiça Eleitoral contra ações que podem resultar na cassação dos seus mandatos. As ações judiciais das quais são alvo resultam de investigações do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e envolvem acusações de irregularidades durante o processo eleitoral. A situação se repete em cerca de dez cidades do Ceará até o momento, incluindo algumas das maiores do estado.

No Litoral Leste, em Aracati, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação do registro de candidaturas ou diplomas da prefeita e da vice-prefeita eleitas, Roberta Cardoso e Ana Flávia Mello, ambas do Podemos. O órgão aponta práticas caracterizadas como “abuso de poder político e econômico”, incluindo contratações de cargos em comissão para apoio político, utilização de servidores públicos municipais para atuarem na campanha eleitoral durante horário de expediente, entre outras.

A ação pede ainda a inelegibilidade do atual prefeito Bismarck Maia (Podemos) e do deputado estadual Guilherme Bismarck (PDT), que apoiaram a candidatura das gestoras.

Em Canindé, no Sertão Central, onde o prefeito eleito, Professor Jardel (PSB), e o vice-prefeito eleito, Ilomar Vasconcelos (PSB), também enfrentam pedido de cassação e inelegibilidade do MPE, com acusação de abuso de poder econômico e político na eleição por suposto apoio financeiro ilícito para a contratação de carreatas e compra de votos.

Já no Acaraú, no Litoral Oeste, a prefeita reeleita e o vice eleito, Ana Flávia Monteiro (PSB) e Rogério Rios (PSB), respectivamente, são acusados em uma ação de abuso de poder político por propaganda institucional irregular nas redes sociais da Prefeitura de Acaraú, além de contratações indevidas durante o período eleitoral.

Outro caso é Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, onde o MPE pediu a cassação do registro da candidatura e a inelegibilidade por oito anos da prefeita eleita, Dilmara Amaral (PRD), e do vice-prefeito eleito, Francisco Baltazar (PP), por abuso de poder político e econômico. Eles são suspeitos de usar sua influência política e recursos da Prefeitura para se elegerem.

Ainda há outros municípios cearenses onde prefeitos eleitos são alvo de ações do Ministério Público pedindo sua cassação como Choró, Ipu, Quixeré e Barroquinha. Além disso, mesmo após a diplomação de prefeitos e mesmo vereadores eleitos, cujo prazo final foi no último dia 19, o MPE ainda pode apresentar outras ações visando a cassação do diploma dos candidatos eleitos em 2024.

Possíveis desdobramentos

Os desdobramentos das ações judiciais que põem em risco os mandatos de prefeitos eleitos e reeleitos são incertos, mas há a possibilidade de que os gestores possam seguir nos mandatos normalmente até a conclusão do julgamento das ações. Em caso de derrota na Justiça, uma nova eleição precisa ocorrer no município.

As ações protocoladas pelo MPE vão inicialmente para a análise da primeira instância da Justiça Eleitoral, sob responsabilidade dos juízes eleitorais nos municípios. De acordo com advogado Wilson Emmanuel Pinto, especialista em Direito Eleitoral, ainda que o juiz da 1ª instância acolha tudo o que o Ministério Público pedir, sua decisão não tem efeitos imediatos porque o político acusado ainda pode questionar a medida e recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Com isso, a partir do momento em que o recurso é apresentado, a condenação em 1ª instância, caso ocorrer, seria suspensa até a 2ª instância analisar os recursos e apresentar nova decisão. “Quando o candidato sofre uma condenação em 1º grau, ele continua no mandato até terminar o julgamento no 2º grau.

Se o Tribunal Regional Eleitoral acolher o que o Ministério Público requereu tal qual, aí sim, haverá a executoriedade da decisão do TRE e o político terá que se afastar do seu mandato, havendo assim novas eleições”.

No entanto, conforme Wilson, mesmo que o eleito tenha sido condenado no TRE-CE, ainda há a possibilidade de que ele possa apresentar recurso à instância superior, no caso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e lá conseguir uma liminar suspendendo a decisão do TRE para que não haja eleições até o julgamento dos novos recursos apresentados na Corte superior.

O Estado

De olho na presidência da Câmara de Acaraú, Cláudio Jean reúne vereadores em almoço


No último sábado, 21/12, o vereador Cláudio Jean (PSB), o mais cotado para assumir a presidência da Câmara Municipal de Acaraú a partir de janeiro, reuniu em sua residência, todos os vereadores eleitos da base de situação.

A presença de todos os outros dez vereador mostra a força de Cláudio para assumir a presidente da casa legislativa de Acaraú a partir de 1° de janeiro de 2025. A presidência da Câmara é um desejo antigo do vereador que foi eleito para o seu quarto mandato.

Também presentes ao encontro, estava a prefeita Ana Flávia (PSB), o deputado federal Robério Monteiro (PDT) e o prefeito de Itarema Elizeu Monteiro (PSB).

domingo, 22 de dezembro de 2024

Finais do Campeonato Acarauense de Futsal Sub-17, Masculino e Feminino acontecem nessa segunda, 23/12


O Governo Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Desporto e Juventude, realiza nessa segunda-feira , 23/12, a grande final do Campeonato Acarauense 2024, nas três categorias: Sub-17, Feminino e Adulto.

O evento acontecerá a partir das 18:00hs, no Ginásio Poliesportivo João Jaime Ferreira Gomes, no Centro de Acaraú. 

"Convidamos os torcedores a se reunirem para fazer desta festa um momento inesquecível! Governo Municipal de Acaraú, juntos trabalhando pela renovação!", diz convite da Secretaria de Desporto e Juventude.

sábado, 21 de dezembro de 2024

Com cidades do Baixo Vale do Acaraú contempladas, Governo do Ceará isenta agricultores do reembolso das sementes e mudas referentes à safra 2023/2024


O governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinou, nesta sexta-feira, 20, decreto que isenta agricultores familiares de 133 municípios do pagamento do reembolso das sementes e mudas referentes à safra 2023/2024. A medida busca minimizar os efeitos da perda de safra acima de 50% e/ou situação de emergência/calamidade. O documento será publicado no Diário Oficial ainda hoje.

A isenção contempla 139.064 agricultores familiares beneficiados na 37ª edição do Projeto Hora de Plantar, com mais de R$ 26 milhões em investimento. Com a medida, o Governo do Ceará deixa de cobrar cerca de R$ 11,1 milhões aos agricultores familiares do Ceará.

“Nós vamos começar a distribuição, agora no dia 27, em Mauriti, e daí em diante em todo estado, para garantir que essas sementes estejam nas mãos dos agricultores e agricultoras antes das chuvas se intensificarem e para que eles possam, efetivamente, plantar no tempo certo. São mais de R$ 11 milhões que o Estado do Ceará está deixando com o agricultor e com a agricultora, para que possam usar essas sementes de forma gratuita”, afirmou o governador.

Os municípios contemplados no Baixo Vale do Acaraú são: Acaraú, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos.

Por que Izolda abriu mão do MEC e de secretaria em Fortaleza para voltar a ser professora


Após o revés nas eleições municipais, em que foi derrotada em Sobral na corrida pela prefeitura do município, a ex-governadora Izolda Cela (PSB) rejeitou convites do ministro da Educação, Camilo Santana (PT) e do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciando que retornaria à sala de aula, já que é professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Vaga no TCE

Apesar de não falar abertamente sobre o caso, a motivação para as duas recusas de Izolda aos convites pode ter ligação ao desejo que a ex-governadora tinha de assumir vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acabou sendo ocupada pela ex-secretária da Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, esposa de Camilo.

Cela teria solicitado tanto para Camilo, quanto para o governador Elmano de Freitas (PT) para ser indicada à vaga de conselheira, no que não foi atendida. Aliados atrelam ao fato as negativas de retorno ao MEC e em assumir uma secretaria no futuro governo Evandro Leitão, embora destaquem que apenas ela poderia confirmar realmente.

A ex-governadora já retornou à UVA, onde assume a coordenação do Núcleo de Políticas Públicas, que engloba os observatórios de Educação, Violência e Saúde. Após o fim do recesso, ela assumirá uma disciplina na graduação de Pedagogia, além de contribuir também na pós-graduação do curso, como explicou a reitora da universidade, Isabelly Mont'alverne.

Segundo a reitora, Izolda afirmou que, no momento, não tinha interesse em assumir nenhum cargo público e que estaria focada em contribuir com a universidade, utilizando-se de sua experiência e conhecimentos na área para ajudar em articulações junto ao MEC e junto a parceiros externos.

O Povo

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Justiça Eleitoral suspende convocação de aprovados no concurso de Jijoca de Jericoacoara


A Justiça Eleitoral, através da 30ª Zona de Acaraú determinou a suspensão do edital de convocação do concurso público do município de Jijoca de Jericoacoara, alegando irregularidades no processo de homologação. A decisão foi tomada após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que tem como investigados, Lindbergh Martins (PSD), atual prefeito e o candidato a prefeito apoiado por ele no último pleito, Márcio Aldigueri.

A decisão da convocação havia sido divulgada pelo próprio prefeito em suas redes sociais no último dia 8 de dezembro.

Conforme a Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97), é vedada a homologação de concursos públicos nos três meses que antecedem o pleito e até a posse dos eleitos, salvo algumas exceções específicas. A homologação, realizada em 11 de outubro de 2024, e o edital de convocação, publicado em defesa, e o caso seguirá para análise do Ministério Público.

A juíza Ana Celina Monte Studart Gurgel determinou a suspensão imediata do edital de convocação sob pena de multa de R$ 100.000,00 caso a decisão não seja cumprida. A medida visa garantir a isonomia no processo eleitoral e prevenir possíveis prejuízos ao poder público.

A decisão reafirma a necessidade de respeito às regras eleitorais e à transparência administrativa, protegendo os direitos dos cidadãos e a lisura no processo dse gestão pública. Enquanto isso, os envolvidos têm dois dias para apresentar defesa, e o caso seguirá para análise do Ministério Público.

A suspensão do edital reacende o debate sobre práticas políticas no município e reforça o papel da Justiça em assegurar o cumprimento das leis, especialmente em períodos de transição de governos.

Jornal O Povo publica matéria em que MP pede investigação da prefeita reeleita de Acaraú e vice por abuso de poder político


A prefeita reeleita de Acaraú, a 244,77 km de Fortaleza, Ana Flávia Monteiro (PSB), e o vice eleito, Rogério Rios (PSB), são alvos de pedido de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) protocolado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) na terça-feira, 10, por abuso de poder político nos atos de propaganda institucional irregular e contratações indevidas em período eleitoral.A chapa Ana Flávia e Rogério Rios, diplomados na última segunda-feira, 16, recebeu 26.903 votos, o equivalente a 66,37% do eleitorado, nas eleições municipais de 2024. O pedido de investigação e os possíveis desdobramentos, como cassação de mandatos, atingem o vice apenas porque, na legislação, ele responde junto da prefeita eleita, devido aos papeis comuns na gestão municipal, o que configura “litisconsórcio passivo”.

No pedido da ação investigativa, o MP Eleitoral aponta que nos primeiros seis meses deste ano, 210 publicações no perfil oficial da Prefeitura de Acaraú mencionaram a rede social da prefeita do município, agora reeleita, Ana Flávia Monteiro, o que caracteriza uso indevido de propaganda institucional para promover a gestora.

“É imperioso ressaltar que inúmeras publicações se tratam de inaugurações e ações da Prefeitura de Acaraú e, em virtude da divulgação da imagem da prefeita e menção de seu perfil pessoal como colaboradora, ficaram caracterizados e reconhecidos perante o eleitorado como atos da prefeita Ana Flávia Ribeiro Monteiro e não como atos de gestão, em razão da personificação dos atos estatais”, diz pedido da Aije, feito pelo MPE.Ainda conforme o texto que solicita a apuração, o “próprio conteúdo das publicações, fica clara a intenção da equipe de comunicação do ente municipal em fazer publicações não meramente informativas, mas que exaltam e pessoalizam as obras e serviços prestados”.De acordo com o órgão, as marcações no perfil da Prefeitura podem ser entendidas como abuso de poder político, visto que, para o MP Eleitoral, a prefeita reeleita foi beneficiada pelas postagens realizadas.

Além das postagens indevidas, contratações também são apontadas como irregularesO MPE aponta que 312 novos funcionários temporários foram contratados no período de junho a setembro de 2024, o que ocorreu em período proibido pela norma eleitoral, meses antes do pleito.Também foram feitas, segundo do MP, contratações de empresas terceirizadas pela então candidata à reeleição em 2024, ano eleitoral, com contratos que ultrapassaram R$ 12 milhões no período de um ano. O MP Eleitoral destaca que os contratados, em grande maioria, não residem no Ceará.“Neste caso há caracterização de abuso do poder político, pois as contratações foram realizadas por candidata à reeleição em ano eleitoral, com contratos que ultrapassam os doze milhões de reais, pelo período de um ano, o que se entende não ser razoável", consta no texto.

“Fraude evidenciada no fato de não haver nenhum empregado contratado por esta empresa que resida no município de Acaraú, quiçá no Ceará, mais de 90% residem no estado do Maranhão, o que acende o questionamento acerca de tratar-se a empresa contratada meramente com fins escusos e eleitoreiros, em burla ao acordo firmado com o Ministério Público”, diz documento.

O POVO entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Acaraú. A matéria será atualizada conforme as informações forem fornecidas.

Turista morto em Jericoacoara fez gesto sem saber que é símbolo de facção, diz pai


Henrique Marquez de Jesus, turista de 16 anos encontrado morto após desaparecer na Vila de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, fez um gesto com as mãos em fotos sem saber que representava o símbolo de uma facção criminosa que atua no estado. A informação foi dada por Danilo Martins de Jesus, pai da vítima. Ele acredita ser este o motivo do assassinato do filho. Não há, no entanto, uma confirmação oficial da polícia sobre a motivação do crime.

A informação é do G1. Danilo não informou de onde partiu a informação sobre o gesto ter motivado o assassinato. Henrique desapareceu na madrugada de terça-feira (17). Após denunciar o desaparecimento à polícia, o pai dele teve acesso a um vídeo que mostra o adolescente sendo rendido e arrastado por, pelo menos, sete pessoas. O corpo da vítima foi encontrado na quarta-feira próximo à Lagoa Negra, local afastado do centro da vila e com pouco movimento durante a noite.

Para o pai de Henrique, os turistas da Vila de Jericoacoara deveriam ser orientados sobre os gestos usados por facções criminosas que não devem ser usados no local.

"Isso [símbolo que Henrique fez com as mãos nas fotos] é normal onde moramos. O moleque tinha 16 anos. Deveriam ter orientado: 'aqui não pode fazer esse símbolo, é de outra facção' - falado isso para ele ou qualquer outra pessoa que não tem ciência. Não fazer uma crueldade dessas, achando que um moleque de 16 anos era envolvido com facção", disse o pai da vítima.

Referência a facção aliada ao PCC

No mundo do crime, o número "três" faz referência a uma facção cearense aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Já o número "dois", está relacionado ao Comando Vermelho.

O g1 questionou a Secretaria da Segurança Pública sobre a morte do rapaz, mas não obteve resposta da pasta até a publicação desta reportagem. Também não há confirmação por parte da polícia se os gestos feitos pela vítima está entre as linhas de investigação para a motivação do assassinato do adolescente.

Pai e filho são da cidade de Bertioga, em São Paulo. Eles estavam há uma semana em Jeri (como é conhecido o destino turístico no litoral cearense), em uma viagem de férias. "Era a primeira vez da gente em Jericoacoara. Era a primeira viagem nossa. A gente nunca tinha viajado junto", disse o pai do adolescente.

Segundo Danilo, na noite do desaparecimento de Henrique, ele e o filho estavam na Vila, mas o adolescente decidiu voltar sozinho para o hotel onde estavam hospedados, para recarregar o celular e descansar para a viagem de volta a São Paulo, que aconteceria no dia seguinte.

Horas depois, o pai voltou para o hotel e não encontrou o filho. Então, passou a fazer buscas na região para localizá-lo. Na manhã da terça, Danilo foi a um estabelecimento de Jericoacoara para olhar as imagens da câmera de segurança e viu o momento em que o filho foi levado à força por um grupo.

Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, cidade onde fica a Vila de Jericoacoara, para investigar o caso. Imagens de câmeras de segurança auxiliam na investigação policial.

Dez anos depois, morte de turista italiana em Jericoacoara segue mistério investigado pela polícia


A morte da turista italiana Gaia Bárbara Molinari, de 29 anos, que teve o corpo encontrado na região de Serrote, em Jijoca de Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Ceará, completa 10 anos em 24 de dezembro. Durante essa década, o caso ainda segue em mistério, sem a prisão do assassino.

Uma câmera de segurança chegou a registrar Gaia caminhando pela Vila de Jericoacoara no fim da tarde de 23 de dezembro de 2014, dois dias antes dela ser encontrada sem vida.

O laudo da Perícia Forense do Ceará, divulgado à época, relatou que Gaia foi espancada, teve o rosto e pulsos cortados e morreu por estrangulamento. Exames periciais não identificaram sêmen no corpo da vítima, o que sugere que ela não sofreu violência sexual.

A investigação, reaberta em 2018, já passou por nove delegados e conta com um inquérito de mais de 30 mil páginas. Nesse período, 26 pessoas foram ouvidas e duas foram presas temporariamente: a farmacêutica carioca Mirian França de Mello e o cearense Douglas Sousa.

Posteriormente, a Polícia Civil comprovou que nenhum do dois teve envolvimento com o crime. Enquanto isso, até hoje o caso segue sem ser elucidado.

G1

Família de turista morto em Jericoacoara faz vaquinha solidária para transportar corpo a São Paulo


A família de Henrique Marquez de Jesus, adolescente de 16 anos encontrado morto após ficar desaparecido em Jericoacoara, no litoral do Ceará, pede ajuda da população por meio de uma vaquinha solidária, para fazer o traslado do corpo do rapaz para o litoral de São Paulo. O valor do traslado é de R$ 13 mil.

A família diz que não consegue arcar com o valor no momento. “Nessa hora precisamos muito da ajuda de nossos amigos”, lê-se na mensagem. “Qualquer ajuda importa muito!” As contribuições podem ser enviadas para a chave pix rayssamj17@gmail.com, no nome de Raissa Martins de Jesus.

O pai do adolescente, Danilo Martins de Jesus, conta que o rapaz estava em Jericoacoara há uma semana e os dois planejavam retornar para Santos no dia seguinte ao desaparecimento.

Ele foi encontrado morto na Lagoa do Paraíso em Jijoca de Jericoacoara, na tarde desta quarta-feira (18). O adolescente estava desaparecido desde a madrugada entre segunda-feira (16) e terça-feira (17). A vítima estava de férias com o pai no destino turístico e não foi mais visto após voltar sozinho para o hotel onde estavam hospedados.

Na noite da segunda-feira, o jovem decidiu voltar sozinho ao hotel para recarregar o celular e descansar. Entretanto, ao retornar ao hotel horas depois, Danilo não encontrou o filho e iniciou buscas pela cidade.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, unidade da Polícia Civil responsável pelas investigações do caso. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também foram acionadas para auxiliar nas buscas. Segundo a SSPDS, imagens de câmeras de segurança são analisadas para ajudar a elucidar o desaparecimento.

GC+

Com prisões em Acaraú e Cruz, Polícia Civil captura cinco suspeitos de crimes durante ações na Região Norte


Em mais um desdobramento da “Operação Muralha”, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nessa terça-feira, 17/12 e quarta-feira, 18/12, três mandados de busca e apreensão em desfavor de três homens, com idades entre 18 e 20 anos, pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, que resultaram em prisões. Contra outros dois suspeitos, de 21 e 28 anos, foram cumpridos mandados de prisão temporária e preventiva por integrar grupo criminoso.

Uma dupla de irmãos, de 18 e 20 anos, investigada por tráfico de drogas em Acaraú, foi autuada, nesta quarta-feira (18), em flagrante pelo crime contra a fé pública. Com eles, os policiais civis apreenderam R$3420 em cédulas falsas, um simulacro de pistola, um facão e dois aparelhos celulares.

No município vizinho, em Cruz, os policiais civis prenderam, nessa terça-feira (17), um homem em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. O suspeito escondia uma arma artesanal do tipo garrucha.

A PCCE ainda prendeu, nesta quarta-feira (18), dois alvos investigados pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com atuação nas cidades de Madalena e Sobral. O alvo, de 21 anos, é investigado por ameaçar uma advogada na região. O outro alvo, de 28 anos, foi preso de forma temporária por integrar grupo criminoso.

As ações de cerceamento contra os criminosos é o objetivo da Operação Muralha, deflagrada neste mês e que já culminou na prisão de cerca de 30 alvos.

Ascom Polícia Civil

PMCE realiza apreensão por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma de fogo em Itarema


Durante patrulhamento de rotina na localidade de Torrões, em Itarema, uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu, na noite dessa quarta-feira (18), um adolescente suspeito de ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo.

A abordagem aconteceu após os policiais avistarem dois indivíduos em atitude suspeita. Um deles, identificado posteriormente como menor de idade, tentou se desfazer de um objeto, arremessando-o em um terreno próximo. Na busca pessoal, foram encontradas cinco munições de revólver calibre .32. Já no terreno, os agentes localizaram um revólver calibre .32, municiado com seis munições intactas.

Ambos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Acaraú, onde os procedimentos legais foram realizados. O adolescente encontrado com a arma irá responder por ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo. Já o segundo suspeito, também menor, foi ouvido e liberado.

Assessoria de Comunicação da PMCE

Turista paulista é morto em Jericoacoara


Um adolescente de 16 anos, identificado como Henrique Marquez de Jesus, natural de Bertioga/SP, foi encontrado morto após desaparecer na Vila de Jericoacoara. A morte foi confirmada pelo pai da vítima, Danilo Martins de Jesus, nesta quarta-feira, 18/12. Henrique desapareceu na madrugada entre esta segunda-feira, 16/12, e terça-feira, 17/12, na Vila de Jericoacoara. O jovem morava em Santos, São Paulo.

O caso era investigado pela Polícia Civil como "desaparecimento de pessoa". Já a família disse que o adolescente foi sequestrado por criminosos. Henrique estava há uma semana em Jeri (como é conhecido o destino turístico no litoral cearense) com o pai, em uma viagem de férias.

Na noite da segunda, ele decidiu voltar sozinho para o hotel onde estavam hospedados, para recarregar o celular e descansar para a viagem de volta a Santos, que aconteceria no dia seguinte.

Horas depois, o pai voltou para o hotel e não encontrou o filho. Então, Danilo passou a buscar Henrique pela vila, mas não o encontrou. Na manhã da terça, Danilo foi a um estabelecimento de Jericoacoara para olhar as imagens da câmera de segurança.

Uma câmera flagrou o jovem sendo rendido e arrastado por, pelo menos, sete pessoas na madrugada de segunda para terça.

Equipes da Polícia Militar também foram acionadas para auxiliar na ocorrência. Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Municipal de Jijoca, cidade onde fica a Vila de Jericoacoara, unidade da Polícia Civil que realiza diligências para elucidar o caso. Imagens de câmeras de segurança auxiliam na investigação policial.

Na tarde desta quarta, a polícia foi acionada por populares para identificar um corpo que apareceu boiando na lagoa do Paraíso, em Jijoca, a 18 km do local onde a vítima foi vista pela última vez. A família de Henrique foi acionada e fez o primeiro reconhecimento por meio de vídeos e fotos. Ao UOL, o pai do adolescente confirmou a informação.

"Sequestraram e mataram meu filho. Meu filho nunca teve envolvimento com nada de errado. Tinha sonhos como qualquer jovem de trabalhar e estudar. Estávamos aqui, eu e ele, passando dias de lazer pela primeira vez juntos. Agora, a mãe dele está desesperada em São Paulo, e eu aqui tendo que levar o corpo do meu filho.", disse o pai.

G1/UOL

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Rota turística cearense é destaque nacional em evento do Sebrae


O turismo sustentável e inovador do Ceará ganhou destaque nacional com a Rota Turística Costa dos Ventos, que representou o Estado no evento “Impulsiona Turismo”, realizado no último dia 11 de dezembro, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. 

A Rota Costa dos Ventos é um dos principais destinos cearenses e reúne os municípios de Acaraú, Caucaia, Itarema, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo do Amarante. Eles abrigam algumas das praias mais belas e procuradas do Ceará, como Flecheiras, Mundaú, Guajiru, Icaraí de Amontada e Praia da Baleia. 

A região é conhecida por suas paisagens paradisíacas e rica cultura local, que combina tradições ancestrais com inovação turística. A bem-sucedida experiência cearense na promoção do turismo integrado valoriza a cultura local e os saberes das comunidades.

O evento, que reuniu representantes do setor turístico de todo o país, promoveu um painel estratégico com o tema “Desafios e Soluções para o Desenvolvimento de Produtos e Roteiros Turísticos”. Foi nesse painel que a Rota Costa dos Ventos foi apresentada como um modelo de turismo sustentável.


A apresentação ficou a cargo da analista técnica do Sebrae/CE, Luana Maura, que divulgou a rota como uma estratégia eficiente para fortalecer o turismo sustentável e competitivo, atraindo visitantes, agências de turismo, imprensa e influenciadores especializados.

O evento “Impulsiona Turismo” serviu como vitrine para destacar a importância de roteiros turísticos bem estruturados, que unem preservação ambiental, inovação e valorização social. A apresentação da Rota Costa dos Ventos no painel visa também estimular o desenvolvimento econômico da região, potencializando os atrativos locais.

Ministério Público Eleitoral aciona justiça e pede a cassação da prefeita reeleita Ana Flávia e do vice eleito Rogério Rios por Abuso de Poder Político, de Autoridade, Econômico e Midiático


O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria da 30ª Zona Eleitoral, ingressou com ações na Justiça pedindo a cassação da prefeita reeleita de Acaraú, Ana Flávia, do vice eleito, Rogério Rios, ambos do PSB, bem como a inelegibilidade e pagamento de multa. Na ação, o MP pediu a cassação do registro de candidatura por Abuso de Poder Político, de Autoridade, Econômico e Midiático.

De acordo com o Ministério Público, Ana Flávia, como atual Prefeita do município de Acaraú, no curso de seu mandato eletivo, passou a fazer o uso da máquina pública para promoção pessoal, mediante diversas publicações nas redes sociais da Prefeitura de Acaraú, nas quais seu perfil pessoal foi mencionado como colaborador, contendo personificação/personalização dos atos estatais, bem como em shows artísticos que foram custeados pelo Município de Acaraú, os quais contiveram exaltação/enaltecimento pessoal, além de outras condutas que foram apresentadas pelo MP na inicial.

Segundo o MP, a imagem da gestora passou a ser difundida no perfil oficial da Prefeitura de Acaraú, tendo em vista que, na grande maioria das postagens, o perfil pessoal da prefeita foi mencionado como colaborador. A Procuradoria Regional Eleitoral certificou, apenas no período de janeiro a junho de 2024, a existência de 210 (duzentas e dez) publicações no perfil oficial da prefeitura, na rede social Instagram, mencionando o perfil pessoal da Prefeita, na legenda e a marcação de seu perfil pessoal como colaborador.

Na denuncia o MP menciona que o Ministério Público Federal encaminhou Relatório Técnico relativo à coleta de vestígios digitais a partir do URL da @prefeituraacarau, contendo as informações acerca das irregularidades e certificou outras dezenas de publicações contendo promoção pessoal da gestora pública por meio das redes sociais da Prefeitura de Acaraú, disfarçadas de publicidade institucional.

"Portanto, conclui-se que Autoridades Públicas não podem utilizar seus nomes, símbolos ou imagens para, no bojo de peça publicitária, custeada com dinheiro público, obter ou simplesmente pretender obter promoção pessoal, devendo a matéria veiculada pela mídia ter caráter eminentemente objetivo para que atinja sua finalidade constitucional de educar, informar ou orientar e não sirva, simplesmente, como autêntico marketing eleitoral.", disse o MP.

O Ministério Público também apresenta na denuncia, o abuso de poder econômico e midiático na convença partidária da então candidata a reeleição, verificando durante atividade de monitoramento da publicidade institucional do município de Acaraú e de eventuais pré-candidatos e candidatos, foram identificados por este Órgão Ministerial indícios de práticas eleitorais ilícitas por parte da representada, notadamente as condutas vedadas no art. 36, § 1º, da Lei n.º 9.504/97. Tais condutas referem-se às propagandas antecipadas no Instagram do perfil pessoal da prefeita Ana Flávia, a qual utilizou de jingles em período em que a única propaganda possível era intrapartidária.

Ainda, no perfil da então representada, na rede social Instagram há diversas postagens da cobertura da convenção intrapartidária realizada, período no qual é vedada a propaganda eleitoral, o que não fora respeitado com a publicação, antes do dia 16 de agosto do evento que mais parecia um comício do que uma convenção partidária, segundo o MP, e em que se seguiu diversas publicações na rede pessoal da candidata com clara propaganda extemporânea por meio de adesivos, jingles, frases e gestos, em referência à cor e ao número do partido – PSB.

O MP denunciou ainda que durante a Campanha Eleitoral, houve envolvimento direto de servidores públicos municipais com cargos de confiança, que os  servidores municipais de cargos comissionados estariam participando de uma possível distribuição irregular de combustíveis no posto de abastecimento da Bailarina, mas o que chamou a atenção foi que a pessoa responsável pelos abastecimentos dos carros da Prefeitura, a quem, segundo o MP, trata-se de pessoa com cargo comissionado no município, pai de um candidato a vereador do Partido dos Trabalhadores (PT).

O MP ouviu funcionários do posto de combustível, e pelos depoimentos o que o MP percebeu foi a clara intenção de beneficiar eleitores para a carreata dos Representados, pois a quantidade de carros nas carreatas historicamente é forma de medir o apoio a um determinado candidato, e é nesse momento que muitos são cooptados, tem o seu voto comprado em razão da doação de combustível, o que infelizmente, na maioria das vezes ocorre com a doação da quantia em dinheiro a cada pessoa para que não sejam notados como apoiadores de determinado candidato, porém a conduta do funcionário público pai de candidato a vereador fora tão escancarada que foi motivo de reunião entre a gerência do posto e os frentistas, razão pela qual a orientação foi que se acontecesse novamente de alguém em benefício de candidato (como foi o caso do funcionário comissionado que beneficiaria tanto o filho quanto a candidatura da Prefeita Ana Flávia) fosse chamada a gerência, e até mesmo a polícia.

Sobre os fatos, o funcionário da prefeitura e pai de candidato a vereador teria informado a um frentista, que na carreata ocorrida no domingo, que seria a inauguração do comitê da candidata Ana Flávia, que abasteceria alguns veículos e pagaria ao final, sem a necessidade do uso de vale combustível, razão pela qual o frentista decidiu, sem consultar a gerente, sobre a possibilidade do abastecimento, abastecendo neste dia cerca de trinta motos e alguns carros, totalizando o valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) pagos ao final do abastecimento.

Que após saber a cerca da recomendação do Ministério Público em vista de reunião realizada com os frentistas e a administração do posto Bailarina, o frentista decidiu que seria interessante
informar a ocorrência envolvendo o funcionário público, pai de candidato a vereador e apoiador da gestora.

O abuso do poder econômico está na utilização do método de doar bens (combustível) de forma irregular, sem a devida comunicação à Justiça Eleitoral e ainda deixar de informar na prestação de contas a referida despesa que beneficiou a determinado candidato, informou o MP.

Quanto ao candidato a vereador, verificou-se que fora beneficiado pela atitude de seu pai, com no mínimo, pelo que se sabe, R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), o que caracteriza que o dinheiro entrou de fontes proscritas em lei, conhecido como caixa-dois, afinal houve o benefício claro ao candidato, ademais, verifica-se nos resultados finais das eleições que apesar de não haver conseguido eleger-se o candidato a vereador ficou na suplência, pois obteve 832 votos, uma votação expressiva considerando-se que os últimos eleitos tiveram cerca de 980 e 1.045 votos.

O Ministério Público também denunciou o fechamento de ruas para evento eleitoral com propaganda irregular por mais de uma vez citando banner com efeito visual de outdoor e palanque para comício montado em via pública, na confrontação das ruas Padre Luiz Martins e Rua Padre João Batista Pereira, montados em uma estrutura de palco, tendo o Juízo Eleitoral imediatamente determinou que fosse retirado o banner e desobstruída a rua.

O MP disse ainda que não somente isto, mas em clara ofensa à lei eleitoral os representados fecharam, mais uma vez, vias públicas, onde fechou-se com o evento de inauguração de comitê de campanha, uma das principais vias públicas em desacordo com a norma eleitoral vigente, um trecho da CE-085, que conduz à saída da cidade e conecta Acaraú ao município o que é vedado independente de ser uma via com maior ou menor tráfego.

Para o MP, tal conduta de obstrução de vias públicas, evidentemente são perpetradas por quem tem o poder da caneta na mão, aquele poder de autorizar evento político em benefício próprio, relembre-se que a candidata a Prefeita de Acaraú Ana Flávia foi candidata a reeleição, podendo, desta forma ser beneficiada por sua conduta julgada como irregular, o que ocorrera por duas vezes, em vista do abuso do poder político, ou seja, as forças da Secretaria de Infraestrutura para autorizar ou não a interdição nas vias, e que os cavaletes de interdição estavam a seu dispor.

Outro fato de elementar relevância na ação e que apontam para o abuso do poder político por meio da gestora enquanto chefe do executivo é a contratação de temporários para cargos no município, tendo o Ministério Público Eleitoral denunciado ainda na peça inicial, o aumento de servidores públicos contratados e temporários no ano eleitoral, bem como contrato milionários com empresa fornecedora de serviços terceirizados.

"Não é difícil comprovar o que ora se alega, pelo portal da transparência municipal, verifica-se nos três meses anteriores às eleições há incremento de servidores temporários, o que é vedado pela norma e assim também tem entendido a jurisprudência, pelo cometimento de abuso do poder político que mais uma vez traz indevida vantagem aos cofres públicos e onera o erário com cabides de emprego a fim de garantir a permanência da atual gestora no poder", diz o MP.

O ministério público verificou ainda no portal da transparência do município de Acaraú, em especial em busca de tentativas de burlar a vedação de contratação no período eleitoral, chamou a atenção do Ministério Público a existência de contratos recentes, conforme termo de adjudicação datado de 25/07/2024, com vigência em 05/08/2024, dois meses antes do pleito eleitoral, com a empresa PRIME – LOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA E TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS – LTDA.

Inicialmente, chamou atenção do MP a Licitação n.º 0507.02/2024-PE para a qual somente concorreu a empresa Prime - Locação de Mão de Obra e Terceirizada supracitada, no valor estimado de R$ 12.626.612,40 (doze milhões, seiscentos e vinte e seis mil, seiscentos e doze reais e quarenta centavos), para os cargos de Agente de Portaria, Encarregado Administrativo, Auxiliar de Limpeza, Condutor de Transporte e Auxiliar de Pessoal.

O MP Ressaltou que essa empresa tem endereço na Rua Joaquim Pimenta, n.º 570, Montese, Fortaleza-CE, contudo, ao buscar pelo endereço no Google Maps, percebeu-se que a empresa é, na verdade, uma residência, e não uma empresa. Não bastasse isso, este Órgão Ministerial encaminhou solicitação ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, a fim de verificar possíveis fraudes ao concurso público e favorecimento em período proscrito, com contratações irregulares.

Foi encaminhado pelo MTE lista que adveio da resposta, após pesquisar nos sistemas de investigação disponíveis ao Órgão Ministerial verificou-se tratar de empresa que cerca de 90% das contratações são de pessoas residentes no Estado do Maranhão e que no pregão somente inscreveu-se a empresa PRIME, cuja contratação ocorreu pouco antes das eleições, em julho/agosto.

Que o município anunciou processo seletivo edital n.º 001/2024 - PSS-PMA simplificado para todos os cargos da Administração Pública municipal que antes eram ocupados por servidores temporários, ocorre que apesar de ter havido o processo seletivo específico, inclusive para cargos passíveis de atividade terceirizada como auxiliar de serviços gerais, auxiliar pessoal e motorista, contudo, para fins de garantir que eleitores não aprovados na seleção também fossem contratados, em pleno ano eleitoral, contratou com a empresa PRIME em contrato milionário os cargos de Agente de Portaria, Encarregado Administrativo, Auxiliar de Limpeza, Condutor de Transporte e Auxiliar de Pessoal, ou seja, o mesmo cargo de motorista e auxiliar de serviços gerais da seleção agora contratados por empresa terceirizada às vésperas da eleição, de uma empresa cujos contratados são pessoas que residem no Maranhão, em claro descumprimento ao avençado com o município, buscando manobras jurídicas para burlar o Princípio Constitucional do Concurso Público.

De acordo com o MP, neste caso há caracterização de abuso do poder político, pois as contratações realizadas por candidata à reeleição em ano eleitoral, com contratos que ultrapassam os doze milhões de reais, pelo período de 01 (um) ano, o que se entende não ser razoável, especialmente, porque traduzem a burla ao Princípio do Concurso Público e fraude evidenciada no fato de não haver nenhum empregado contratado por esta empresa que resida no município de Acaraú, quiçá no Ceará, mais de 90% residem no estado do Maranhão, o que acende o questionamento acerca de tratar-se a empresa contratada meramente com fins escusos e eleitoreiros, em burla ao acordo firmado com o Ministério Público.

Assim, o Ministério Público requereu a instauração de Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE, notificando-se os representados para que possam exercer seu direito constitucional à ampla defesa e apresentarem defesa no prazo legal, e prosseguindo-se no rito estabelecido para, ao final, seja a mesma julgada procedente, Decretar a inelegibilidade dos representados tanto para esta eleição, como para os 8 (oito) anos seguintes, pelas condutas que configuraram abuso de poder político, de autoridade, econômico, midiático e uso indevido dos meios de comunicação social, ainda, violação ao princípio constitucional da impessoalidade.

Bem como a cassação dos registros de candidatura ou dos diplomas dos representados, por terem sido autores e beneficiados pelas condutas descritas na peça que caracterizam abuso de autoridade e de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social, bem como violação à impessoalidade.

O MP solicitou ainda que se oficia-se à empresa Facebook Serviços Online do Brasil LTDA, a fim de que possam informar o engajamento (curtidas, visualizações e alcance) das 210 postagens do perfil oficial do município de Acaraú, cujos links foram informados em anexo, e imposição de multa no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em virtude da contratação de temporários em período proibido.

A denuncia é assinada pelo Promotor Eleitoral Denis Phillipe Oliveira Carvalho.