segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Moradores do Bairro Perseguiu, em Acaraú, protestam contra suspensão de energia em poço profundo

Moradores da Comunidade de Perseguida, na sede de Acaraú, foram surpreendidos na tarde desta segunda-feira, 9/01, com funcionários da Enel, que cortaram a energia do poço profundo que abastece a comunidade.

Em vídeo gravado e divulgado nas redes sociais moradores protesto contra a suspensão, moradores dizem que as famílias que moram alí vivem da pesca e que não tem condições de pagar por água.

"É injusto prefeita, você e seu esposo vim aqui na política atrás de voto e esse é o retorno das urnas, tirara o poço da comunidade", diz o morador que chamou a prefeita para ir ao local e conversar com a comunidade para resolver a situação.

Candidato questiona resultado da terceira fase da seleção para gestores escolares de Acaraú


O candidato ao cargo de Diretor Escolar, o professor Diego Tarcio, protocolou na manhã desta segunda-feira, 9/01, na Secretaria de Educação do Município de Acaraú, formulário de recurso, parte integrante do Edital 04/2022, solicitando a revisão da nota concedida pela banca, e que ele considera  com excessiva, desproporcionalidade, descaracterizando a amplitude de conhecimentos exarado do mesmo referente a terceira fase (entrevista) do resultado preliminar do processo de escolha e seleção pública de gestores escolares da rede municipal de ensino.

"Espero que os ilustres examinadores reavaliem todos os aspectos contemplados pelo edital, de modo a compatibilazá-los a nota máxima final levando em consideração os aspectos de empatia e equidade" escreveu Diego Tarcio, em sua rede social que conta com mais de 51 mil seguidores, ao entrar com o recurso.

Diego Tarcio tem graduação em educação física e biologia e ensina na rede estadual. Tem duas especializações em gestão escolar, uma delas pela UVA, e especialização em gestão de polos universitários. Tem  mais de 7 anos de experiência em gestão de escola, no cargo de diretor em Acaraú, inclusive em gestão em polos universitários.

Além dessas especializações, exigência mínima para ocupar cargo de direção Diego Tarcio tem especialização em outras áreas e se encontra cursando outras. Mesmo com esse vasto currículo e experiência profissional o candidato foi reprovado pela banca de entrevista

Lançada em Cruz a pedra fundamental da construção do Campus Universitário Uninta

Dando início a comemoração dos 38 anos de Emancipação Política do Município de Cruz, o prefeito Jonas Muniz (PSDB), comandou na manhã deste domingo, 8/01, no dia do plebiscito de Cruz, evento em que foi feito o lançamento da pedra fundamental da construção do Campus Universitário Uninta.

O campus será construído às margens da CE-085, no km 4 no trecho que liga Cruz a Jijoca de Jericoacoara, em terreno doado pelo município. Inicialmente, inicialmente serão ofertados os cursos de Direito, Medicina Veterinária e Psicologia. Entre os presente o deputado federal Moses Rodrigues, um dos proprietários das faculdades Uninta.

Professores cruzenses, prefeitos e lideranças politicas da região estiveram prestigiando o evento.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Tráfego irregular de carros são flagrados nas praia de Barrinha

O tráfego irregular de carros, motocicletas e outros veículos no litoral do Ceará atrapalha o cotidiano de banhistas e empreendedores, aumenta a sensação de insegurança e pode causar impactos ambientais. Vídeos flagram essa movimentação em quatro praias cearenses: do Preá em Cruz, da Barrinha em Acaraú, de Icaraizinho em Amontada e Prainha em Aquiraz.

O professor de kitesurf José Wandeson, morador nativo da Praia do Preá, reclamou do trânsito ilegal dos veículos nas faixas de areia. "Acontece muito acidente com o velejador, com os banhistas. Essa movimentação de carros na praia está insuportável. É muito perigoso", lamentou.

"Os pais ficam inseguros de estarem na aula com crianças e ter aqueles carros próximos; de ser arrastado pelo carro porque o veículo se choca com as linhas. Se for uma motocicleta ou um quadriciclo, quem é prejudicado é quem está pilotando, porque a linha machuca", comentou o professor.

A reportagem entrou em contato com as prefeituras dos quatro municípios (Acaraú, Amontada, Aquiraz e Cruz), mas obteve resposta apenas do governo municipal de Amontada até a publicação desta reportagem.

A prefeitura do município disse, por nota, que destina equipes nos fins de semanas e feriados às regiões praianas do município para tentar coibir o tráfego irregular de veículos nas praias, e proporcionar maior segurança a todos que as frequentam. “Porém, a maior parte dessas ocorrências ocorre justamente quando não há nenhuma equipe de fiscalização de trânsito, por nossa parte ou pelo Detran/CE”, disse o governo municipal.

Blog O Acaraú/G1

Avanço Missionário é realizado em Acaraú

Teve início na quinta-feira, 5/01, o Avanço Missionário, um programa social da Igreja Missão Evangélica Pentecostal de Fortaleza, que traz ao Acaraú diversas ações sociais como corte de cabelo, manicure, fisioterapeuta, e testes de glicemia e aferição de pressão.

A ação ocorre na Escola Joelina Ribeiro Ramos, no bairro Bailarina. Nesse sábado, 7/01, de 9:00 às 12:00h os moradores do bairro, bem como de bairros vizinhos. Às 16:00 hora, acontece a Escola Bíblica de Férias para as Crianças, com muitas brincadeiras.

Ainda no sábado, às 19:30hs, haverá grande culto de adoração na Praça da Bailarina. E no domingo, 8/01, o culto será às 18:00hs.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Sindicato dos Servidores Públicos de Acaraú emite nota de completo desagrado e repúdio

O Sindicato dos Servidores Públicos de Acaraú - SINDSEP ACARAÚ, veio a público através de uma nota, manifestar o seu completo desagrado e repúdio com o que chamaram de descaso e desrespeito demonstrados pelo Secretário de Administração e Finanças do Município, com as demandas dos servidores municipais representados pelo SINDSEP-ACARAÚ.

Segundo o SINDSEP,  nesta terça-feira, 03/01, é que efetivamente se encontravam sendo pagos o 13º salário 2022, dos servidores efetivos 20 horas, que tiveram ampliações temporárias durante quase todo o ano de 2022. De acordo com o sindicato, os professores deveriam ter recebidos tais valores até o último dia 20 de dezembro. No entanto, sem nenhuma explicação por parte do Secretário de Administração e Finanças, se findou o ano de 2022, sem que os valores fossem pagos.

De acordo com o Sindicato, grande maioria dos professores efetivos 20 horas, que foram ampliados em 2022, mantiveram suas ampliações até o dia 15 de dezembro. Desta forma, todos teriam direito a receber o 13º salário proporcional, referente aos meses em que as ampliações estiveram presentes, em seus contracheques. A entidade diz ainda que o mês de dezembro, apesar de constar com somente 15 dias de ampliação, para efeito de 13º salário, deve ser considerado como mês completo na hora do cálculo.

Os valores que estão sendo depositados nas contas dos professores efetivos ampliados, não condizem com os cálculos corretos, pois aparentemente, se consideraram no cálculo somente os valores dos 15 dias de dezembro, se deixando de fora o valor completo que era recebido até o mês de novembro (referente às ampliações), segundo o sindicato.

A entidade quer que o secretário venha a público explicar a forma de como foi calculado o 13° salário que foi pago aos professores ampliados, que determine que o setor de recursos humanos reveja os cálculos, determinando ainda a emissão de folha complementar com as diferenças devidas, determinando o pagamento da diferença existente, bem como que se reúna com o sindicato para negociar melhorias aos servidores.

"Os servidores deste Município são merecedores de todo o respeito e admiração por todos nós. Devem ser valorizados, reconhecidos, engrandecidos e efetivamente se sentirem dignos pela profissão que exercem. O senhor, como legitimo responsável pela parte Administrativa deste Município, deve saber que a Gestão de pessoas é parte integra looknte do Quadro de Recursos Humanos, e deve ser sempre prioridade em quaisquer situações. Esta Entidade Sindical atuará sempre em prol de  filiados.", diz a parte final da nota do SINDSEP.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Acaraú tomou posse nesse domingo

Os vereadores Jarbas Nascimento, Paulo Rocha e Júnior Mundó, tomaram posse como presidente, vice-presidente e secretário, respectivamente, da Câmara Municipal de Acaraú na noite deste domingo, 01/01. Para o biênio 2023-2024. A Sessão Solene teve início com o entoamento do hino nacional e com o hino de Acaraú. Em seguida houve uma benção especial do pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Pe Edmilson Eugênio.

Em seguida o vereador Edilson Salgueiro declarou aberta a sessão solene de posse, tendo os novos membros da Mesa Diretora feito o juramento de posse, tendo sido lavrado o termo de posse que foi assinado pela nova Mesa Diretora e pelos vereadores presentes. Logo após Edilson Salgueiro declarou empossada a nova Mesa Diretora e fez a transmissão do cargo.

Antes de deixar a mesa, o vereador Edilson Salgueiro pediu ao presidente Jarbas, que dirija a casa com muita sapiência, e que ouça as pessoas. Edilson também homenageou o deputado Duquinha, presente na sessão, dizendo ter muita admiração, disse que o Duquinha é um homem que serve ao Acaraú e que tem que se reconhecer.

Em seu discurso, Jarbas disse que era um dia muito importante para ele, agradeceu a população que o elegeu vereador, e aos vereadores que votaram nele para ser presidente, e reafirmou o compromisso com o diálogo e a união, e que todos os vereadores terão o mesmo tratamento, e que pretende contar com todos os vereadores. Jarbas convocou ainda a população para fazer parte da casa.

Em seguida discursaram parabenizando a nova Mesa Diretora o deputado Duquinha, os vereadores Gleison Rodrigues, Pedro Filho, Ênio Andrade, Gaguim do Cedro e Manoel do Neném. Ainda presente o vereador Rogério Silveira.

O último a discursar foi o vice-presidente Paulo Rocha, que exaltou as qualidades do presidente Jarbas e do secretário Júnior Mundó, além dos demais vereadores presentes. Disse que a Câmara será independente e que vão discutir políticas públicas, o direito dos servidores e que não vão permitir que projetos de última hora sejam colocados de goela abaixo. Disse que Acaraú não é uma empresa particular e que a aplicação do orçamento deve ser discutida de forma clara e transparente. Que não se pode temer a ditadores nenhuma e que o Acaraú não pode sofrer ataques e retroceder, e que vão legislar em prol do Acaraú.

Também prestigiaram a posse, o vice-prefeito Mano da Melancia, os ex-prefeitos Pedim do Cleto e Alexandre Gomes, o presidente eleito da Câmara de Cruz Louro Zuada, suplentes de vereadores, empresários, sindicalistas, e um grande número de populares além de familiares dos integrantes da nova Mesa Diretora.