É seguro utilizar o cartão de crédito virtual?
As fintechs e os bancos têm apostado em novas maneiras de atrair consumidores. Uma destas novas formas é o cartão de crédito virtual. Este tipo de cartão está cada vez mais popular no Brasil. Empresas como o Banco do Brasil, o Itaú e o Nubank já apostam nesses cartões para trazer mais segurança para os usuários.
Os cartões virtuais ainda são novidade no brasil e surgiram no mercado para aumentar a segurança das transações bancárias. Os cartões físicos acabam tornando os consumidores alvos de ataques. Isso acontece porque eles podem ser facilmente clonados e expõe todos os dados dos clientes no dispositivo.
Não à toa, os novos cartões físicos impressos por bancos e fintechs tem resguardado as informações no chip. Na maioria dos novos cartões físicos, só é possível ver o nome do cliente. E os cartões de crédito virtuais chegam no mercado, como uma versão mais segura dos cartões físicos, explicaremos melhor durante o texto.
O que é e como funciona um cartão de crédito virtual?
O cartão de crédito virtual é uma opção 100% digital para a realização de transações. Os cartões podem ser solicitados por meio do aplicativo do banco ou fintech e ficam disponíveis para uso em minutos.
A principal diferença entre o cartão físico e o virtual, é que o cartão virtual é “temporário”. Ao serem gerados, os cartões virtuais ganham uma numeração e um código de segurança temporário. Os usuários têm um limite de tempo para uso, isso previne contra ataques cibernéticos.
Depois de usado ou expirado, o cartão virtual não pode ser usado novamente pelo cliente. Para realizar uma nova compra com o cartão virtual, o cliente precisa solicitar um novo cartão pelo aplicativo do banco. O cartão virtual não substitui o cartão físico, ele é apenas uma opção para que o cliente possa efetuar pagamentos online com maior segurança.
O limite e o pagamento de fatura são os mesmos do cartão físico, o cartão virtual pode ser usado para compras em sites nacionais e do exterior. Dependendo do banco, também é possível utilizar o cartão em mais uma compra ou até atingir determinado valor, então cabe ao consumidor verificar as condições.
O cartão virtual é seguro?
O cartão virtual é uma espécie de espelho do cartão de crédito físico. Por ter um número de identificação e código de segurança provisório, e também por ter um tempo limite para uso, o cartão virtual pode ser considerado mais seguro que o físico.
Um dos principais perigos dos cartões físicos é o risco de clonagem. Isso acontece quando pessoas roubam os dispositivos e utilizam os dados do cartão para realizar compras pela internet e outras mais.
Como os números no cartão físico são fixos, pessoas mal-intencionadas acabam tendo sucesso em seus golpes, na maioria das vezes, causando muito prejuízo para os proprietários dos cartões.
Os cartões virtuais são mais eficientes para coibir essas fraudes. Com os dados temporários e o tempo limite para uso, a clonagem do cartão fica bem mais difícil. Os números estão sempre mudando, o que para os golpistas diminui o tempo para pôr em prática o golpe.
O risco de fraudes e clonagens com os cartões virtuais é praticamente zero. Além de modificar os dados, os cartões só podem ser acessados no aplicativo no banco. E isso só pode ser feito pelos próprios donos. A dica é que você utilize senha ou biometria para abrir o app do cartão em seu smartphone, isso dificultará ainda mais a vida dos golpistas.
Além disso, os cartões virtuais não podem ser roubados, já que eles não são físicos. É importante frisar, inclusive, que estes cartões só funcionam pela internet. E isto também ajuda a coibir golpes virtuais, já que você usa cartões que sempre mudam os dados e servem para compras únicas.
E com isso, mesmo que criminosos virtuais invadam o sistema de lojas nas quais você tenha comprado, dificilmente eles conseguirão descobrir as informações corretas do seu cartão, se você usou o cartão virtual para realizar as transações.
Quais são as principais vantagens dos cartões virtuais?
Depois de entender o que é, como funciona e saber que ele é seguro, você deve estar se perguntando: por que ainda não tenho um cartão virtual? Então, para finalizar, vamos listar abaixo as principais vantagens dos cartões virtuais, confira e peça o seu ao seu banco:
• Para realizar compras online, basta que o usuário anote os dados do cartão e faça a compra. Em outras palavras, não é preciso olhar o aplicativo do banco para fazer a compra, basta anotar ou copiar dados.
• O cliente pode escolher o limite do cartão, de acordo com a compra que pretende fazer.
• Não há taxas de manutenção ou tarifas para compras com o cartão virtual.
Os cartões virtuais são bem vantajosos para as compras online. Eles zeram as chances de fraudes virtuais, o que garante a proteção dos seus dados bancários na internet. Isso traz mais tranquilidade e confiança para realizar compras de qualquer lugar e a qualquer hora na web.
0 comentários:
Postar um comentário