![]() |
Série sobre o enfrentamento do trabalho infantil tem 7 episódios, passando por 12 cidades, incluindo Acaraú |
Uma criança vendendo flor em um bar, trabalhando na feira, na pesca, na roça, oferecendo balas no sinal ou realizando atividades domésticas. Essas cenas comuns que passam despercebidas em nosso dia-a-dia são consideradas trabalho infantil. Buscando dar visibilidade ao tema e fortalecer os aprendizados alcançados ao longo de 16 anos de atuação em favor dos direitos das crianças e adolescentes - sendo 13 deles focados no combate ao trabalho infantil - a Fundação Telefônica Vivo procurou o Instituto Querô para produzir em co-produção com a Querô Filmes a série “Catavento, tudo ao seu tempo”.
A pré-estreia de “Catavento, tudo ao seu tempo” acontece nesta terça-feira, 29, no Cine Roxy do Pátio Iporanga, às 20:30 horas.
Dividida em sete capítulos, a série documental tem direção de Andrea Pasquini e narração da cantora e embaixadora do UNICEF, Daniela Mercury, além de depoimentos de médicos, psicólogos, educadores sociais, conselheiros tutelares, adolescentes e especialistas da Organização Internacional do Trabalho – OIT, nos levando à reflexão sobre o problema, o que já foi feito e o que ainda precisa ser realizado para combater a questão que atinge jovens e crianças em todo o país.
Entre os temas abordados estão: as diversas formas de trabalho infantil; a importância da família e da escola no processo de conscientização e erradicação da prática; os meninos de rua e a presença de crianças em trabalhos ligados ao crime; trabalho doméstico; exemplos de pessoas que lutam contra a prática e como ela pode ser combatida em sociedade. Tudo isso passando por 12 cidades brasileiras: São Paulo, Salvador, Campinas, São Bernardo, Pedra Azul (Minas Gerais), Codó (Maranhão), Acaraú (Ceará), Fortaleza (Ceará), Brasília, Recife, Caicó (Rio Grande do Norte) e Santos.
Com um episódio por dia, a série documental “Catavento, tudo ao seu tempo” será exibida em dezembro nos canais Futura de 05 a 16/12, às 19:00hs com reprises nos dias 06 a 17/12, às 01:00h e Cine Brasil TV, além da distribuição de mais de 300 cópias para instituições de todo o país. O documentário faz parte do programa Promenino, da Fundação Telefônica Vivo e todo seu acervo ficará disponível no site (www.fundacaotelefonica.org.br) e no YouTube da Fundação Telefonica Vivo.
0 comentários:
Postar um comentário