Barcos apreendidos em pesca ilegal passam a dar suporte pedagógico
![]() |
Gestores do campus e do Ibama na frente de um dos barcos (foto: Marcos Barros) |
O campus de Acaraú do IFCE foi beneficiado com a doação de cinco embarcações de pesca por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os proprietários dos barcos foram autuados depois que a fiscalização do órgão ambiental constatou a prática da pesca de lagosta por meio de métodos proibidos como a caçoeira e utilização de compressor. Agora, os barcos apreendidos passam a compor o patrimônio do Instituto, e podem ser utilizados nas atividades didáticas da Casa.
A transferência do patrimônio foi formalizada na sala da Direção Geral do campus, no dia 26 de novembro, tendo contado com a presença do Superintendente do Ibama no Ceará em exercício, Dr. Carlos Alexandre Gomes de Alencar, do Diretor-Geral da sede do Instituto, Toivi Masih Neto, do Coordenador de Pesquisa e Extensão da unidade, Eugênio Pacelli, e do Coordenador do Curso de Pesca, João Vicente Mendes Santana. Após este momento, a comitiva seguiu em direção ao porto, onde estão atracados os barcos que servirão agora como suporte didático do IFCE. Os gestores do campus e do Ibama ratificaram a parceria entre ambos os órgãos.
Segundo o diretor-geral do campus de Acaraú, Toivi Masih Neto, a doação é de grande relevância para a unidade, uma vez que servirá de base didática para cursos como Pesca, que apresenta no currículo aulas de Navegação, por exemplo.
O superintendente do Ibama no Ceará em exercício, Carlos Alexandre, citou a importância da doação das embarcações. “Essa é a conclusão de um longo processo administrativo/jurídico, que se iniciou com a infração ambiental cometida e que se encerra com a punição do infrator e a retirada da embarcação de atividades lesivas ao meio ambiente. Além disso, o Ibama felicita-se em colaborar para o enriquecimento das práticas didático-pedagógicas desta unidade do IFCE a qual fortaleceremos cada vez mais as parcerias”, destacou.
Com Informações do IFCE-Campus Acaraú
0 comentários:
Postar um comentário