"Uma vergonha e verdadeira falta de respeito com o meio ambiente o que uma boa parte da população de Cruz vem fazendo às margens do Rio Acaraú próximo ao trevo São Francisco."
Assim se manifestou o cruzense Iranildo Alves em seu facebook, após o mesmo postar na rede social fotos de móveis velhos, pedaços de carros, entulhos, plásticos e outros resíduos são jogados às margens do Rio Acaraú.
"Não tem desculpas pra tal ação pois todos os dias o carro coletor de lixo passa em todas as ruas da cidade. Providências urgentes devem ser tomadas pra coibir essa ação que direta ou indiretamente prejudica a todos nós e principalmente o meio ambiente", finalizou Iranildo.
O Rio Acaraú vem passando por uma situação preocupante de assoreamento, ocasionado por acúmulo de lixo, entulho e outros detritos jogados no fundo do rio, além do constante desmatamento das matas ciliares.
Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando até enchentes em épocas de grandes quantidades de chuvas.
Para evitar o temível assoreamento do Rio Acaraú é importante uma intervenção do homem para evitar catástrofes. A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios.
Urge, portanto, que medidas sejam tomadas pelos governantes, com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este, consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio, além de conscientizar a população para não jogar lixo nas margens do rio.
Imagens: Iranildo Alves
0 comentários:
Postar um comentário