sábado, 22 de novembro de 2014

Manoel Duca destaca desempenho de jovem cearense no Enem

Durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira, 21, o deputado Manoel Duca (Pros) enalteceu o desempenho do jovem cearense João Vítor, de 16 anos, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo observou, o jovem estudante de escola pública acertou 172 das 180 questões da prova, o que equivale a 95,5% de acertos, percentual que supera a da mineira que obteve 164 pontos na prova de 2013, relata o deputado. 

O parlamentar disse que, apesar do bullyng que sofria na escola, o filho de uma aposentada, o qual nunca conheceu o pai, conseguiu bom desempenho, mostrando que, quando há vontade e determinação, é possível alcançar os objetivos almejados. Para o deputado, com a conquista, João Vítor se tornou um exemplo para o País. “Um garoto que sofria críticas dos colegas está sendo expoente máximo do ensino”, assinalou.

Manoel Duca frisou ainda que o aluno comentou, em entrevista, que sua estratégia foi se adaptar à leitura, uma vez que os estudos, em sua opinião, transformam o próprio destino. O parlamentar destacou o papel relevante das escolas profissionalizantes em tempo integral para a juventude brasileira e observou que, no Ceará, já são 149, sendo 105 na Capital e 44 no Interior. 

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) endossou o discurso de Duca e afirmou que o garoto é “orgulho de todos os cearenses”. O parlamentar disse que o Governo deveria fazer de João Vítor o “garoto propaganda do Estado”, estimulando outros a também se aplicarem nos estudos. Apesar dos desafios da escola pública, o parlamentar entende que um aluno que tem força de vontade e coragem para estudar, abraça o ensino tão bem quanto um aluno de escola particular. “Temos homens e mulheres inteligentes e um Estado onde a educação está na pauta”, ponderou.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que o caso de João Vitor deve servir de exemplo para “milhares de jovens, inclusive os que têm condição de estudar”. Segundo ele, apesar das dificuldades do ensino público no Estado, em termos de qualidade, distância e do baixo salário do professores, o sucesso nos estudos e na vida depende muito de cada pessoa. “Admiro muito aqueles que estudam. O estudo é o melhor caminho para alcançar sucesso na vida”, pontuou.

0 comentários:

Postar um comentário