quarta-feira, 14 de maio de 2014

Chuva forte com trovões e 109 raios em Acaraú

Imagem: Leo Fontelles
A forte chuva registrada na tarde desta quarta-feira, 14, causou transtornos em Acaraú. Uma nuvem carregada estava em cima da capital do vale do Acaraú. A imagem acima mostra a rua que passa em frente a Policlínica de Acaraú totalmente alagada, aqui a população denúncia que a água das chuvas não tem para onde escoar e acaba alagando, chegando a invadir o estacionamento do prédio.

A formação da chuva ocorreu devido a uma zona de convergência intertropical próxima ao Estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o aquecimento diurno provocou a formação de uma nuvem do tipo cumulonimbus, que possui características como a forte precipitação, trovoadas e raios.

De acordo com a Funceme, a chuva da tarde desta quarta-feira, 14, já estava prevista. O órgão informou que a uma nova precipitação ocorrerá no início da manhã desta quinta-feira, 15.

Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), o Sistema de Monitoramento de Raios da companhia registrou 656 descargas atmosféricas no Ceará, durante a chuva que caiu nesta quarta. Os municípios mais afetados foram: Granja (151 raios), Acaraú (109 raios), Cruz (50 raios) e Camocim (50). Em Fortaleza e Região Metropolitana foram registrados 14 raios. 

A Coelce listou os cuidados que a população deve ter quando houver tempestade.

Cuidados dentro de casa durante tempestade:
- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada.
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas.
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Com Informações do O Povo

0 comentários:

Postar um comentário